PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda Empty TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda

Mensagem por LucasVital022 Seg 08 Fev 2021, 23:03

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira - ENEM 2020
Por favor, estipulem uma nota para minha redação

Durante o século XX, na Alemanha, os pensadores da Escola de Frankfurt analisaram como a sociedade supervaloriza a razão instrumental, aquela ligada a conhecimentos práticos, em detrimento da razão cognitiva, associada ao pensar e à subjetividade humana. Paralelamente, as doenças mentais também foram inferiorizadas em relação às físicas, não recebendo a devida atenção. Dessarte, é necessário que haja atenção estatal e esclarecimento da sociedade para lutar contra a estigmatização constante de doenças mentais como a depressão, o transtorno do espectro autista e muitas outras.
  Em primeira análise, nota-se que, embora a constituição federal de 1988 declare a saúde como direito de todos e dever do estado, a população mais pobre não tem, muitas vezes, acesso ao tratamento adequado de suas condições, assim, restringem-se aos mais ricos medidas como acompanhamento psicológico. Como disse Martin Luther King JR, a injustiça em um local ameaça a justiça em todos os outros, dessa forma, considerando que, segundo o governo federal, cerca de 20% da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza, o quadro atual necessita de maior equidade.
  Além disso, como disse Aristóteles, o ser humano é um ser social. A vivência em grupos sociais gera diversas cobranças de desempenho do indivíduo, disserta o escritor Byung Chul-Han, em sua obra "A Sociedade do Cansaço". Nela, o chinês aponta como o aumento das cobranças de desempenho no trabalho e nos relacionamentos tem colaborado para o crescimento das taxas de depressão no mundo. No Brasil, esse fenômeno também é recorrente.
  Portanto, para combater a forte inferiorização e subestimação das doenças mentais, urge que o Ministério da Educação (MEC), por meio de palestras em escolas e universidades e campanhas nas redes sociais, divulgue conhecimento a respeito do tema e estimule o debate, alertando sobre a necessidade da comunicação e divulgando canais de apoio como o Centro de Valorização da Vida (CVV). Assim, será possível, como ensinava Paulo Freire, libertar através do conhecimento.

LucasVital022
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda Empty Re: TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda

Mensagem por _Arthur_ Ter 09 Fev 2021, 11:16

Durante o século XX, na Alemanha, os pensadores da Escola de Frankfurt analisaram como a sociedade supervaloriza a razão instrumental, aquela ligada a conhecimentos práticos, em detrimento da razão cognitiva, associada ao pensar e à subjetividade humana. Paralelamente [paralelo é aquilo que acontece ao mesmo tempo. No caso, você quis dizer que a estigmatização das doenças mentais (da subjetividade humana, portanto) reflete o objeto de análise frankfurtiano do século passado], as doenças mentais também foram inferiorizadas em relação às físicas [então o doente mental é inferiorizado ao passo que o doente físico é valorizado? Não foi isso que você quis dizer, eu sei, mas foi o que você acabou dizendo. Trecho incoerente, portanto], não recebendo a devida atenção. Dessarte, é necessário que haja atenção estatal e esclarecimento da sociedade para lutar contra a estigmatização constante de doenças mentais [vírgula] como a depressão, o transtorno do espectro autista e muitas outras.
  Em primeira análise, nota-se que, embora a constituição federal [letras maiúsculas na constituição federal]de 1988 declare a saúde como direito de todos e dever do estado, a população mais pobre não tem, muitas vezes, acesso ao tratamento adequado de suas condições, assim, restringem-se aos mais ricos medidas como o acompanhamento psicológico. Como disse Martin Luther King JR, a injustiça em um local ameaça a justiça em todos os outros, [deveria ter colocado ponto final aqui] dessa forma, considerando que, segundo o governo federal, cerca de 20% da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza, o quadro atual necessita de maior equidade. [e o que isso tem a ver com o pensamento de Martin Luther King? Tem que explicar. Aliás, Martin Luther King não é uma referência culta. E você não falou em momento algum do estigma]
  Além disso, como disse Aristóteles, o ser humano é um ser social. [cadê o conectivo?] A vivência em grupos sociais gera diversas cobranças de desempenho do indivíduo, disserta o escritor Byung Chul-Han [hífen na posição errada (não tira ponto)], em sua obra "A Sociedade do Cansaço" [em nome de obra, apenas a primeira letra vem maiúscula]. Nela, o chinês aponta como o aumento das cobranças de desempenho no trabalho e nos relacionamentos tem colaborado para o crescimento das taxas de depressão no mundo. No Brasil, esse fenômeno também é recorrente. [Faltou desenvolver a ideia quanto à situação brasileira. E novamente você não falou do estigma]
  Portanto, para combater a forte inferiorização e subestimação [subestimação não tem a ver. Imprecisão vocabular] das doenças mentais, urge que o Ministério da Educação (MEC), por meio de palestras em escolas e universidades e campanhas nas redes sociais, divulgue conhecimento a respeito do tema e estimule o debate, alertando sobre a necessidade da comunicação e divulgando canais de apoio como o Centro de Valorização da Vida (CVV). Assim, será possível, como ensinava Paulo Freire, libertar através do conhecimento.


I: 160
II: 160
III: 120
IV: 160
V: 200




Nota final: 800
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos