PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre a teoria de transformações exotérmicas

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dúvida sobre a teoria de transformações exotérmicas

Mensagem por lffg Ter 08 Set 2020, 21:33

Estou revisando a teoria da matéria de química, e agora cheguei na parte da Termoquímica, mais especificamente na seção de transformações exotérmicas.

Na definição proposta pelo livro, temos:

Durante as reações exotérmicas, a energia potencial média das partículas formadoras do sistema diminui. Consequentemente, ocorre um aumento da energia cinética média das partículas formadoras do sistema e, portanto, um aumento da temperatura do sistema.
Como a temperatura do sistema é maior do que a temperatura da vizinhança, parte da energia cinética do sistema é liberada para a vizinhança, diminuindo a temperatura do sistema e aumentando a temperatura da vizinhança, até que haja o equilíbrio térmico entre os dois.

[...]

Gostaria de saber por que acontece essa diminuição na energia potencial, mas aumento na energia cinética média. Eu entendo as consequências do aumento da energia cinética média (aumento da temperatura), só queria entender o porquê de se diminuir a energia potencial e aumentar a energia cinética.

Isso não me fez muito sentido... Alguém poderia esclarecer isso? Obrigado!! Smile


Última edição por lffg em Dom 27 Set 2020, 22:36, editado 1 vez(es)

lffg
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida sobre a teoria de transformações exotérmicas

Mensagem por RAFA&L Ter 08 Set 2020, 22:10

É bastante (na verdade não muito) complexo. Tem a ver com entropia. Você sabe sobre entropia? Se não, sugiro que estude sobre; seria um tanto quanto complicado explicar tudo assim, por aqui. E também porque eu mesmo já não vejo esses assuntos tem bastante tempo, poderia falar bobagem.
Mas, fisicamente falando, pense naquela velha história: energia não se cria, se transforma. Se cinética aumenta, potencial - necessariamente - diminui.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

lffg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida sobre a teoria de transformações exotérmicas

Mensagem por gustavodiniz Ter 08 Set 2020, 22:12

Em uma reação exotérmica, ligações químicas dos reagentes são quebradas e ligações dos produtos são formadas, e é dai que você vai descobrir se é exotérmica ou endotérmica, mas essa energia é relacionada a energia potencial, é sobre o potencial, a capacidade, desse sistema absorver ou liberar calor no futuro, é o que ele ainda pode fazer. ou seja, depois da reação exotérmica, o sistema perdeu parte daquele seu potencial inicial, ele já não vai mais conseguir fazer tudo que podia.
   Por sua vez, a mudança na energia cinética vai ser um resultado da variação da temperatura, pois, uma vez que esse sistema liberou sua energia potencial em forma de calor (também de luz, som, etc, mas essas não nos são importantes agora), o próprio sistema e a vizinhança ficaram mais quentes, ou seja, o próprio universo agora esta mais quente, as energias armazenadas na diferença de força das ligações aqueceram tudo (a energia que antes era usado para manter carbonos e hidrogênios juntos, por exemplo, agora esta solta para agitar moléculas de todo tipo), e a energia cinética de um gás aumenta com o aumento da temperatura (grau de agitação das moléculas)

logo, ao decorrer de uma reação exotérmica o sistema esta ficando "cansado", e sua energia esta virando agitação

Acho que é por ai, a matéria é bem complexa, então talvez tenha esquecido algo, desculpe se fui redundante em algumas partes ahahaha
gustavodiniz
gustavodiniz
Padawan
Padawan

Mensagens : 94
Data de inscrição : 31/05/2016
Idade : 23
Localização : SJC, SP, Brasil

https://steamcommunity.com/profiles/76561198081398822/

lffg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida sobre a teoria de transformações exotérmicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos