PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação - Violência no Trânsito

4 participantes

Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por kelvinkfs Qui 25 Mar 2021, 20:05

Banca: Espcex
Tema: Violência no Trânsito


 Título: A cultura de paz no trânsito

    O Iluminismo, iniciada no século XVIII, inaugurou inúmeros avanços científicos, tal como
desempenhou papel fundamental para a modernização dos processos de ensino e aprendizagem.
A fim de obter conhecimento não mediante a expiação, mas através da cooperação, do respeito e
do diálogo. De forma geral, a razão é de extrema importância para formação de cidadãos mais cons-
cientes e preparados para ter um comportamento adequado e comprometidos com a preservação
da vida.
    Acerca dessa lógica, vale enfatizar através do livro "Pedagogia do Oprimido", que é necessário
construir uma cultura de paz no respeito à vida, no fim da violência e no estímulo e prática da
não-violência por meio da educação. No entanto, conforme o estudo do Observatório Nacional de
Segurança Viária, o número de mortes causadas por armas de fogo, objetos cortantes e agressões
em geral é praticamente proporcional a agressão no tráfego. Isso ocorre, majoritariamente, por
conta de precariedade do conhecimento e da irresponsabilidade.
    Tal situação mostra  maus hábitos de motoristas que ameaçam a segurança e são os causadores
de mortes, principalmente por jovens, que são os principais envolvidos em acidentes , em geral por
motivos destes condutores ingerirem de bebida alcoólica. Nessa perspectiva, de acordo com as estatís-
cas da Sociedade Brasileira de Ortopedia mostra que mais de 70% da juventude dirigem após beber,
bem como causam prejuízos, muitas vezes, permanentes e letais, majoritariamente, os indivíduos
que consomem ficam com o sistema nervoso central confuso. Com isso, veículos com pessoas inépcias
torna-se uma arma letal com danos seriamente graves.
    Portanto, é fácil concluir que os indivíduos utilizam, muitas vezes, inadequadamente de seus veículos
por ter uma educação precária, consequentemente forma uma sociedade irresponsável e sem considera-
ção com o próximo, que enfatiza a triste realidade de prejuízos, em grande parte, permanentes e fatais.
No geral - não só no Brasil, mas em todos os países - a ingestão de bebida alcoólica é o fator que mais
provoca acidentes, por motivos de causar reações que modificam o comportamento de pessoas. Majori-
tariamente, o ensino coadjuva decisivamente para a construção não só de cidadão com uma autonomia
intelectual, mas principalmente para ter uma cultura de paz no respeito à vida.




→Dados utilizados do próprio material de apoio que a banca fornece.
→Como posso melhorar?
kelvinkfs
kelvinkfs
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/05/2020
Idade : 23
Localização : Resende, RJ - Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Re: Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por romulos1 Qui 25 Mar 2021, 22:57

Endireita o texto, por favor.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Re: Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 25 Mar 2021, 23:35

Olá Kelvin! Bom, vamos dividir sua redação nos parágrafos para ficar de melhor forma:
       > 1º Parágrafo:
-> Quando vc cita "inaugurou inúmeros avanços científicos, ...", essa parte fica com seu sentido incompleto, pois fica a pergunta: quais avanços foram estes? Logo, recomendo: ou cite alguns(dois pelo menos) ou retire esse trecho ou então reformule ele!
-> "A fim de obter conhecimento não mediante a expiação, mas através da cooperação, do respeito e do diálogo" esse trecho também ficou sem sentido, pq vc diz que a fim de obter o conhecimento, não usufruindo da expiação, mas sim da cooperação, do respeito e do diálogo, vc não citou a o que ocorre depois. Exemplo: a fim de passar no concurso, estudei muito. Nessa frase, eu fui proporcional em ambas as fases e citei, tanto a minha ação, como o motivo dela. Logo, recomendo que altere esse trecho também, fazendo uma conexão com o anterior ou o posterior, ou então exemplifique o que se foi feito, como fiz no exemplo!
-> "a razão é de extrema importância para formação", para esse trecho ficar de melhor entendimento, recomendo adicionar um artigo "a" após "para", ficando da seguinte forma:
a razão é de extrema importância para a formação.
-> "ter um comportamento adequado e comprometidos com a preservação da vida.", nesse trecho, o que eu mudaria somente? Eu colocaria o seguinte complemento:
"ter um comportamento adequado e também comprometidos com a preservação da vida".
-> De uma forma geral, recomendo que vc reformule seu parágrafo de introdução, pois eu achei ele meio confuso. Tente ser mais específico, pois a formação de possíveis ideias vagas sempre tira ponto.

       > 2º Parágrafo:
-> Eu não usaria o "Acerca dessa lógica", pois acho que é uma expressão que não caberia ali. Mas essa parte fica ao seu critério. Eu substituiria por "Em primeira análise...".
-> Cuidado com o uso das vírgulas nesse trecho aqui: "vale enfatizar através do livro "Pedagogia do Oprimido", que é necessário"... O melhor seria: vale enfatizar que, através do livro "Pedagogia do Oprimido, é necessário... Seria interessante vc citar quem escreveu esse livro, ok?!
-> "... majoritariamente, por conta de precariedade do conhecimento e da irresponsabilidade." nesse trecho, eu trocaria somente uma coisinha: ... por conta da precariedade...
-> Bom... com relação ao seu segundo parágrafo, podemos dizer que está bom! Gostei da citação do Observatório, isso ajuda bastante, principalmente no quesito da Autoridade citada; uma coisa que gostaria de alerta-lo é quanto ao número de frases: o ideal em um parágrafo de desenvolvimento é em torno de 3 a 4 frases... Se atente a isso!

       > 3º Parágrafo:
-> Antes de mais nada, use SEMPRE um conectivo de adição de ideia. O que vc usou, "Tal situação mostra..." não se configura um conectivo de adição de ideia. O ideal é que vc use: "Em segunda análise..."; "Ademais..."; "Outrossim"(este é em desuso, só citei para que vc tenha uma ideia, mas eu não usaria, justamente pela ideia de já ter caido em desuso).
-> "...motoristas que ameaçam a segurança...", esse trecho ficou incompleto, pq eles ameaçam a segurança de quem? Onde? Ou seja, foi o que eu citei acima, cuidado com a possibilidade de se criar ideias vagas!!
-> "...sistema nervoso central confuso.". A ideia da palavra "confuso" trás uma informalidade, pois estamos falando que essa informação veio da Sociedade Brasileira de Ortopedia. Logo, duas possibilidades: 1 - O texto motivador usa essa palavra, logo, sem problemas, pois se o texto retirou isso de algum lugar e usou, vc pode se basear no critério de autoridade. 2 - se vc botou ela ali, recomendo trocar por uma "mais séria", pois essa palavra trás uma noção de que vc tava sem ideias de sinônimos, pois é uma palvra informal e, digamos simples. Logo, repense esse uso!
-> "... Com isso, veículos com pessoas inépcias torna-se uma arma letal com danos seriamente graves." Vamos lá, aqui há um pequeno erro de concordância, então vamos conserta-lo: Com isso, veículos com pessoas inépciasm, tornam-se armas letais com danos seriamente graves.
-> O seu 3º Parágrafo, na minha opinião, está meio confuso. Recomendo reformula-lo!

      > 4º Parágrafo:
-> "... veículos por ter uma educação precária..." Outro errinho, vamos de novo: ... veículos por terem uma educação precária...
-> "... consequentemente forma uma sociedade..." Outro errinho também, vamos nós novamente: ... consequentemente forma uma sociedade...


Bom, vamos lá:
A sua redação podia ser melhor, pois é um tema que vc pode se aprofundar bastante, principalmente aqui no Brasil, pois temos muitas estradas, logo, algo recorrente no nosso dia a dia. Mas, gostei da sua ideia de citar órgãos estaduais, isso ajuda bastante!
Espero que leia essa correção com calma! Abraços! Boa noite! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

kelvinkfs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Re: Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por marcosprb Sex 26 Mar 2021, 00:58

BatataLaranja345 escreveu:

       > 2º Parágrafo:
-> Eu não usaria o "Acerca dessa lógica", pois acho que é uma expressão que não caberia ali. Mas essa parte fica ao seu critério. Eu substituiria por "Em primeira análise...".
Batata, meu professor de Redação disse que não é aconselhável o uso desse termo "em primeira análise".
Isso se dá pelo fato de que a dissertação argumentativa tem uma estrutura definida. Ou seja, é evidente que a primeira análise será feita no primeiro parágrafo de desenvolvimento. Não é necessário dizer isso ao leitor.
É o mesmo caso daquelas cartas que começam com "venho por meio desta". É óbvio que é por meio desta. Como é que uma carta seria escrita por meio de outra?

Enfim, só estou passando a dica do meu professor.
Parabéns pela correção Smile
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

kelvinkfs e BatataLaranja345 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Re: Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por kelvinkfs Sex 26 Mar 2021, 01:15

@BatataLaranja345 Grato pela correção!
Realmente muitos erros.
Foi de extrema ajuda. Abraço! cheers
kelvinkfs
kelvinkfs
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/05/2020
Idade : 23
Localização : Resende, RJ - Brazil

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Re: Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por kelvinkfs Sex 26 Mar 2021, 01:18

marcosprb escreveu:
BatataLaranja345 escreveu:

       > 2º Parágrafo:
-> Eu não usaria o "Acerca dessa lógica", pois acho que é uma expressão que não caberia ali. Mas essa parte fica ao seu critério. Eu substituiria por "Em primeira análise...".
Batata, meu professor de Redação disse que não é aconselhável o uso desse termo "em primeira análise".
Isso se dá pelo fato de que a dissertação argumentativa tem uma estrutura definida. Ou seja, é evidente que a primeira análise será feita no primeiro parágrafo de desenvolvimento. Não é necessário dizer isso ao leitor.
É o mesmo caso daquelas cartas que começam com "venho por meio desta". É óbvio que é por meio desta. Como é que uma carta seria escrita por meio de outra?

Enfim, só estou passando a dica do meu professor.
Parabéns pela correção Smile

Sim, por esse motivo eu evitei.
Obrigado a todos! Very Happy
kelvinkfs
kelvinkfs
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/05/2020
Idade : 23
Localização : Resende, RJ - Brazil

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Re: Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 26 Mar 2021, 14:48

Ahh sim, entendi.
Eu aprendi que é necessário o uso do "Em primeira análise...", mas com a explicação que vc deu Marcos, faz mais sentido!
Irei usar outras expressões também, obrigado pelo aviso!
Quanto a vc Kelvin, de nada! Sempre poste suas redações aqui, se eu não corrigir, outros irão!
Abraços a todos!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

kelvinkfs gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Violência no Trânsito  Empty Re: Redação - Violência no Trânsito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos