PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma pergunta sobre o ITA!

4 participantes

Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por BrunoGiu Seg 12 Out 2015, 23:13

Boa noite pessoal. Queria a opinião de vocês a respeito de um assunto.

 Pretendo fazer ITA, estudando engenharia aeronáutica. Entretanto, tenho apenas 16 anos (terminarei o ensino médio esse ano), e pretendo fazer a faculdade de física/matemática antes de tentar ITA. 
O que vocês acham: essa decisão seria proveitosa para mim, por ter 2 graduações ao menos de 30 anos, ou mais vale eu me dedicar direto para o ITA, entrando na instituição mais cedo?

Desde já agradeço!  :face:
BrunoGiu
BrunoGiu
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 24
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Re: Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por Diaz Ter 13 Out 2015, 02:50

ITA tem um limite de idade, mas indo paro o cenário que você parta para um dessas graduações e mesmo assim queira ITA, provavelmente no final da graduação estaria indo para idade limite de adentrar na instituição, tudo bem que muito provavelmente seu nível em exatas estaria bem aguçado devido a graduação, porém existem outras matérias (Inglês, Red, Port) e sem contar que tudo bem você pode estudar para o ITA e para a faculdade ao mesmo tempo, mas existe um grande diferença do nível de cobrança do Ensino Médio para a Universidade, não será uma tarefa fácil e sem contar que não sabemos como foi seu ensino médio. Você é jovem (que inveja, com 16 anos eu era um cabeça de vento) e já vai acabar o ensino médio, na minha opinião seria bem mais interessante você fazer uma auto avaliação sincera, tentar fazer o vestibular, analisar os resultados, refletir sobre o que você quer da vida, pesquisar mercado de trabalho para egressos do instituto (Tem vários vídeos no YT sobre o ITA, matérias, etc.) e investir na sua preparação para adentrar no ITA. 

Espero ter ajudado, abraços e sucesso.
 
Informações sobre o Vest. 2016

1 - Quais são as idades mínima e máxima para o ingresso no ITA?
      Não há idade mínima, desde que o candidato tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio no ano da inscrição. Idade máxima: não completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA (Lei nº 12.464, de 5 de agosto de 2011), isto é, ter no máximo 23 anos de idade no dia 31/12/2015.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Re: Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por Christian M. Martins Ter 13 Out 2015, 04:59

Faço dessas palavras do Diaz as minhas: "que inveja, com 16 anos eu era um cabeça de vento".
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Re: Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por Gabaew Ter 13 Out 2015, 21:27

Eu estou na mesma situação que o Bruno, gostaria muito de cursar física antes do ITA, meu maior medo não é a dificuldade de ter que estudar para ambos, já que com esforço posso fazer isto, mas como pretendia fazer isso em federal e o tempo precisa ser "cronometrado" caso contrário a idade vai atrapalhar, se ano que vem, que eu faço terceiro ano, eu passar direto para faculdade de física (4 anos) a chance é muito grande de eu ficar de fora pela idade? ( fiz 16 anos este ano)
Gabaew
Gabaew
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 26/06/2015
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Re: Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por Convidado Ter 13 Out 2015, 21:44

Querem a saber a realidade mesmo? Vão estudar logo para o ITA e chega desta iniciativa de "procurar atalhos". Faculdade não é só sentar na cadeira e escultar o professor falar, fazer as atividades e ganhar um "+". Vocês vão ter gastos com moradia, com transporte, com material didático, com alimentação, com a realização de trabalhos, com lazer e estudar muito sobre coisas que talvez você nem saiba no que serão utilizadas. Resumindo, vocês vão ter que se preocupar com mais coisas além de, simplesmente, terminar a graduação.

O tempo é a coisa mais importante que nós temos. Se você estudar com disciplina para o ITA em 4 anos, consegue passar. Agora, realmente, fazer uma graduação em física (4 anos) e depois estudar mais uns 3 anos para entrar no ITA é uma escolha de nível chimpanzé. Não estou te ofendendo cara, mas todo mundo aqui que postou neste tópico lamenta não ter tomado essa atitude (de estudar) mais cedo ("aos 16 anos")! Por que então eles gostariam de "começar a estudar para o ITA" mais tarde? Por que fazer em 7 anos o que poderia ser feito em 4? 

QUEM MATA O TEMPO É SUICIDA. Agora vai estudar!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Re: Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por Convidado Ter 13 Out 2015, 21:51

Para complementar o que eu disse, numa perspectiva mais sensível: eu sei como é que é estar nessa idade. Pressões por todos os lados para você ou arrumar um emprego, ou entrar na universidade; principalmente se você for pobre. A questão é que você precisa encarar essas pessoas que chegam em você e dizem "E aí vagabundo, já que você não tá fazendo nada...", enquanto você está suando sangue de tanto estudar para ser aprovado. Lembre-se que a maioria das pessoas que se tornaram bem-sucedidas ou que mudaram os rumos da humanidade, foram, em algum momento, ridicularizadas e chamadas de loucas. 

A vida é feita de objetivos. Qual o seu? Ser um graduado em física ou fazer uma graduação no ITA? Escolha um destes, porque não vejo motivo de fazer um e depois o outro. Após escolher, aja. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Re: Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por BrunoGiu Qua 14 Out 2015, 00:45

Galera, muito obrigado pelas respostas. Realmente, acho que tomei minha decisão! 
Estudarei de agora para o ITA. Muito obrigado pessoal, me esforçarei como puder e, quando for aprovado, lembrarei-me de vocês!  cheers
BrunoGiu
BrunoGiu
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 24
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma pergunta sobre o ITA! Empty Re: Uma pergunta sobre o ITA!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos