PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óxidos

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Óxidos

Mensagem por RatinhoPequenino Ter 21 Set 2021, 18:40

(PUC-PR) Um pedaço de magnésio é colocado na ponta de uma espátula e em seguida é queimado. Forma-se o óxido de magnésio (I). Uma das características desse óxido é que, na água, ele forma a base correspondente (II). Fazendo-se a reação de neutralização total dessa base com o ácido clorídrico forma-se sal e água (III).
 Assinale a alternativa que corresponde aos produtos das reações (I), (II) e (III) ocorridas no experimento.


a) Mg2O, Mg(OH)2 MgCl2 e H2O2.
b) MgO2, MgOH, MgCl e H2O.
c) Mg2O, Mg(OH)2 MgCl2 e H2O.
d) MgO, Mg(OH)2 MgCl2 e H2O.
e) MgO, MgOH, MgCl e H2O.



Dúvida:


I - 2 Mg + O2 = 2MgO 
Como eu sei que é necessário ter 2Mg e 2O pra formar esse produto? (Não sei como é o número de elementos do óxido de magnésio)

III - Como vocês fariam a reação de neutralização pra descobrir o sal e água? Ainda não aprendi estequiometria, então faço assim para descobrir o produto:


Cl - H       OH -
Cl - H       OH - Mg

Formando assim 2H2O

Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato!


Última edição por RatinhoPequenino em Qua 22 Set 2021, 07:14, editado 2 vez(es)
RatinhoPequenino
RatinhoPequenino
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 104
Data de inscrição : 03/11/2020
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Óxidos

Mensagem por muuhmuuhzao Ter 21 Set 2021, 18:51

Saudações!
Pensei assim:
O oxigênio tem nox -2, e o magnésio tem nox +2 (alcalino terroso), portanto o óxido de magnésio é MgO. Ou seja, Para cada átomo de magnésio, há um átomo de oxigênio. Como o gás oxigênio é O2, precisa-se de 2 Mg para reagir. 

O ácido clorídrico é na verdade HCl, não H2Cl, como você imaginou. Assim:
 Mg(OH)2 + 2HCl --> MgCl2 + 2H2O
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Óxidos

Mensagem por RatinhoPequenino Ter 21 Set 2021, 19:07

muuhmuuhzao escreveu:Saudações!
Pensei assim:
O oxigênio tem nox -2, e o magnésio tem nox +2 (alcalino terroso), portanto o óxido de magnésio é MgO. Ou seja, Para cada átomo de magnésio, há um átomo de oxigênio. Como o gás oxigênio é O2, precisa-se de 2 Mg para reagir. 

O ácido clorídrico é na verdade HCl, não H2Cl, como você imaginou. Assim:
 Mg(OH)2 + 2HCl --> MgCl2 + 2H2O

Faz sentido o seu raciocínio! 

Tenho tido essa dúvida frequente nos meus estudos, por que o Ferro é Fe2? Assim como oxigênio que é O2? Eu imaginava que o elemento isolado na tabela já formava esses elementos e diversos outros.

Tinha errado na hora de escrever a ''fórmula estrutural''. Aliás, como você faria? Pelo mesmo jeito que eu?
RatinhoPequenino
RatinhoPequenino
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 104
Data de inscrição : 03/11/2020
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Óxidos

Mensagem por muuhmuuhzao Ter 21 Set 2021, 20:15

O oxigênio é O2 pois é assim que ele se encontra nas condições normais de pressão e temperatura. 
O ferro pode se apresentar como ferro metálico (Fe), com carga zero. 
Quando você diz Fe2, você está se referindo ao ferro no Fe2O3 (óxido férrico)? Para responder, vou assumir que é isso (caso não seja, só falar). Bom, o ferro pode apresentar 2 nox, +2 e +3. Quando o ele tem nox +2, será formado óxido ferroso (FeO). Quando tiver nox +3, óxido férrico (Fe2O3). Será dessa maneira para neutralizar os nox do ferro e do oxigênio. 
Seu jeito funciona, mas não é o que utilizo. Prefiro montar a reação escrevendo os componentes assim:  Mg(OH)2 + 2HCl --> MgCl2 + 2H2O. Mas creio que seja questão de gosto mesmo, não acho que tenha nenhuma vantagem, apenas aprendi dessa maneira. 
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

RatinhoPequenino gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Óxidos

Mensagem por RatinhoPequenino Ter 21 Set 2021, 20:49

Acabei me enganando, me desculpe! Pensei que o ferro (Fe) era escrito que nem oxigênio (O2) na forma como ele é encontrado na natureza nas condições de temperatura e pressão, assim como você disse. Obrigado!

Nesse caso, como você faz, é necessário ter o conhecimento de balanceamento de equações e eu ainda não tenho, mas estou perto!
RatinhoPequenino
RatinhoPequenino
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 104
Data de inscrição : 03/11/2020
Idade : 20

muuhmuuhzao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Óxidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos