PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM 2015

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM 2015 Empty Redação ENEM 2015

Mensagem por Ceruko Seg 05 Out 2020, 11:47

Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira  


  No seriado "Coisa Mais Linda", produzido pela Netflix, é retratada a década de 1950 do Brasil, onde as mulheres sofriam diversos tipos de agressões por não cumprirem o que seus maridos mandavam, fato que demonstra a grave sociedade patriarcal. Análogo à narrativa, no Brasil, infelizmente, a violência contra a mulher, mesmo em um mundo atual e moderno, ainda persiste. Nesse sentido, faz-se crucial a análise das principais causas dessa problemática, que são as penas insuficientes e o processo lento de julgamento, assim como o papel assumido pela mulher na sociedade.
  Convém ressaltar, a princípio, que apesar do Brasil possuir importantes leis contra o abuso de mulheres, como a Lei Maria da Penha, as penas aplicadas são ainda muito brandas. Nessa perspectiva, diversos agressores são obrigados a pagarem somente cestas básicas e muitas vezes não são presos, o que contribui para a inadimplência dos praticantes em relação à lei. Ademais, o processo de julgamento demonstra-se ineficiente, pois, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça- sistema do governo de apuração criminal-, cerca de 70% dos casos de violência permanecem sem julgamento, o que demonstra a negligência governamental em efetivar as denúncias e contribuir para a punição dos agressores.
  Outrossim, a sociedade extremamente patriarcal em que se vive na Nação brasileira é fator alarmante para a segurança das mulheres. Sob tal ótica, consoante à filósofa alemã, Simone de Beauvoir, ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Isso evidencia o papel inferior das pessoas do sexo feminino imposto pela comunidade. Dessa forma, casos em que mulheres, em seu leito familiar, sofrem agressões, acabam não denunciando pelo fato de se acharem incapazes de viver sem seu marido ou companheiro. Essa subnotificação também ocorre, muitas vezes, para tentarem manter o casamento e, assim, não traumatizarem os filhos, ou não terem de criá-los sozinhas.
  Portanto, urge que medidas sejam tomadas para mitigar essa nociva persistência da violência contra a mulher. Nesse ângulo, cabe ao Ministério da Justiça, junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres, criar um projeto de lei, a ser entregue à Câmara dos Deputados, que intensifique as penas sofridas pelos agressores, por meio de prisões mais longas e efetivas, sendo esses crimes considerados graves, a fim de atenuar os casos de abusos femininos. Além disso, o Governo Federal deve promover campanhas contra o feminicídio, por meio de postagens nas principais redes sociais, como Instagram e Twitter, que descontruam a imagem da mulher submissa, com a finalidade de aumentar a notificação e identificação de agressões físicas e psicológicas. Quiçá, assim, as cenas mostradas em "Coisa Mais Linda" restringir-se-ão à ficção.


Então galera, fiz essa redação junto à prova de 2015. Estou treinando agora sem a ajuda da internet para sinônimos ou pesquisas em geral. Ficaria muito grato com a opinião de vocês. Agradeço desde já!

Aqui está um link dos textos motivadores para quem quiser: https://blog.estrategiavestibulares.com.br/redacao-enem-2015/
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM 2015 Empty Re: Redação ENEM 2015

Mensagem por RAFA&L Seg 05 Out 2020, 13:37

Cara, gostei MUITO. 
---------------------------------
Mas logo de cara já quero deixar aqui a primeira impressão que eu tenho lendo seu texto: é evidente que você está tentado encaixar vários temas em um único modelo pré-estabelecido por você. Isso não é um problema, definitivamente. Mas você esta tão preso a esse modelo que dá para perceber que algumas coisas foram colocadas de forma "não natural", forçada mesmo; e em algumas situações está prejudicando o texto. Por exemplo:

"consoante à filósofa alemã, Simone de Beauvoir, ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Isso evidencia o papel inferior das pessoas do sexo feminino imposto pela comunidade. Dessa forma, casos em que mulheres, em seu leito familiar, sofrem agressões, acabam não denunciando pelo fato de se acharem incapazes de viver sem seu marido ou companheiro."


1. Você quer dizer então "tornar-se mulher" é o que evidencia o papel inferior do sexo feminino? como assim? Dá para perceber que a Simone foi colocada só para ganhar ponto na parte de "demonstrar conhecimentos em outras áreas do saber"


2. O conectivo "dessa forma" até que não foi utilizado errado; mas se fosse eu, escreveria algo tipo assim: "Nessa situação [me referindo à situação de inferioridade das mulheres na nossa sociedade, que você falou no período anterior], muitas mulheres, que em seu leito familiar sofrem agressões, acabam não denunciando pelo fato de se acharem incapazes de viver sem seu marido ou companheiro." Percebe que "nessa situação" faz um gancho melhor com o que foi dito anteriormente? Por isso que eu digo que dá para perceber que você está seguindo um modelo pronto, fixo; algumas coisas parecem que foram forçadas a encaixar no texto - isso tira a fluidez da leitura, o que é muito importante.
------------------------------------------------------------------
Outro exemplo que mostra esse modelo pré-estabelecido:


"Convém ressaltar, a princípio, que apesar do Brasil possuir importantes leis contra o abuso de mulheres, como a Lei Maria da Penha, as penas aplicadas são ainda muito brandas. Nessa perspectiva, diversos agressores são obrigados a pagarem somente cestas básicas e muitas vezes não são presos, o que contribui para a inadimplência dos praticantes em relação à lei."


Você não concorda comigo que trocar "nessa perspectiva" por "com isso" ou "por causa disso" faria muito mais sentido? Por é por causa do que foi dito anteriormente [penas muito brandas] que muitos agressores são obrigados a só pagarem cestas básicas.
-------------------------------------------------------
Agora alguns erros:


1. "[...] o que demonstra a negligência governamental em efetivar as denúncias e contribuir para a punição dos agressores." Olha o que você escreveu sobre a punição dos agressores: "o que demonstra a negligência governamental em contribuir para a punição dos agressores". Faz sentido? Não deveria ser: "o que demonstra a negligência governamental em contribuir para a não punição dos agressores"?


2. "Essa subnotificação também ocorre, muitas vezes [...]". Que subnotificação? Você disse anteriormente que "[há] casos em que mulheres [...] acabam não denunciando pelo fato de se acharem incapazes de viver sem seu marido ou companheiro.", mas você não disse em nenhum momento que existe uma subnotificação - você só disse que há casos em que não há denuncia. 



------------------------------------------------------
Algumas outras observações:
Na conclusão você usa o termo "nesse ângulo". Eu acho desnecessário, você poderia simplesmente começar com "Cabe ao Ministério [...]". Mas isso é só uma opinião pessoal também.
Na conclusão, também, você dá duas propostas, o que não é um problema em si. Mas eu sugiro que dê apenas uma, e BEM detalhada.
----------------------------------------------------------------
Do mais, achei um ótimo texto.
Introdução perfeita
Primeiro desenvolvimento só com um erro no final.
Segundo desenvolvimento vi bastante problemas, mas a ideia está boa, só precisa ser melhor apresentada.
Conclusão boa, mas achei pouco detalhada.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM 2015 Empty Re: Redação ENEM 2015

Mensagem por Ceruko Seg 05 Out 2020, 14:14

Quando eu comecei a prova, eu não sabia qual seria minha estratégia de argumentação, se eu colocaria as causas da persistência, ou se colocaria a importância das leis e por que ainda persiste, mesmo com as leis. Ao quase terminar a prova de humanas, surge uma questão na qual abordava essa citação da Simone, achei ela bem legal. Eu sabia que a Simone falava bastante sobre as mulheres e seus direitos, mas no momento não consegui me lembrar de outras abordagens dela e acabei colocando essa frase mesmo hahaha. De fato ficou um pouco confusa essa citação, deveria ter explicado melhor.

Em relação aos conectores, como "Nessa perspectiva", concordo plenamente, sinto que ainda estou meio travado na hora de fazer o texto fluir. Eu gravei alguns conectores, mas olhando agora sei que não dá para encaixá-los em todas as situações só para garantir pontos na C4.


RAFA&L escreveu:1. "[...] o que demonstra a negligência governamental em efetivar as denúncias e contribuir para a punição dos agressores." Olha o que você escreveu sobre a punição dos agressores: "o que demonstra a negligência governamental em contribuir para a punição dos agressores". Faz sentido? Não deveria ser: "o que demonstra a negligência governamental em contribuir para a não punição dos agressores"?
Sobre esse tópico, a negligência nesse contexto é a "falta de interesse, inobservância e descuido na execução de ato." Ou seja, seria essa "falta de interesse" do governo na punição dos agressores, e não na "não punição". Porque se o governo tivesse essa incúria na não punição, isso seria algo positivo. 


Em síntese, obrigado pelos comentários, meu amigo, sempre ajudando nas questões. Com efeito um Mestre Jedi!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM 2015 Empty Re: Redação ENEM 2015

Mensagem por RAFA&L Seg 05 Out 2020, 14:40

Bom, acho que eu tinha uma noção errada então do significado de negligência. Mas confesso que ainda continuo achando estranho a frase kkkk, mas o erro deve ser meu mesmo.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM 2015 Empty Re: Redação ENEM 2015

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos