PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por nahgsx Sex 16 Jul 2021, 00:25

Ooi, gente! Fiquei um tempo sem escrever então perdoem se minha redação estiver mal escrita kkkkkk
Agradeço qualquer comentário/ajuda  Very Happy

  Chico Bento, personagem principal de uma série de histórias em quadrinhos criadas pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa, tem como característica principal a manifestação do dialeto caipira e, por isso, durante o decorrer das narrativas, sofre com o preconceito linguístico, já que, supostamente, estaria fazendo uso incorreto da língua portuguesa. Da mesma forma, perdura, na realidade brasileira, uma mentalidade retrógrada e inconsciente no que diz respeito à rica diversidade linguística existente no território brasileiro. Desse modo, é necessário analisar o fato de que uma educação falha contribui para esse cenário, que tem como efeito notável a exclusão social. 
  É indubitável que uma educação deficitária favorece a manutenção do preconceito linguístico no Brasil. De fato, segundo o educador Paulo Freire, uma educação "bancária" é caracterizada, sobretudo, pela falta de incentivo ao desenvolvimento de uma consciência social. Nesse sentido, é evidente que o ensino da gramática normativa - aquela que admite apenas uma forma correta para a realização da língua - reafirma a ideia de que as variações linguísticas são erros gramaticais e forma, por conseguinte, cidadãos inconscientes e com ideias equivocadas no que diz respeito à diversidade da língua portuguesa. 
  Ademais, sabe-se que o estigma associado à linguagem produz graves efeitos, como a exclusão social. Com efeito, o sociólogo Émille Durkheim, em sua obra "As regras do método sociológico", discorre, entre outros assuntos, sobre o fato de que não se submeter às regras sociais predominantes produz os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita. Nessa ótica, nota-se, no território brasileiro, a existência de uma manifestação linguística considerada como um padrão aceitável: aquela que se faz presente no centro-sul do país. Assim, todos os indivíduos que se expressam de maneira que fogem a esse padrão ficam, constantemente, submetidos a depreciações, o que os leva a ter receio de expor suas ideias em determinados grupos e frequentar alguns lugares, corroborando, em última análise, o ideal defendido por Durkheim.
  Portanto, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Educação - incluir, na grade curricular dos estudantes de ensino fundamental e médio, o ensino de uma gramática mais diversa, que busque instruir os discentes a respeito das variações linguísticas. Isso deve ser feito por meio da criação de uma matéria destinada exclusivamente a tratar de assuntos relacionados à diversidade do território brasileiro, com o intuito de construir uma cultura de respeito às diferenças linguísticas no Brasil, pois, como constatou Franz Kafka: "a única coisa que devemos respeitar, porque ela nos une, é a língua".

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Sex 16 Jul 2021, 01:32

Chico Bento, personagem principal de uma série de histórias em quadrinhos criadas pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa, tem como característica principal a manifestação do dialeto caipira e, por isso, durante o decorrer das narrativas, sofre com o preconceito linguístico [é mais seguro usar as palavras do tema embaixo, no momento da tese], já que, supostamente, estaria fazendo uso incorreto da língua portuguesa [estaria segundo quem?]. Da mesma forma, perdura, na realidade brasileira, uma mentalidade retrógrada e inconsciente no que diz respeito à rica diversidade linguística existente no território brasileiro. Desse modo, é necessário analisar o fato de que uma educação falha contribui para esse cenário, que tem como efeito notável a exclusão social.  [seria melhor unir esses dois últimos períodos para torná-los inquestionavelmente grandes, ou seja, inquestionavelmente complexos]
  É indubitável que uma educação deficitária favorece a manutenção do preconceito linguístico no Brasil. [período muito curto. Para tirar 200 na competência 1, tem que escrever períodos complexos. E períodos complexos são sobretudo períodos GRANDES. Por não saber isso, tirei 980 em vez de 1000 no último ENEM] De fato, segundo o educador Paulo Freire, uma educação "bancária" é caracterizada, sobretudo, pela falta de incentivo ao desenvolvimento de uma consciência social. [período novamente muito curto. Uma solução é unir esses dois períodos curtos em um só para formar um período complexo] Nesse sentido Desse modo[fechamento de parágrafo tem que ser com conectivo conclusivo], é evidente que o ensino da gramática normativa - aquela que admite apenas uma forma correta para a realização da língua - reafirma, de forma velada, a ideia de que as variações linguísticas são erros gramaticais [com "erros gramaticais" não ficou clara a problemática. Seria mais preciso dizer "erros dignos de serem estigmatizados"] e forma, por conseguinte, cidadãos inconscientes e com ideias equivocadas [Isso está vago. Que tipo de ideia equivocada? Seria a ideia de que os dialetos regionais são inferiores? Tem que deixar claro.] no que diz respeito à diversidade da língua portuguesa. 
  Ademais, sabe-se que o estigma associado à linguagem produz graves efeitos, como a exclusão social. [período muito curto = não complexo = perda de pontos na competência 1] Com efeito, o sociólogo Émille Durkheim, em sua obra "As regras do método sociológico", discorre, entre outros assuntos, sobre o fato de que não se submeter às regras sociais predominantes produz os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita. Nessa ótica, nota-se, no território brasileiro, a existência de uma manifestação linguística considerada como um padrão aceitável: aquela que se faz presente no centro-sul do país. [retire daqui e acrescente a ideia desse período ao tópico frasal para torná-lo mais extenso e, portanto, complexo]Assim, todos os indivíduos que se expressam de maneira que fogem a esse padrão ficam, constantemente, submetidos a depreciações, o que os leva a ter receio de expor suas ideias em determinados grupos e de [paralelismo com o "de" anterior]  frequentar alguns lugares, corroborando, em última análise, o ideal [ideal não, pensamento] defendido por Durkheim.
  Portanto, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Educação - incluir, na grade curricular dos estudantes de ensino fundamental e médio, o ensino de uma gramática mais diversa, que busque instruir os discentes a respeito das variações linguísticas. Isso deve ser feito por meio da criação de uma matéria destinada exclusivamente a tratar de assuntos relacionados à diversidade do território brasileiro, com o intuito de construir uma cultura de respeito às diferenças linguísticas no Brasil, pois, como constatou Franz Kafka: "a única coisa que devemos respeitar, porque ela nos une, é a língua".
Veja, na página 72 do Manual do Corretor, um exemplo de texto sintaticamente complexo: 
Perceba que, em cada parágrafo argumentativo, foram usados apenas 2 períodos, de modo que cada período ficou extenso e, portanto, complexo.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por nahgsx Sex 16 Jul 2021, 23:53

Ooi, Arthur!! 

Obrigada pela correção e pelas dicas Very Happy
Vou tentar reescrever do jeito que vc falou 

E parabéns pelos 980 na redação, ein! Eu fiquei com 960 e nas outras matérias foi só ladeira a baixo kkkkk 

Você conseguiu entrar no curso que queria?

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Sáb 17 Jul 2021, 00:10

Você perdeu ponto em qual/quais competência/competências?

Consegui não. Farei o ENEM novamente, já que também tomei pau na prova objetiva, haha.

Mas agora, cientes desse detalhe dos períodos longos, temos totais condições de tirar 1000 no próximo ENEM, fazendo uma dobradinha do Pir2. kk
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por nahgsx Sáb 17 Jul 2021, 00:17

_Arthur_ escreveu:Você perdeu ponto em qual/quais competência/competências?
Eu entrei lá no site do enem pra ver pq tinha esquecido Smile
a minha ficou assim:

c1: 180
c2: 200
c3: 180
c4: 200
c5: 200

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Sáb 17 Jul 2021, 00:21

nahgsx escreveu:
_Arthur_ escreveu:Você perdeu ponto em qual/quais competência/competências?
Eu entrei lá no site do enem pra ver pq tinha esquecido Smile
a minha ficou assim:

c1: 180
c2: 200
c3: 180
c4: 200
c5: 200
Imaginei. Normalmente quem tira 960 perde 20 na c1 e 20 na c3. Clássico!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Sáb 17 Jul 2021, 00:28

Aliás, você encontrou seu erro relativo à competência 3?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por nahgsx Sáb 17 Jul 2021, 00:47

_Arthur_ escreveu:Aliás, você encontrou seu erro relativo à competência 3?

Eu não achei não :/
quer ver a redação? eu nem achava que ela valia 960 kkkk

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Sáb 17 Jul 2021, 00:49

nahgsx escreveu:
_Arthur_ escreveu:Aliás, você encontrou seu erro relativo à competência 3?

Eu não achei não :/
quer ver a redação? eu nem achava que ela valia 960 kkkk
Quero sim. Poste-a!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por nahgsx Sáb 17 Jul 2021, 01:00

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Redaca11

acho que cometi um monte de erros, não me julgue!  Razz
perceba que minha letra vai gradativamente diminuindo pro texto caber na folha kkkkkk

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil Empty Re: ENEM: O preconceito linguístico em discussão no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos