PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cromossomos

2 participantes

Ir para baixo

Cromossomos Empty Cromossomos

Mensagem por lukenhax Dom 04 Jul 2021, 11:01

Olá, bom dia.
Analisando a abordagem dos conceitos de divisão celular, percebo que praticamente só se fala em cromossomo e quase nada em cromonema e esse dois nomes são muitas vezes abordados como sinônimos - se é que não estou errado.

Um exemplo é sobre a Teoria uninêmica, a qual diz que um DNA equivale a um cromossomo (como passou o professor). Algo que não entendi e só conseguir ver uma lógica ao associar esse cromossomo dito na teoria a um cromonema(mais especificamente um cromonema simples), visto que um cromossomo é constituído por duas cromátides, ou seja, dois DNA's, já o cromonema, por ser constituído de 1 DNA, condiz com a teoria uninêmica.

Logo, alguém poderia me explicar essa situação da teoria uninêmica e dizer se minha análise está correta, bem como me dizer se o cromossomo é postulado como sinônimo de cromonema nos vestibulares?

lukenhax
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Cromossomos Empty Re: Cromossomos

Mensagem por Reverse. Dom 04 Jul 2021, 20:45

A diferença se dá pelo fato da cromonema ser um filamento de DNA descondensado, e o cromossomo, DNA condensado ( considerando que ambos vem da cromatina, que tem histonas ). Na realidade eu nunca vi alguma questão ao menos referir-se à cromonema, mas no material que forma ambas as estruturas, é inegável dizer que são no mínimo semelhantes.
Tecnicamente o DNA não equivale à um cromossomo pois esse vem da cromatina que, como dito, tem proteínas histonas, ou seja, o DNA está no cromossomo.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos