PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta sobre o ITA

3 participantes

Ir para baixo

Pergunta sobre o ITA Empty Pergunta sobre o ITA

Mensagem por LUCAS YP Sáb 24 Abr 2021, 18:09

Boa noite a todos.

Vocês saberiam me responder se os tópicos mais difíceis do vestibular do ITA são ensinados nos primeiros anos de faculdade de engenharia?
Outra dúvida é a seguinte: é possível realizar a prova do ITA, mesmo que já esteja estudando em uma outra faculdade?

Pergunto isso, pois primeiro penso em passar na Fuvest para engenharia aeronáutica, e, se der, depois tentar entrar no ITA (também para eng. aeronáutica) como plano B enquanto já eu estiver estudando na USP. Nesse caso, eu daria preferência ao seguimento da USP, mas estudaria por fora para alguns tópicos do ITA.

Abraços!
LUCAS YP
LUCAS YP
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 120
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre o ITA Empty Re: Pergunta sobre o ITA

Mensagem por Claudir Dom 25 Abr 2021, 03:58

Será quase impossível estudar para o ITA e cursar qualquer engenharia na USP ao mesmo tempo... Ambos são puxados demais para serem feitos com bom aproveitamento ao mesmo tempo. 

Nos primeiros anos você irá sim aprender muitos assuntos que poderá usar na prova do ITA, mas estes são minoria; a maior parte dos assuntos que você irá estudar nas cadeiras iniciais são desnecessários para o ITA, e você ainda terá várias cadeiras das quais não poderá tirar qualquer proveito para a prova. Ter que cursar essas cadeiras enquanto gostaria de estar estudando algo relevante para o ITA é algo bem desmotivador (digo por experiência própria).

Algo que você pode fazer para se sentir melhor e ter um plano B é passar na USP e então trancar o curso, e usar esse tempo para estudar para o ITA. Dessa forma, caso não passe, você terá a sua vaga já garantida na USP.

Quanto a fazer a prova do ITA estando já matriculado em outra faculdade, não há o menor problema.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre o ITA Empty Re: Pergunta sobre o ITA

Mensagem por LUCAS YP Dom 25 Abr 2021, 15:47

Entendi! Tenho mais algumas dúvidas. Primeiro, você cursou engenharia aeronáutica? Caso sim, qual seria sua opinião entre o que o curso da USP (EESC) e o do ITA têm a oferecer? Sei que isso é difícil de mensurar, mas qual deve ser o de melhor qualidade? Estou confuso, pois muita gente diz que o ITA é o melhor, mas, ao mesmo tempo, há pessoas que dizem que a USP ultrapassou o ITA no curso de aeronáutica, tendo em vista a sua melhor estrutura como universidade.
Em contrapartida, dizem que o nome do ITA é um diferencial no mercado de trabalho. 
Poderia me ajudar, monitor Claudir? Ainda que você tenha cursado outro seguimento da engenharia em uma dessas instituições, seu conhecimento agregaria muito para o meu processo de escolha.
Abraços!
LUCAS YP
LUCAS YP
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 120
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre o ITA Empty Re: Pergunta sobre o ITA

Mensagem por Claudir Seg 26 Abr 2021, 01:29

LUCAS YP escreveu:Entendi! Tenho mais algumas dúvidas. Primeiro, você cursou engenharia aeronáutica? Caso sim, qual seria sua opinião entre o que o curso da USP (EESC) e o do ITA têm a oferecer? Sei que isso é difícil de mensurar, mas qual deve ser o de melhor qualidade? Estou confuso, pois muita gente diz que o ITA é o melhor, mas, ao mesmo tempo, há pessoas que dizem que a USP ultrapassou o ITA no curso de aeronáutica, tendo em vista a sua melhor estrutura como universidade.
Em contrapartida, dizem que o nome do ITA é um diferencial no mercado de trabalho. 
Poderia me ajudar, monitor Claudir? Ainda que você tenha cursado outro seguimento da engenharia em uma dessas instituições, seu conhecimento agregaria muito para o meu processo de escolha.
Abraços!
Eu estudo Engenharia Mecânica na UFRGS, mas por um bom tempo estudei para o ITA. O que posso te dizer é que você pode alcançar seus objetivos tanto no ITA quanto na USP, então basicamente a sua escolha fica relacionada a com qual instituição você se identifica mais. O maior diferencial de estudar no ITA é a convivência diária com os seus colegas; você terá contato com pessoas excepcionais, não apenas em questão de inteligência, mas em todos os aspectos, pois todos que estudam no ITA tiveram que passar por uma grande batalha até conseguir a aprovação, mesmo os que conseguiram "rapidamente", e tal experiência de vida forma pessoas incríveis. Claro que você também encontrará pessoas assim na USP, mas não com tamanha concentração e contato direto. 

Aqui no fórum eu conheço duas pessoas que estudam no ITA, que podem lhe dar mais informações: o Ashitaka e o Pedro Prado. No início do fórum há um botão "Membros" onde você pode pesquisar pelos nomes.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre o ITA Empty Re: Pergunta sobre o ITA

Mensagem por LUCAS YP Seg 26 Abr 2021, 09:51

Entendi! Obrigado pelo conselho precioso, monitor Claudir. Irei entrar em contato com o Ashitaka e o Pedro Prado. 
Abraços!
LUCAS YP
LUCAS YP
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 120
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre o ITA Empty Re: Pergunta sobre o ITA

Mensagem por Carolzita Lisboa Qua 21 Jul 2021, 09:00

Ok. Bons estudos.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre o ITA Empty Re: Pergunta sobre o ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos