PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acidentes de Trânsito no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Acidentes de Trânsito no Brasil

Mensagem por orunss Sáb 15 maio 2021, 16:29

Acidentes de Trânsito no Brasil
  É notório que com a descoberta da máquina a vapor no séc. XVIII, que mais tarde evoluiu para o carro, o homem ganhou locomoção e consequentemente tempo. Dessa forma houve a criação de conglomerados urbanos e seus problemas adjacentes. Atualmente, a sociedade sofre com índices crescentes de acidentes no trânsito, mesmo com diversas iniciativas contrárias a isso.
   Dentro disso, segundo a Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2020 houve um crescimento no número de acidentes, nos quais 90% foram envolvendo motocicletas. Atrelado a isso, as empresas de emprega de comida, com prazos cada vez mais apertados, que tem como consequência 51% dos seus entregadores terem sofrido acidentes, segundo o Observatório de Precarização do Trabalho e da Reestruturação produtiva.
   Não obstante, o Ministério da Saúde registrou em 2019, que 19% das mortes em decorrência de acidentes no trânsito, são de pedestres. Tudo isso acarreta gastos públicos, perdas irreparáveis aos familiares e muitas vezes engarrafamentos quilométricos que paralisam a economia local. A lei seca e o artigo 65 da constituição, referente aos cintos de segurança, deram saltos significativos nesse assunto, porém medidas mais eficazes precisam ser tomadas.
    Ciente disso, o governo brasileiro através do instrumento de lei, deve responsabilizar mais as empresas de entrega de comida, em relação aos seus entregadores, criando assim condições melhores de trabalho. A penalidade para acidentes de trânsito onde o agente estivesse bêbado ou com sono deve ser aumentada e inafiançável. É essencial mais investimento nos órgãos que fiscalizam e nos seus funcionários. 


Última edição por orunss em Qui 20 maio 2021, 09:42, editado 1 vez(es)
orunss
orunss
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 03/01/2019
Idade : 23
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Acidentes de Trânsito no Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 16 maio 2021, 15:13

Olá Orunss!
Boa tarde, amigo!
Bom, vamos iniciar a sua correção, parágrafo por parágrafo! cheers

I) Introdução:

-> "É notório que com a descoberta da máquina a vapor no séc. XVIII, que mais tarde evoluiu para o carro, o homem ganhou locomoção e consequentemente tempo ..."
Então, nesse trecho, eu achei que ele ficou meio confuso, no sentido da escrita mesmo.
Essa parte está bem entendível, com relação ao seu sentido! Porém, no quesito da escrita(o que é bem importante tbm!), eu acho que ele pode ser escrito melhor! Por isso, eu vou por aqui embaixo duas maneiras de vc reescrever esse cara, ai vc escolhe qual vc acha que é a que ficará melhor! Wink
 
 1º: É notório que, com a descoberta da máquina a vapor no século XVIII - o que mais tarde acabou por evoluir para o carro - o homem ganhou locomoção e, consequentemente, tempo.
 2º: É notório que com a descoberta da máquina a vapor no séc. XVIII - o que mais tarde acabou por evoluir para o carro - o homem ganhou locomoção e, consequentemente, tempo.

Ambas ficaram bem parecidas, porém, eu diria que mudou na parte estética e tbm no modo da fala do seu texto!
E eu tbm coloquei o travessão, pois acho uma boa maneira, nesse caso! Wink

-> "... Dessa forma, houve a criação de conglomerados urbanos e seus problemas adjacentes. ..."
Já conversamos sobre isso, atente-se:
                Introdução de conectivo ligador de ideia => Uso da vírgula após ele!!


-> Gostei da sua introdução, principalmente devido a sua contextualização com a máquina a vapor! Apenas atente-se no que eu pontuei acima! Vamos para o seu segundo parágrafo!  Cool

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "... as empresas de emprega entrega de comida ..."
Atente-se quando for digitar seu texto!!!
Vc pode acabar digitando algo errado, como no caso, mas que na sua redação ai do outro lado do computador não está... então, sempre atente-se ao digitar o seu texto e o revise, para que vc não escreva nada de errado! Wink

-> "... com prazos cada vez mais apertados, que tem como consequência 51% dos seus entregadores terem sofrido acidentes ..."
Esse trecho, que eu está em negrito e sublinhado, ficou meio confuso Orunss...
Recomendo que vc o reescreva!

-> Conversamos sobre isso na sua última redação... Seu parágrafo de desenvolve deve apresentar um número de 4 - 5 frases!
Nesse, só há 2. Recomendo que vc aumente o seu repertório; apesar de escrever demais possa parecer mais perigoso, é importante que vc sempre escreva muito(claro, respeitando as normas gramaticais portuguesas e o limite de linhas da redação) e de forma clara e boa!!



-> Apesar do que eu citei acima, gostei bastante do seu parágrafo de desenvolvimento! Vc citou e argumentou bem, usando tbm pesquisas de autoridades, como a Polícia Federal!  cheers



III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "... o Ministério da Saúde registrou, em 2019, que 19% das ...
Aqui, vc está especificando uma data, logo, é bom vc por uma vírgula ali!

-> "... economia local. A lei seca e o artigo ..."
O ideial aqui é, como vc está ligando ideias, vc adicionar um conectivo! Pode ser, por exemplo, além disso... ou algum outro que vc tenha em mente.

-> "... constituição ..."
Aqui, tbm já conversamos sobre isso, é interessante vc usar a seguinte estrutura, ao falarmos da Constituição: ... Constituição Federal de 1988
É importante que vc mostre qual é a Carta Magna que estamos falando, e qual é a sua data respectiva!! Wink



-> Gostei, mais uma vez, do seu desenvolvimento...
Porém, como falei do 2º parágrafo tbm, está muito pequeno ainda. E só tem 3 linhas, o que não é o bastante, principalmente para um parágrafo de desenvolvimento!
Mas, apesar do que pontuei acima, gostei bastante! Vamos para o último parágrafo!! cheers

IV) Conclusão:

-> "... o governo brasileiro, através do instrumento de lei, ..."
É interessante que, nesse tipo de frase, a gente coloque esse trecho entre vírgulas.
E, se vc estiver escrevendo aí e achar que deve por em outra redação tbm, leia o trecho em voz alta, com a entonação das vírgulas e sem. E vc irá ver que terá uma entonação muito melhor com as vírgulas! Wink

-> "... trabalho. A penalidade ..."
Aqui cabe um conectivo de ideias.
Escolha um que lhe falei na sua outra redação! Wink

-> "... É essencial mais ..."
Aqui, eu diria que vc que seria bem interessante se vc colocasse o "Portanto"
Pois, ficará com um fechamento de texto bem legal!! cheers 



Bom.
Fechamos por aqui, mais essa correção!!
Veja o que eu pontuei... se tiver alguma dúvida, não deixe de falar aqui... se quiser, pode mandar mensagem privada também, sem problemas algum!
Com relação ao seu texto, eu recomendo que vc aumente ele, pois ele está muito "murcho" kkkk
Tente aumentar o seu repertório!
Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

orunss gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Acidentes de Trânsito no Brasil

Mensagem por orunss Dom 16 maio 2021, 15:22

Obrigado batata. Continuarei evoluindo e me aprimorando com suas dicas.
orunss
orunss
Jedi
Jedi

Mensagens : 244
Data de inscrição : 03/01/2019
Idade : 23
Localização : Recife-PE

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Acidentes de Trânsito no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos