PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Particular, exercício de Velocidade média

Ir para baixo

Dúvida Particular, exercício de Velocidade média Empty Dúvida Particular, exercício de Velocidade média

Mensagem por Maria Betânia Seg 19 Jul 2021, 09:18

O trânsito de Vênus é a passagem astronômica do planeta Vênus diante do Sol, ocultando uma pequena parte do disco solar visto da Terra, um fenômeno que só é possível quando os três corpos celestres se encontram alinhados. Esta passagem é semelhante ao eclipse solar pela Lua. Apesar de o diâmetro de Vênus ser mais de três vezes maior que o da Lua, o planeta aparece bem menor durante o trânsito e viaja bem mais lentamente sobre a face do Sol, devido à sua maior distância em relação à Terra.

Dúvida Particular, exercício de Velocidade média Img-107

A foto, tirada da Terra, mostra uma sequência de 12 instantâneos do trânsito de Vênus em frente ao Sol, ocorrido no dia 8 de junho de 2004. O intervalo entre esses instantâneos foi, aproximadamente, de 34 min.
Calcule a distância percorrida por Vênus, em sua órbita, durante todo o transcorrer desse fenômeno. 
Dados: velocidade orbital média de Vênus: 35 km/s; distância de Vênus à Terra durante o fenômeno: 4,2 × 1010m; distância média do Sol à Terra: 1,5 × 1011 m.

 a )1190 m

b )13090 km


c)71400 km

d)856800 km


e)785400 km.
Gabarito, letra E. Algum amigo do fórum, poderia, por gentileza, me ajudar a entender esse exercício? E chego a letra C, e não encontro erro no meu raciocínio, alguém poderia me ajudar?
Vm= varição da distância/ intervalo de tempo
35 Km/s. 2040 segundos = Distância percorrida por Vênuns
71400 Km = Distância percorrida por Vênus
Desde já, grata!


Postagem em duplicidade (viola Regra do fórum)
Maria Betânia
Maria Betânia
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 05/11/2020
Idade : 23
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos