PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda - Recomendação para concursos e vestibulares

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda - Recomendação para concursos e vestibulares Empty Ajuda - Recomendação para concursos e vestibulares

Mensagem por vrobertof28 Qui 19 Nov 2020, 10:17

Olá, pessoal.
Bom, estou no 2° ano do EM e comecei a estudar para concursos militares (EsPCEx) e vestibulares (UNICAMP) esse ano (há alguns meses), porém ainda não sinto que estou absorvendo o conteúdo. Portanto, decidi que vou mudar meu método de estudos em Física, Matemática e Química. Será que dá pra passar? Segue:

Física - Aulas do professor Boaro (YT) e complemento com exercícios do Tópicos/Física Clássica
Matemática - Estou usando a coleção Ciência e Aplicações (Iezzi) de 2010 (estou prestes a começar os Arefs)
Química - Aulas do Marcelão da Química (YT, mt boas pelo que vi) e complemento com os 3 volumes do Feltre.

Tenho isso planejado p/ essas matérias e depois já começo a fazer provas antigas. Tudo em 1 ano, dá pra ficar "safe"?
Espero que entendam minha dúvida. Obrigado.

vrobertof28
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/11/2020

vrobertof28 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Recomendação para concursos e vestibulares Empty Re: Ajuda - Recomendação para concursos e vestibulares

Mensagem por leduarcardozo Ter 08 Dez 2020, 21:13

Fala Roberto!

Bom, não conheço muito bem os concursos do Exército, mas estou há alguns anos em preparação, e acompanhando alguns alunos também (dei monitoria em um cursinho da minha cidade). Então, vou te passar em linhas gerais, não tome isso como regra!

Começando por matemática, cara, excelente escolha! Comprei no inicio de 2018 a coleçao do aref pela Vestseller e, sem sombra de dúvidas, foi o melhor investimento que já fiz!

Vale ressaltar que a coleção não substitui 100% o livro do Iezzi, ao contrário do que dizem por aí. O volume de logarítimo, o de geometria plana e espacial são óbras primas e merecem, no minimo, que você dê um "rasante" neles!

O volume de combinatória e probabilidade de ambos eu acho bastante "bobinho" e pouco desafiador, faça apenas se sentir MUITA dificuldade com a matéria. De modo geral, acho que vale a pena você fazer uns 30% dos exercícios, focando nos mais dificeis, e pular para o livro do Morgado.


Quanto à física, só fã do Boaro! Acompanhei alunos de medicina que foram salvos pelas aulas dele! hahaha
Mas, para vestibulares militares, ele não é o ideal, por ser muito teórico, ou "focado em fórmulas".
Acho a escolha do tópicos sensacional! Amo o livro, principalmente as versões mais antigas, que são bem mais difíceis! Se possivel, procure elas em sebos, mercado livre, estante virtual... Principalmente o volume que vem com o complemento do professor! O mindset de resolução das questões é fenomenal!

Se te serve de conselho, sou graduando em física e vejo que o grande problema dos alunos vem de dois pontos: matemática básica, ou conceitos.

Então, divida seu estudo de física em duas "frentes": uma prática, e uma teórica. Com teórica, não se preocupe com as fórumlas, mas se preocupe em entender conceitos básicos, como "o que é energia?", "o que é trabalho?", "O que é momentum linear?". Te dou um spoiler: nenhuma dessas respostas envolve matemática ou fórmulas!

Caso tenha uma base em cálculo, recomendo que leia alguns capitulos do "lições de física", do deus Feynman, para estudar a parte conceitual. Caso queira algo mais simplificado, procure o livro "fisica conceitual", do Paul Hewitt (Meu atual livro de cabeceira)

Vale lembrar que, pelo menos na EsPCEx, matemática e física são os seus menores problemas, desde que tu tenha uma báse sólida e "conheça seu inimigo" (realize MUITAS provas anteriores, principalmente como simulado)

Para quimica, devo admitir que não sei muito ao certo como te ajudar...
No ensino médio, estudei com os livros do Feltre, e eles me deram uma falsa sensação de que eu era muito bom em quimica. Em resumo, me dei relativamente bem no enem, mas nos vestibulares mais "pesados" eu vi que era um zero à esquerda hahaha

Atualmente, estou me preparando para a prova do ITA e da AFA. A parte de quimica eu estou estudando pelo livro da Martha Reis e, sinceramente, estou o achando sensivelmente melhor...
Mas novamente, não conheço a prova da EsPCEx, vale o experimento.
Se te serve uma recomendação, tem o canal "Quimica do Monstro", do grande mestre Marcus Ennes. Sou ex aluno dele, e o cara manda muito bem!

E quanto a fazer tudo em um ano, bem, eu fiz... Mas não recomendo! hahaha

Vestibular exige uma certa experiência, principalmente os militares. Existem hábitos de se fazer a prova que você precisa desenvolver com tempo e paciência. Fora a maturidade que uma carreira do tipo exige...
Não estou dizendo que isso possa ser o seu caso, mas acompanhei o caso de um aluno que passou e, em 3 meses de curso, descobriu que não era aquilo que queria ao certo...

Uma boa dica que eu posso te dar para desenvolver esses "hábitos" de prova é fazer todas as provas que tu puder: EsPCEx, ESSA, IME, AFA, EEAR... Principalmente a EEAR, pois tem um nivel parecido.
Também faça vestibulares civis e provas para cursinhos: sempre com a mentalidade de simular o ambiente, se conhecer melhor e dar 100% de si na prova.

De resto, vale a máxima: "tenha semre consigo motivação e disciplina. A motivação é quem deve te mover, mas quando ela não estiver lá, se mova pela disciplina".

Precisando, pode me chamar!

Um grande abraço, e bons estudos!
Leduar
leduarcardozo
leduarcardozo
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/12/2020
Idade : 23
Localização : São Paulo - SP / Nova Friburgo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos