PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFU- Brasil Colônia

2 participantes

Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty UFU- Brasil Colônia

Mensagem por Ceruko Sex 19 Mar 2021, 09:19

Refiro-me à destruição que pudemos fazer da grande (20x40 metros) e velha maloca taracuá [...] Sabe V. Rvma. que para o índio a maloca é cozinha, dormitório, refeitório, tenda de trabalho, lugar de reunião na estação de chuvas e sala de dança nas grandes solenidades. [...] A maloca é também, como costumava dizer o zeloso dom Bazola, a “casa do diabo”, pois que ali se fazem as orgias infernais, maquinam-se as mais atrozes vinganças contra os brancos e contra outros índios...

Monsenhor Pedro Massa, início século XX. In: ZENUN, K. H. e ADISSI, V. M. A. Ser índio hoje: a tensão territorial. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999, p. 70. (Adaptado).



Com a chegada dos europeus ao continente americano, teve início a subjetivação da figura do índio, delineando-se, gradativamente, a imagem do nativo ocioso, preguiçoso, indisciplinado e desorganizado. Esse ponto de vista atravessou séculos e sobrevive em nossos dias.



Dessa maneira, de acordo com a citação, derrubar a maloca seria uma ação necessária, pois a moradia indígena representava o(a)


A)

tradição da cultura pagã que contrariava os planos de conversão e domínio espiritual.    

B)

baluarte de expressão da organização tribal, influência do contato com a cultura africana.    

C)

símbolo de superioridade da cultura indígena, quando comparada à europeia.    

D)

obstáculo que impedia o trabalho de catequese no espaço conhecido como reduções.    

Gabarito:

Dúvida:
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty Re: UFU- Brasil Colônia

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 19 Mar 2021, 10:22

Então Ceruko, respondendo a sua dúvida como fiz no outro tópico que vc postou:
A questão religiosa portuguesa era presente na colonização(é importante lembrar que quando os índios viram os portugueses, eles achavam que eram deuses!), então vc analisar pelo lado espiritual, está correto, e não seria extremo, pois foi o que realmente ocorreu.

A questão da moradia indígena trazia alguns problemas, pois:
1: eram divididas entre os moradores da tribo
2: todos dormiam juntos e dispidos
3: a questão da roupa era algo meio sensível ao português, pois o índio não tinha essa noção de cobrir as partes íntimas, tanto que até hj, com tribos isoladas, temos que eles andam pelados pela mata; pois eles não sabem dessa ideia da roupa ou de se cobrir.

Ou seja, esses problemas deixavam o português meio incomodado, além de que, podemos citar que os índios não faziam reverência... ou seja, eles não tinham a noção da hierarquia, algo que incomodava e muito os portugueses, além da ingenuidade indígena, que era algo muito marcado, principalmente na Carta de Pero Vaz de Caminha, quando ele cita que:
- Os índios não percebiam, mas os portugueses olhavam para as partes íntimas das índias, tanto as mulheres adultas, como também para as adolescentes.

Ou seja, percebe que foi um conjunto de coisas que fizeram a colonização ocorrer? Logo, essa questão religiosa era bem marcante, e quando nós citamos as moradias indígenas, elas remontam a ideia da cultura indígena, na religião deles. Logo, era algo que os portugueses não queriam, uma concorrência religiosa

Abraços!! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty Re: UFU- Brasil Colônia

Mensagem por Ceruko Sex 19 Mar 2021, 17:56

Hmm, faz sentidoo. Você vê algo que exclui a letra E?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty Re: UFU- Brasil Colônia

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 19 Mar 2021, 18:05

Ue, mas não tem letra E não Ceruko.
Acho que vc digitou errado, ou esqueceu de por uma alternativa.
Mas se vc quiser, justifico as outras
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty Re: UFU- Brasil Colônia

Mensagem por Ceruko Dom 21 Mar 2021, 13:09

Nossa agora que eu vi kkkkkk. Era letra "D"!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty Re: UFU- Brasil Colônia

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 21 Mar 2021, 14:25

Eu não acho que uma simples moradia iria interromper esse processo de catequização não.
Vc pode pensar no caminho que eles fizeram e comparar:
- Po, os navegantes saíram de Portugal, navegavam na costa Africana, onde, supostamente, de acordo com Pedro Álvares Cabral, houve uma tempestade perpétua, e fez com que eles saissem do curso, até chegarem aqui no Brasil.
- Depois disso tudo, eles tiveram que lidar com um povo novo, cultura nova. Até porque, não havia relatos de uma civilização, logo, eles achavam que não teria nada ali. Tinha até lendas e mitos, de haver monstros aqui, um relato famoso é de um português ter afirmado visto um monstro grande, peludo, com tromba uma cauda grande; acharam que era um demônio(visão religiosa da época), mas na verdade era um Tamanduá-Bandeira.
- E agora, eles têm o desafio de convencer os indígenas que a religião deles está "errada" e tudo que era embasado na sociedade deles também esta!

Ou seja, eu não acho que uma simples moradia iria ser um problema pra eles não. Até pq, como eu te falei acima, as moradias deles representavam coisas ruins, na visão portuguesa, logo, aquilo era uma das coisas que eles queriam acabar. Logo, não diria um obstáculo, mas sim mais uma motivação; além dos que eu citei acima pra tu!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko e Josephxd#654 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty Re: UFU- Brasil Colônia

Mensagem por Ceruko Seg 22 Mar 2021, 09:56

Fez total sentido para mim! Obrigado pela resposta!  

Abraços  cheers
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

UFU- Brasil Colônia  Empty Re: UFU- Brasil Colônia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos