PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação EPCAr 2020/2021

2 participantes

Ir para baixo

Redação EPCAr 2020/2021 Empty Redação EPCAr 2020/2021

Mensagem por oliver.oi Qua 03 Mar 2021, 15:24

Fala, galera, tudo bom? Peço, por favor, para que alguém dê uma nota para a minha redação e se alguém quiser me indicar erros fico agradecido...vlw

Tempo de delicadeza
Sei que as pessoas estão pulando na jugular umas das outras.
Sei que viver está cada vez mais dificultoso.
Mas talvez por isto mesmo ou talvez devido a esse maio azulzinho, a esse outono fora e dentro de mim, o fato é que o
tema da delicadeza começou a se infiltrar, digamos, delicadamente nessa crônica, varando os tiroteios, os sequestros, as
palavras ásperas e os gestos grosseiros que ocorrem nas esquinas da televisão com a vida.
Talvez devesse lançar um manifesto pela delicadeza. /.../
Meus amigos, meus irmãos, sejamos delicados, urgentemente delicados.
(SANT´ANNA, Affonso Romano de. Tempo de delicadeza. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 7.)



TEMA DA REDAÇÃO:
Como colocar em prática o desafio proposto por Affonso Romano para sermos, no cotidiano, “urgentemente delicados”?

Título: Intolerância: a causa da indelicadeza humana.
           
         O mundo vive uma época na qual as relações sociais não mais são como em momentos de outrora na história do mundo, sendo harmônicas e respeitosas. Nesse sentido, é irrefutável que, para que haja, cotidianamente, uma relação humana delicada, isto é, respeitosa, ações sao necessárias. Assim sendo, convém analisar as principais maneiras de como de como essas ações podem ser colocadas em prática.
         Em primeira análise, salienta-se a tolerância. Muitas vezes motivada pelo estresse diário, relações sociais e pelo mau entendimento, a intolerância é o grande entrave para haver a delicadeza, uma vez que, ao surgir, acaba por, às vezes, influenciar um tratamento social desumano, desrespeitoso e destruidor de sentimentos. Desse modo, percebe-se como a tolerância é assaz relevante para que haja a delicadeza social.
         Por conseguinte, fica evidente que, embora ações sejam necessárias com o propósito de combater a indelicadeza humana a qual possui uma certa predominância no mundo,felizmente, a tolerância satisfaz e compõe uma das várias maneiras de contribuir para o tal respeito social, sendo, dessa maneira, imprescindível no cotidiano humano.
oliver.oi
oliver.oi
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/09/2020

oliver.oi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação EPCAr 2020/2021 Empty Re: Redação EPCAr 2020/2021

Mensagem por romulos1 Sáb 27 Mar 2021, 00:28

Rapaz, ninguém corrigiu redação do Oliver. 
Depois do ENEM é assim mesmo, pessoal quer dar uma descansada.

O mundo vive uma época na qual as relações sociais não mais são como em momentos de outrora[que momento seria esse? se você não dizer, parece que está querendo encher linguiça] na história do mundo, sendo harmônicas e respeitosas. Nesse sentido, é irrefutável que,[desnecessário, entenda, tudo na redação tem que ser mostrado, deduzido, não deixe isso para o corretor fazer, ele não fará. De onde tirou que é irrefutável? eu que tenho que deduzir?] para que haja, cotidianamente, uma relação humana delicada, isto é, respeitosa, ações sao necessárias[obviedade, seja mais específico, senão está enchendo linguiça. Poderia ter posto: "é necessário promover a cordialidade na sociedade por meio da educação...]. Assim sendo, convém analisar as principais maneiras de como de como essas ações podem ser colocadas em prática.[novamente, que ações? entendo que você as desenvolverá nos parágrafos seguintes, mas elas tem que ser introduzidas aqui]


         Em primeira análise, salienta-se a tolerância.[não serve pra muita coisa essa oração, percebe?] é notório que muitas vezes, motivada pelo estresse diário, relações sociais e pelo mau entendimento[estariam inclusos em estresse diário], a intolerância é o grande entrave para haver a delicadeza, uma vez que, ao surgir, acaba por, às vezes, influenciar um tratamento social desumano, desrespeitoso e destruidor de sentimentos. Desse modo, percebe-se como a tolerância é assaz relevante para que haja a delicadeza social.
        


 Por conseguinte, fica evidente que, embora ações sejam necessárias com o propósito de combater a indelicadeza humana a qual possui uma certa predominância no mundo,felizmente, a tolerância satisfaz e compõe uma das várias maneiras de contribuir para o tal respeito social, sendo, dessa maneira, imprescindível no cotidiano humano.
Seu texto está MUITO expositivo. Escreve com poucos erros, o que é muito bom!

Teria que refazer o texto, está fugindo bastante do formato dissertativo-argumentativo. Aconselho dar uma boa lida em redações exemplares e comparar com a sua.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos