PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segunda Guerra e Imigração

3 participantes

Ir para baixo

Segunda Guerra e Imigração Empty Segunda Guerra e Imigração

Mensagem por Osten Dom 13 Jun 2021, 19:24

(UERJ) “Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionária Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de Salerno para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguia ter filho nenhum. Então o rapaz sabia que tinha uma irmã em Paola, que ele não conhecia e que era criada por um tio. Pediu consentimento para os oficiais e chegou em Paola; chegou lá para conhecer a irmã. Não sabia nem falar italiano, só falava português. Ninguém entendia nada. Aí procuraram o meu pai, que falava bem o português e meu pai serviu de intérprete para ele poder conhecer a irmã.” (Depoimento de Vicenzo Figlino)''

Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento acima pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico. A alternativa que apresenta, respectivamente, a qualificação para este tipo de memória e uma referência histórica relacionada ao depoimento, é:
(A) social - imigração italiana
(B) oficial - Segunda Guerra Mundial
(C) oficial - Força Expedicionária Brasileira
(D) social - construção da cidadania italiana

Gab A. Por que não pode ser a letra D?
Osten
Osten
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 08/08/2020
Localização : Rio de janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Guerra e Imigração Empty Re: Segunda Guerra e Imigração

Mensagem por natanlopes_17 Dom 13 Jun 2021, 19:30

Força expedicionária Brasileira tem a ver com a segunda guerra mundial, qual o nexo que a letra A tem com a imigração nessa época ?

natanlopes_17
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 14/07/2020
Idade : 20
Localização : Campinas, São Paulo

Osten gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Guerra e Imigração Empty Re: Segunda Guerra e Imigração

Mensagem por Reverse. Dom 13 Jun 2021, 19:38

natanlopes_17 escreveu:Força expedicionária Brasileira tem a ver com a segunda guerra mundial, qual o nexo que a letra A tem com a imigração nessa época ?
Não entendi muito bem também. Mas pensando fora do contexto, a questão realmente aborda sobre o processo de imigração italiana, já que conta, individualmente, um caso desse ocorrido.

Eu diria que a letra A é a mais plausível, porque não tem como afirmar que isso incrementa na construção da identidade italiana, falou apenas de um indivíduo que imigrou e retornou no contexto de guerra, e não da história e identidade dos italianos (sendo esses um grande contingente de pessoas, não um caso à parte).
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

Osten gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda Guerra e Imigração Empty Re: Segunda Guerra e Imigração

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos