PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Óptica

4 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Dúvida Óptica Empty Dúvida Óptica

Mensagem por Agash Ter 11 Out 2011, 07:51

Então galera, estou em dúvida em alguns conceitos...
A imagem 2 é a obtida apos utilizar a equação de gauss para a lente...
Dúvida Óptica Espelhop
Agora deveria usar a equação do dioptro para a água e após isso fazer a reflexão no espelho.... Certo ?


Seja a imagem final após a utilização do dioptro e a reflexão no espelhoa "IMAGEM (3)"
Dúvida Óptica Espelho2

Ok, após eu ter feito isso é essa a imagem vista pelo observar?
Ou eu teria que utilizar novamente a equação do dioptro plano para "voltar" ao meio "ar" já que o observador "está" no meio ar e a imagem foi "formada" no meio na "água"...???.

Uma dúvida... Apesar da imagem da reflexão não ser na água, como eu utilizei a equação do dioptro plano, ou seja, considerando a mudança de meio dos raios de luz do ar para a água... A imagem "está " na água?

Desde já, muito obrigado!

Agash
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 127
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 31
Localização : Urca,Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Óptica Empty Re: Dúvida Óptica

Mensagem por rihan Seg 17 Out 2011, 02:20

Que tal colocar a imagem de modo que possamos vê-la sem ficar com dores no pescoço e nos olhos?

Ponha na horizontal e não use letras em vermelho no fundo azul, pois fica ilegível.

Se for uma questão, coloque-a aqui, transcreva ou digitalize, copie e cole.

Se for reflexão sua, explique-se melhor.

Resumindo:

Do jeito que está a questão, ela é ilegível, incompreensível, indecifrável, além de ser misteriosa, já que, até agora não encontrei a água ! :cyclops:

Saudações esperançosas.

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Óptica Empty Re: Dúvida Óptica

Mensagem por Adam Zunoeta Seg 17 Out 2011, 02:46

A imagem dele girada:

Então galera, estou em dúvida em alguns conceitos...
A imagem 2 é a obtida apos utilizar a equação de gauss para a lente...

Dúvida Óptica 20915811

Agora deveria usar a equação do dioptro para a água e após isso fazer a reflexão no espelho.... Certo ?

Seja a imagem final após a utilização do dioptro e a reflexão no espelhoa "IMAGEM (3)"

Dúvida Óptica 95025404

Ok, após eu ter feito isso é essa a imagem vista pelo observar?
Ou eu teria que utilizar novamente a equação do dioptro plano para "voltar" ao meio "ar" já que o observador "está" no meio ar e a imagem foi "formada" no meio na "água"...???.

Uma dúvida... Apesar da imagem da reflexão não ser na água, como eu utilizei a equação do dioptro plano, ou seja, considerando a mudança de meio dos raios de luz do ar para a água... A imagem "está " na água?

Desde já, muito obrigado!

Está escrito piscina na parte em azul
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Óptica Empty Re: Dúvida Óptica

Mensagem por rihan Seg 17 Out 2011, 22:26

Valeu Adam !

Agash,

Isto é um experimento mental seu ou uma questão já existente ?

Caso seja uma questão pré-existente, transcreva-a aqui.

Caso seja uma elocubração sua, tente me explicar melhor suas dúvidas conceituais...

Antes de qualquer coisa você tem que ter uma noção qualitativa das coisas, para, posteriormente, quantificá-las.

Por exemplo, se é que eu compreendi o que você escreveu e diagramou, uma lente convergente com um objeto antes do foco vai formar uma imagem real e invertida sempre, não para o observador que você colocou no diagrama, mas para alguém que estivesse entre a lente e o objeto aquoso, piscina ou aquário...

Esta imagem real será objeto real para o próximo sistema óptico, que acredito ser um aquário de vidro ou troço parecido, depois temos outo sistema, á agua e, ainda, o espelho plano.

As refrações na ida do raios luminosos serão compensadas na volta, após a reflexão no espelho plano, não interfirindo em absolutamente nada.

O espelho formará uma imagem virtual direita e simétrica, que poderá ser visto ou não pelo observador, a depender de varíaveis tipo: distâncias, coeficientes de refração do vidro, do líquido no aquário, raio da lente, altura do observador...

Poderá também se tornar objeto virtual para a lente e ser visto ou não pelo observador, pelos mesmos motivos e condições já citados.

Aconselho a você um bom material sobre óptica e estudar os conceitos básicos.

Óptica geométrica tem pouquíssimos conceitos, duas ou 3 "fórmulas" e é bem restrita e fechada.

Tem que ser ponto garantido em qualquer exame ou concurso, pois é bem simples e as questões são bem repetitivas e sem criatividade.

Com um bom material de estudo, você a "fecha" em menos de 7 dias.

Vale a pena...

E vamos lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Óptica Empty Re: Dúvida Óptica

Mensagem por Kongo Ter 18 Out 2011, 17:28

Uma questão com princípios parecidos caiu na 2ª fase da OBF 2011 para alunos do 2º e 3º ano:
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2011/provas/OBF2011_F2_2&3o_A4.pdf
questão 11
Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 916
Data de inscrição : 22/01/2011
Idade : 30
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Óptica Empty Re: Dúvida Óptica

Mensagem por rihan Ter 18 Out 2011, 17:39

Kongo,

Vou abrir um novo tópico em Óptica.

E vamos lá !

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Óptica Empty Re: Dúvida Óptica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos