Mineração no Brasil Colônia

Ir em baixo

Resolvido Mineração no Brasil Colônia

Mensagem por Liliana Rodrigues em Sex 31 Ago 2018, 10:58

A sede insaciável do ouro estimulou tantos a deixarem suas terras, a meterem-se por caminhos tão ásperos, como são os das minas, que dificilmente se poderá saber do número de pessoas que, atualmente, lá estão. Mais de 30 mil homens se ocupam, uns em catar, outros em mandar catar o ouro nos ribeiros.
ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil, 1711 . Belo Horizonte; São Paulo: Itatiaia; Edusp, 1982. p. 167.


O padre André João Antonil foi um dos mais argutos observadores do mundo colonial. Seu olhar percebia, em detalhes, o processo de produção de riquezas tanto no engenho quanto na atividade mineradora. O ouro transformou em profundidade a vida na colônia, pois

a) rompeu com a mediação da metrópole portuguesa no comércio com o continente europeu. A acumulação de metais permitiu aos colonos entabularem negociações diretas com os ingleses para a compra de escravos africanos.

b) deslocou para as minas um enorme contingente de homens livres pobres e indígenas, os quais substituíram os negros na busca do metal precioso, constituindo uma sociedade marcada por intensa mobilidade social.

c) causou intenso movimento populacional, cujo impacto se fez sentir tanto no interior da colônia quanto na metrópole, obrigando o rei português a adotar medidas para conter o fluxo migratório para o Brasil.

d) definiu uma clara política, adotada pela Coroa portuguesa, de incentivos a novas descobertas, permitindo aos colonos a livre posse das terras (datas) destinadas à mineração, minimizando assim os conflitos decorrentes da cobrança de impostos.

e) desestimulou o desenvolvimento da atividade agropastoril nas regiões interioranas, na medida em que a mão de obra e os capitais estavam voltados, fundamentalmente, para a extração do minério.

Gabarito e Dúvida:

Gabarito: letra c)

Dúvida: durante a mineração, não foi possível utilizar mão de obra livre e indígena, substituindo, em partes, a mão de obra escrava?? (letra b)



Última edição por Liliana Rodrigues em Sex 31 Ago 2018, 14:33, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Mineração no Brasil Colônia

Mensagem por ddmr0123 em Sex 31 Ago 2018, 13:02

Na verdade não, houve um aumento na demanda do escravo:
"Aumento do preço da mão de obra escrava - a capacidade aquisitiva do minerador, maior do que a do latifundiário, provocou a extraordinária valorização da mão de obra escrava."
Clique para expandir - lembrando que o auge da mineração foi durante os anos de 1700

"Na mineração, como de resto em qualquer atividade primordial da colônia, a força de trabalho era basicamente escrava, havendo entretanto os interstícios ocupados pelo trabalho livre ou semilivre."  (Souza, Laura de M. Desclassificados do Ouro: pobreza mineira no século XVIII. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990, p.68)
avatar
ddmr0123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 881
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 19
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum