PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFSC POSITIVISMO 2017

2 participantes

Ir para baixo

UFSC POSITIVISMO 2017 Empty UFSC POSITIVISMO 2017

Mensagem por estudePerseu Dom 11 Jul 2021, 09:01

UFSC - 2017
– A República está proclamada.
– Já há governo?
– Penso que já; mas diga-me V. Exa.: ouviu alguém acusar-me jamais de atacar o governo?
Ninguém. Entretanto... Uma fatalidade! Venha em meu socorro, Excelentíssimo. Ajude-me a sair
deste embaraço. A tabuleta está pronta, o nome todo pintado. – “Confeitaria do Império”, a tinta é
viva e bonita. O pintor teima em que lhe pague o trabalho, para então fazer outro. Eu, se a obra não
estivesse acabada, mudava de título, por mais que me custasse, mas hei de perder o dinheiro que
gastei? V. Exa. crê que, se ficar “Império”, venham quebrar-me as vidraças?
– Isso não sei.
– Realmente, não há motivo; é o nome da casa, nome de trinta anos, ninguém a conhece de outro
modo...
– Mas pode pôr “Confeitaria da República”...
– Lembrou-me isso, em caminho, mas também me lembrou que, se daqui a um ou dois meses,
houver nova reviravolta, fico no ponto em que estou hoje, e perco outra vez o dinheiro.
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. 12. ed. São Paulo: Ática, 1999, p. 114.

Sobre o advento da República no Brasil, é correto afirmar que:

01. para os positivistas brasileiros, que adotaram o lema “ordem e progresso” para a nova
República, a “nação” precisava ser controlada por homens capazes de manter a ordenação
da sociedade de modo racional e científico e compor um Estado forte e intervencionista.
02. entre as primeiras ações do governo provisório estavam a adoção do federalismo, que
transformou as antigas províncias em estados da Federação; a desvinculação entre Igreja e
Estado; a legalização de milhares de estrangeiros e a instituição do casamento e do registro
civil.
04. a mudança do nome da cidade de Nossa Senhora do Desterro para Florianópolis aconteceu
após eventos de resistência ao governo de Floriano Peixoto, ocorridos na capital de Santa
Catarina, como uma demonstração de força política do presidente.
08. a população do Rio de Janeiro, mesmo sendo surpreendida pelo movimento dos militares, já
estava imbuída dos ideais republicanos e saiu às ruas em mobilização de apoio ao
movimento após a oficialização da proclamação da República.
16. atendendo a aspirações do Movimento Republicano e com inspiração na Constituição liberal
estadunidense, foi adotado o voto universal com restrições apenas aos analfabetos.
32. durante o primeiro governo republicano, o Brasil enfrentou grandes problemas econômicos
com surtos inflacionários e um descontrolado mercado de compra e venda de ações que
levaram a economia ao colapso. A política econômica adotada na época ficou conhecida
como “Encilhamento”.
GABARITO:

Dúvida:
estudePerseu
estudePerseu
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 02/04/2021
Idade : 22
Localização : Maringá, Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC POSITIVISMO 2017 Empty Re: UFSC POSITIVISMO 2017

Mensagem por Reverse. Dom 11 Jul 2021, 13:46

É uma perspectiva de um âmbito mais geral. Como o positivismo do Brasil teve muita influência do patriotismo do exército no momento após a guerra do Paraguai, era defendido um estado mobilizado pela influência do exército. Além do mais, no próprio começo da república, Deodoro da Fonseca aumentou seu poder temporal, onde tudo girava em torno dos coronéis.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

estudePerseu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos