PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI

2 participantes

Ir para baixo

Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI Empty Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI

Mensagem por Brunishy Qui 08 Out 2020, 01:24

Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI

Vive-se, no Brasil, um contexto social o qual o uso progressivo da força é ignorado pelos policiais - da simples presença física, parte logo à força letal- o que causa, muitas vezes, a morte de cidadãos inocentes. Essa situação nefasta é motivada pela corrupção e pela má administração do Estado, em virtude da negligência às questões sociais que conduzem aos policiais o salto nos níveis do uso da violência, distanciando do modelo europeu o qual é considerado o mais eficiente.
Primeiramente, segundo o artigo 144 da Constituição de 1988, a segurança é o dever do Estado e de todos os cidadãos, ou seja, se um indivíduo subtrai a segurança do outrem, dele é retirado o direito a ela. Nessa lógica, considerando que a maioria dos crimes é inerente às classes baixas, o Estado como regulador das funções sociais possui a responsabilidade no uso exacerbado da violência policial, uma vez que, consoante Max Weber, sociólogo alemão, o Estado detém a utilização legítima da força por meio da polícia. Ademais, quando se argumenta que a falta de segurança é também motivada pelo povo, o qual não se interessa em tal problemática, pela pesquisa feita pelo Ibope é possível afirmar o contrário, pois ela mostra que 31% dos brasileiros consideram a segurança como prioridade do governo. Observa-se, portanto, que a indolência do Estado aos problemas sociais conduz à falta de segurança, que, por sua vez, utiliza-se a força da polícia para tentar atenuá-la. 
Em segundo modo, essa incompetência do governo em engendrar indivíduos de boa formação educacional, a qual, por conseguinte, agrava a segurança no país, agudiza também a violência exercida pelos policiais. Há diversos fatores que esta fomenta, mas os principais são: a corrupção dentro da instituição; e o fato dos policiais militares serem alvos dos miliantes. A primeira é retratada no filme ¨Tropa de Elite¨, pois nele são exibidos os oficiais que exigem o dinheiro para os policiais tirarem férias, mesmo tendo o direito. Há, também, o desvio de verbas que deveriam ser usadas para melhorar os treinamentos físico e, mormente, psicológico. A segunda conduz ao ¨pulo¨ no uso progressivo da força que vai da presença física à força letal, o que pode ser explicado por policiais temerem pelo risco à vida. Esses fatores fazem distanciar o modelo brasileiro do europeu, o qual os policiais não andam armados e utilizam a força letal somente nos casos extremos que podem comprometer a vida do agente ostensivo. 
Portanto, são necessárias medidas que mitigam a problemática da violência policial. O Estado deve, por meio dos programas sociais, incentivar as crianças e os adolescentes a se distanciarem do mundo do crime, financiar a educação básica a fim de preparar para o mercado de trabalho e para a esfera pública e formar os cidadãos de boa formação educacional, aumentando, assim, a segurança. Ademais, o Estado, por meio dos Ministério Público e da Justiça, tem de intensificar a fiscalização dentro da polícia, a fim de acabar com a corrupção, sendo assim, financiar os treinamentos psicológicos dos policiais para maior preparo no momento do uso da força. Assim, estará mais próximo do modelo europeu. 

Agradeço muito se alguém puder corrigir.
Brunishy
Brunishy
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2019
Idade : 21
Localização : Almirante Tamandaré, Paraná

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI Empty Re: Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 08 Out 2020, 10:09

Olá Brunishy! Bom dia! Vamos lá:

Antes de mais nada, vemos q é um tema até que recorrente nos dias atuais... qual deve ser o papel da polícia, como eles devem agir etc. Então, o ideal q eu já te recomendo é, e n sei se vc chegou a fazer isso, pesquisar sobre casos policiais q ficaram "famosos" e estuda-los e entender oq e pq ocorreu! Vou corrigir sua redação de parágrafo a parágrafo, vamos q vamos:

1. 1º Parágrafo:
- "... Essa situação nefasta é motivada não só pela corrupção, mas também pela má administração do Estado..." Eu recomendaria q vc usasse isso q coloquei em negrito, pois, na minha opinião, quando vc escreve oq vc colocou no seu texto, da ao entender q só há dois motivos, e quando nós colocamos essa, dá a liberdade do leitor de pensar em mais motivos... e tbm te dá a oportunidade de por mais motivos na sua redação! Se vc achar necessário... pode por, se n, somente continue com a sua!
- Brunishy, eu como leitor, e tbm como o corretor do seu texto, eu n consigo ver uma ligação entre o seu parágrafo de introdução, com o 2º parágrafo, q é o de desenvolvimento. A princípio, é ideal q vc faça uma relação, entre o seu parágrafo de introdução, com o resto do seu texto. Dps, se quiser claro, me diga aqui se vc fez, e se sim, me mostre! Pois isso ajuda no entendimento e na atração do seu texto!
- Vi q vc usa a pontuação mt bom, não utilizando somente "," e sim "-". Então, te digo q tente usar mais pontos, tipo ";" e "-", pois isso reduz o número excessivo de ",". O que eu percebi e devo te alertar é quanto ao número de frases no parágrafo... o ideal é em torno de 3-4 linhas... só q no seu parágrafo, só há 2, e isso torna a leitura cansativa, apesar da pontuação usada! Logo, atente-se a fazer mais frases!
- Achei o seu parágrafo bom, gostei da forma de como vc utilizou as palavras... porém, devo te perguntar: como vc sabe e quem te disse q o sistema de segurança europeu é o mais eficiente? Isso é uma pergunta q alguém de uma banca de correções te faria... pois quando vc cita q a segurança europeia é a mais eficiente... como vc sabe disso? E se sabe, de onde vc tirou isso? Essas respostas n ficam evidentes nesse seu parágrafo Sad Logo, ao tentar usar algo dessa maneira, tente colocar uma pesquisa, um estudo, uma citação de alguém importante(tipo um cientista, ou um filósofo, algo assim).

2. 2º Parágrafo:
- Olha... gostei bastante do seu 2º parágrafo... fez o uso do "primeiramente", para iniciar uma ideia; utilizou pesquisas, como a do Ibope; citou alguém de importância, como Max Weber; utilizou da Constituição Brasileira, algo de mt importância nesse tipo de tema; teve mais do q 3 frases, e claro, utilizou palavras mt boas e uma pontuação tbm boa!
- Agora, gostaria de falar uma coisa a vc: n quer dizer q, vc usando uma palavra como "outrem", seu texto ficará mais rico só pq vc usou uma palavra desse tipo. Esse é um tipo de palavra q ngm usa mais, e que, quando alguém usa no concurso, fica tipo assim: ai eu uso palavras q ngm usa, logo, sou formal kkkk. Isso mancha sua imagem, pois dá ao entender q vc gravou essa palvra em um contexto específico... e com certeza, vc n utilizará ela de novo. Veja q, n critico vc por usa-la; mas sim pq n vejo necessidade dela ali, e há corretores que não gostam desse tipo de ação... por isso, meu amigo, lhe aviso: use palavras formais, dependendo do tipo textual, porém, palavras de uso. E não palavras q n são mt usadas. Se atente a isso Wink

3. 3º Parágrafo:
- O correto é meliantes, se atente Wink
- Te digo novamente a respeito de uso de palavras formais, porém, ngm usa! É complicado de explicar pq, vc pode pensar: "ah mas eu n sou todo mundo"; e ta certo vc pensar assim, pq vc tem q ser único, isso chama a atenção do leitor, do corretor... porém, vc utilizar palavras que, a maioria das pessoas n usa, pode deixar seu texto dificil de entender e, às vezes, chato... pq, quando vc utiliza palavras q já foram "batidas", fica uma situação complicada, pq o corretor pode aceitar de boa, ou tbm pode não querer aceitar isso. Te recomendo novamente a: rever essas palavras, e utilizar sinônimos mais conhecidos, porém, permanecendo com a formalidade!
- Gostei tbm do seu 3º parágrafo, contextualizou; citou exemplos; usou de filmes que retratam atos verídicos; explicou seus exemplos. Gostei bastante!

4. 4º Parágrafo:
- Gostei do seu parágrafo... mostrou soluções, explicou elas. Ficou boa a sua conclusão Wink

Agr, para fechar de vez, pq a resposta ficou mt longa kkkkk: se atente as coisas q eu pontuei acima, seu texto está bom, n pense o contrário. Só q, vc deve se atentar a algumas coisas e, entre elas, foi oq eu pontuei!

Espero ter te ajudado! Se continuar com dúvida, poste aqui! Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Brunishy gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI Empty Re: Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI

Mensagem por Brunishy Qui 08 Out 2020, 13:38

Boa tarde, batatalaranja345. 

Muitíssimo obrigado pela correção. 

Na introdução, a ligação com o 2º parágrafo, tópico frasal 1, fiz ao colocar ¨má administração do Estado, em virtude da negligência às questões sociais que conduzem aos policiais o salto nos níveis do uso da violência¨. 

Eu devia ter colocado a eficiência do modelo de segurança europeu como minha opinião, pois quem falou que esse é considerado o melhor foi a pessoa que fez a seguinte monografia, a qual foi um ótimo repertório para mim: 

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/sociologia/uso-forca-policia-militar-seus-niveis-utilizacao.htm#:~:text=O%20emprego%20da%20for%C3%A7a%20s%C3%B3,inclusive%20a%20pris%C3%A3o%20do%20ofensor

Anotei todas as observações. Agradeço de coração.
Brunishy
Brunishy
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2019
Idade : 21
Localização : Almirante Tamandaré, Paraná

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI Empty Re: Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 08 Out 2020, 17:54

De nada! Sempre que quiser correções, é só postar!
Agr entendi a ligação, entendi!

Bom, com relação a opiniões: dependendo do tipo textual, não é bom por opiniões... pois isso deixa seu texto informal e impessoal... e dependendo de quem seja a prova, e principalmente os concursos militares, eles não vão gostar de ter trechos pessoais na sua prova; mesmo q tenham sido tirados de uma monografia, a menos q tenha dados e q vc os coloque na sua redação, isso não passa de opiniões.

Além disso, eu posso querer dizer q a segurança do Japão é melhor, por exemplo, e como vc irá de retrucar? Como vc irá fazer isso, sendo q a sua citação não tem nenhuma base em pesquisas, e nem em fatos? Entende? Logo, isso é ruim para o seu texto!

Fico feliz q eu tenha te ajudado! Se precisar, e isso é para, não só redação, mas tbm para outras matérias, o fórum está ai! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Brunishy gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI Empty Re: Tema: O papel da polícia no Brasil do século XXI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos