PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento uma dimensão

2 participantes

Ir para baixo

Movimento uma dimensão Empty Movimento uma dimensão

Mensagem por chucho11028 Ter 29 Dez 2020, 16:14

Desculpe, meu português não é bom porque minha língua materna é o espanhol. Tenho uma pergunta sobre o movimento em uma dimensão velocidade, distância e tempo e sua relação nos gráficos.
Pegue uma pista de “hot wheels” e deixe um objeto rolar por 92 cm. (0,92 m). Repeti o processo 5 vezes levando o tempo e tenho uma média de 1.242 segundos para essa distância. A velocidade obtida com base em d = v * t * 0,7407 m / s

No gráfico um, a relação entre velocidade e tempo gera uma curva ascendente e a interceptação entre vet seria a velocidade final. A área sob esta curva não tem sentido


No gráfico dois, a relação velocidade e tempo gera uma inclinação que é a aceleração constante e a área sob esta inclinação deve ser a distância.


Minha pergunta é: a área sob o gráfico dois seria um triângulo e ao multiplicar a velocidade pelo tempo entre dois deveria me dar a velocidade, mas acontece que devo pegar é a área da reta gerada, por quê?
Estou assumindo que a velocidade inicial é 0. A única maneira seria a velocidade inicial ir para o valor de 0,7407 desde o início. Por favor, siga os gráficos da minha solução
Obrigado


Movimento uma dimensão Pendie10

chucho11028
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento uma dimensão Empty Re: Movimento uma dimensão

Mensagem por Elcioschin Ter 29 Dez 2020, 17:01

Bem-vindo ao fórum.
Para você ser bem atendido, precisa ler e seguir nossas Regras (no alto desta página). Sugiro que leia, por favor.

Seu português está muito bom. E suas afirmações estão corretas
Tenho algumas dúvidas:

1) Isto é uma questão de algum livro/apostila, internet, ou de aluma prova?
2) Os gráficos constam da questão?
3) O gráfico d x t é realmente uma curva e o gráfico V.t  é uma reta?

Se os gráficos forem estes mesmos temos um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV

A curva é uma parábola do tipo S = So + Vo.t + (1/2).a.t²
Nesta questão So = 0, Vo = 0 e a é a aceleração do movimento.

A reta representa a variação da velocidade V com o tempo t
O coeficiente angular desta reta (tangente do ângulo entre a reta e o eixo t) representa, numericamente, a aceleração do movimento.

A área entre a reta e o eixo t representa o espaço percorrido.

No cálculo da distância, deve-se usar a velocidade média, a qual, no MRUV é  a média aritmética de Vo = 0 e V = 0,7407 /s:

Vm = (0 + 0,7407)/2 ---> Vm = 0,75407/2

Já a área do triângulo vale A = (base x altura)/2


Esta é a explicação para a divisãpor 2
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71688
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento uma dimensão Empty Resposta

Mensagem por chucho11028 Ter 29 Dez 2020, 18:10

Muito grato pela sua resposta e pela gentileza em classificar o meu português. Siga minhas respostas:

Isto a questão de algum livro / apostila, internet, ou de aluma prova?
Resposta: Este é um teste pessoal que uso para realmente entender o comportamento do movimento de um objeto.

Os gráficos são consistentes com a questão?
Resposta: Os gráficos fazem parte do texto, ao final da redação.


Ou o gráfico d x t é realmente uma curva e ou gráfico V. É um desafio?
Resposta: O gráfico d x t que presumi deveria ser uma curva porque entendo que a velocidade aumenta à medida que o objeto se move.
O gráfico de v x t é uma reta porque acho que é a inclinação da aceleração constante, que suponho ser dada pela gravidade que afeta a inclinação. Presumo que a aceleração é limitada pelo atrito, pois meu cálculo nunca me dá 9,8 m / s ^ 2. Claro, não sei se minha lógica está correta porque estou assumindo que a velocidade inicial é 0 e só tenho a velocidade final e o tempo para poder calcular a velocidade

O problema está justamente no fato de que se eu dividir por 2, o valor da distância não dá 0,92 m que é o valor que é medido pelo caminho. Eu só consigo o valor, se você calcular a área do triângulo, o que não seria lógico para mim porque eu tenho uma linha com uma inclinação que sobe
Onde está meu erro?

chucho11028
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento uma dimensão Empty Re: Movimento uma dimensão

Mensagem por Elcioschin Ter 29 Dez 2020, 18:19

Eu já dei a explicação: Para calcular o espaço percorrido deve-se usar a velocidade média que é V(final)/2
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71688
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento uma dimensão Empty Re: Movimento uma dimensão

Mensagem por chucho11028 Qua 30 Dez 2020, 13:43

Já vi meu erro. Terrível! Eu estava usando a velocidade média para determinar a área

chucho11028
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento uma dimensão Empty Re: Movimento uma dimensão

Mensagem por chucho11028 Qua 30 Dez 2020, 14:58

Muito obrigado a todos por sua ajuda. Meu erro foi assumir claramente que a velocidade média era a velocidade final (erro terrível)

No entanto, surge uma nova questão e gostaria de receber sua orientação a esse respeito.

Adicione mais segments ao teste (duplique para 1,84 mtr)
o novo time é 2.372
Eu esperava que a aceleração aumentasse (estou ciente de que o tempo está ao quadrado e o tempo aumenta logicamente), mas ainda assim esperava que a aceleração aumentasse de modo que a velocidade final aumentasse, mas descobri que a aceleração diminui para 0,654061 m / s ^ 2
claro, então a velocidade fina parece um pouco maior vf = 1,551433

A questão é, mesmo levando em consideração a fórmula a = 2.d / t ^ 2 e eu sei que esse valor ao quadrado afeta o comportamento da aceleração, ainda não entendo porque a aceleração tende a diminuir? Chego a supor (não tenho mais segmento para provar) que se eu dobrasse a aceleração novamente, a aceleração seria reduzida ainda mais para ter uma velocidade que em relação ao tempo da distância percorrida. Por que esse comportamento? Como a aceleração é realmente controlada? O que é ilógico é que, se eu continuar aumentando a distância percorrida, a aceleração tenderá a zero? isso não é lógico para mim
Você poderia me orientar nessa questão?

chucho11028
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento uma dimensão Empty Re: Movimento uma dimensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos