PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Permutação e Probabilidade

2 participantes

Ir para baixo

Permutação e Probabilidade Empty Permutação e Probabilidade

Mensagem por Daira Rezende3 Ter 21 Set 2021, 11:27

Bom dia pessoal

Segue questão que me despertou algumas dúvidas e essas, por sua vez, estarão no fim do texto. Peço que me ajudem se puderem e já agradeço, de antemão.

Questão 146 Enem-2009

O controle de qualidade de uma empresa fabricante de telefones celulares aponta que a probabilidade de um aparelho de determinado modelo apresentar defeito de fabricação é de 0,2%. Se uma loja acaba de vender 4 aparelhos desse modelo para um cliente, qual é a probabilidade de esse cliente sair da loja com exatamente dois aparelhos defeituosos?

A) 2 × (0,2%)^4.
B) 4 × (0,2%)².
C) 6 × (0,2%)² × (99,8%)².
D) 4 × (0,2%).
E) 6 × (0,2%) × (99,8%).

Resposta:
Se o cliente comprará 4 aparelhos, sendo exatamente dois aparelhos defeituosos (D), dois não apresentarão defeitos (N). Se a probabilidade de um modelo apresentar defeito é de 0,2%, a probabilidade de não apresentar será de 100% - 0,2% = 99,8%. Os quatro aparelhos podem ser comprados de várias formas, sendo DDNN, DNDN e NDND algumas delas. Para calcular o total de maneiras que eles podem ser comprados, calcula-se o número de permutações de 4 com 2 repetições (D) e mais duas repetições 
[ltr]4!2!2!=(4⋅3⋅2⋅1)(2⋅1)(2⋅1)=244=6[/ltr]

Multiplica-se este valor pela probabilidade de serem 2 defeituosos (0,2%)
[ltr]2[/ltr]
 com a probabilidade de 2 não apresentarem defeitos (99,8%)
[ltr]2[/ltr]
, resultando em 6x(0,2%)2(99,8%)
[ltr]2[/ltr]
.



Dúvidas: 
- Ele pediu a probabilidade já tendo dado, então o que exatamente eu calculei?
- A resposta considera as possibilidades como uma permutação com repetição, mas na minha cabeça isso não faz sentido porque, pouco importa se ele pegou primeiro um defeituoso e só por último o outro defeituoso, já que o objetivo final é ele conseguir 2 celulares com problemas , independente da ordem.
Daira Rezende3
Daira Rezende3
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Permutação e Probabilidade Empty Re: Permutação e Probabilidade

Mensagem por Elcioschin Ter 21 Set 2021, 12:33

A ordem é importante sim; eis as 6 possibilidades

NNDD - NDND - NDDN - DNND - DNDN - DDNN
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Daira Rezende3 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos