PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda Empty TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda

Mensagem por solufkr Qui 04 Fev 2021, 08:08

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira - ENEM 2020

POR FAVOR, ESTIPULEM UMA NOTA PARA MIM...

No surrealismo, expoente vanguarda europeia do século XX, é notória a preocupação com o funcionamento da mente humana, haja vista que esse movimento artístico foi fortemente influenciado pela psicanálise freudiana. Todavia, na hodiernidade a questão da saúde mental ganha pouco espaço na sociedade brasileira, uma vez que há um grande estigma relacionado as doenças mentais na cultura brasileira. Nessa perspectiva, a inobservância estatal constante com preconceito do tecido social intensificam essa alarmante problemática no Brasil.


A partir de tal cenário, vale ressaltar a carência de políticas públicas que notifiquem a população informações e auxílios relacionados à saúde mental. Porquanto, o suporte do estado é crucial para mitigar em eventuais problemas nesse meio, como ocorre na série norte-americana “O gambito da rainha”, na qual a Alice Harmon, mãe biológica da protagonista, com transtornos mentais e sem apoio algum — seja familiar, seja estatal — tentar suicídio ao chocar o carro em que estava Beth Harmon a um caminhão, ação que poderia ser evitada caso obtivesse ajuda. Nesse sentido, é inaceitável que um país signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos permita tamanho descaso com essa parcela fragilizada do Brasil.


Ademais, no presente contexto a sociedade brasileira se encontra gradativamente mais individualista e segregacionista. Conforme o sociólogo George Simmel, é predominante na atual esfera social a atitude "blaser" — ação de ficar alheio aos problemas contemporâneos —, o que revela a insuficiente preocupação da população em combater o crescimento de tal vicissitude, muitas vezes ocasionando um preconceito e a culpalisação da vítima de doenças mentais, assim como no livro “O alienista” de Machado de Assis, o qual apresenta a história de um médico que interna inúmeras pessoas em um hospício por não saber lidar com a diferença desses indivíduos. Desse modo, a mobilização social geral é fundamental para que o olhar preconceituoso em relação à saúde mental seja atenuado.


Infere-se, em suma, que a questão do bem-estar mental tenha mais notoriedade no Brasil, assim como era proposto pelo movimento surrealista. Portanto, cabe ao Poder Executivo a criação de um projeto de lei, por meio de mídias digitais e pontos físicos municipais, para promoção de informações e suporte acerca da saúde mental, com enfoque na sensibilização das famílias para se comunicarem mais sobre o assunto. Dessa forma, será possível modificar o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
solufkr
solufkr
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/10/2020
Idade : 21
Localização : Fernandópolis

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda Empty Re: TEMA: O estigma associado às doenças mentais na socieda

Mensagem por _Arthur_ Qui 04 Fev 2021, 08:36

No surrealismo, expoente vanguarda europeia do século XX, é notória a preocupação com o funcionamento da mente humana, haja vista que esse movimento artístico foi fortemente influenciado pela psicanálise freudiana. Todavia, na hodiernidade a questão da saúde mental ganha pouco espaço na sociedade brasileira [e qual a relação disso com o surrealismo? Tinha que ter explicado], uma vez que há um grande estigma relacionado as [faltou a crase aqui] doenças mentais na cultura brasileira. Nessa perspectiva, a inobservância estatal constante com [no lugar do "com" deveria ter vindo "e o"] preconceito do tecido social intensificam essa alarmante problemática no Brasil.

A partir de tal cenário, vale ressaltar a carência de políticas públicas que notifiquem a [faltou crase] população informações e auxílios relacionados à saúde mental. Porquanto [deveria ter vindo após vírgula, não após ponto final. TOTALMENTE ERRADO!], o suporte do estado é crucial para mitigar em eventuais problemas nesse meio, como ocorre na série norte-americana “O gambito da rainha”, na qual a Alice Harmon, mãe biológica da protagonista, com transtornos mentais e sem apoio algum — seja familiar, seja estatal — tentar [tenta] suicídio ao chocar o carro em que estava Beth Harmon a um caminhão, ação [faltou uma ligação aqui] essa que poderia ser evitada caso obtivesse ajuda. Nesse sentido, é inaceitável que um país signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos permita tamanho descaso com essa parcela fragilizada do Brasil. [você deu exemplo de um caso fictício ocorrido numa trama norte-americana. O exemplo não foi da realidade brasileira, ou seja, em nenhum momento você demonstrou o tal "descaso com essa parcela fragilizada do Brasil"]

Ademais, no presente contexto a sociedade brasileira se encontra gradativamente mais individualista e segregacionista. Conforme o sociólogo George Simmel, é predominante na atual esfera social a atitude "blaser" — ação de ficar alheio aos problemas contemporâneos —, o que revela a insuficiente preocupação da população em combater o crescimento de tal vicissitude, muitas vezes ocasionando um preconceito e a culpalisação [escreve-se com Z] da vítima de doenças mentais, assim como no livro “O alienista” de Machado de Assis, o qual apresenta a história de um médico que interna inúmeras pessoas em um hospício por não saber lidar com a diferença desses indivíduos [não saber lidar com a diferença é diferente de despreocupação, de preconceito, de culpabilizar a vítima. Ou seja, a analogia está imprecisa]. Desse modo, a mobilização social geral é fundamental para que o olhar preconceituoso em relação à saúde mental seja atenuado.


Infere-se, em suma, que a questão do bem-estar mental tenha mais notoriedade no Brasil, assim como era proposto pelo movimento surrealista. Portanto, cabe ao Poder Executivo a criação de um projeto de lei, por meio de mídias digitais e pontos físicos municipais, para promoção de informações e suporte acerca da saúde mental, com enfoque na sensibilização das famílias para se comunicarem mais sobre o assunto. Dessa forma, será possível modificar o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.


Competência I: erros de português + estrutura sintática simplista: 120 (talvez 140)
Competência II: 200
Competência III: 120 (talvez 140), dada as imprecisões cometidas ao argumentar
Competência IV: 200
Competência V: 200


Nota final: 840
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

solufkr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos