PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Automóveis: a força de atrito na roda sem tração Empty

2 participantes

Ir para baixo

Automóveis: a força de atrito na roda sem tração Empty  Empty Automóveis: a força de atrito na roda sem tração Empty

Mensagem por AaronEzra Sex 04 Set 2020, 06:52

Olá pessoal, estava fazendo esse exercício do ITA de 2006:



Percebi que havia um erro no meu raciocínio físico! Eu considerei que na roda traseira haveria uma força de atrito com o sentido oposto ao da força dianteira cuja intensidade seria igual ao coeficiente de atrito vezes a Normal da roda traseira. Isso está errado, pois pesquisei um pouquinho e vi que a força de atrito na roda sem tração é muito menor que na da roda com tração tanto que foi desconsiderada no problema. Agora minha dúvida, no caso do exercício: A força de atrito na roda dianteira (com tração) é o produto do coeficiente de atrito e a normal na roda dianteira. Mas, supondo que eu quisesse considerar a força de atrito na roda sem tração, como se faz para calculá-la? Visto que se eu a considerasse como o produto do coeficiente de atrito e a normal da roda traseira (sem tração) o exercício daria bug! Aqui quando eu fiz isso a aceleração máxima dava -1m/(s^2)!!!

Resumindo: Gostaria de uma explicação sobre a força de atrito nas rodas com tração e a força de atrito nas rodas sem tração!!! (Como se calcula.)

Obrigado!

AaronEzra
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis: a força de atrito na roda sem tração Empty  Empty Re: Automóveis: a força de atrito na roda sem tração Empty

Mensagem por Eduardo Rabelo Sex 04 Set 2020, 18:55

É difícil de explicar, mas fiz uma imagem:
Automóveis: a força de atrito na roda sem tração Empty  Tracao10

A dianteira têm tração, vou por um vídeo do Renato Brito que achei que fala sobre:



A ideia é bem intuitiva.Se tiver uma dúvida específica, à vontade.
Seja bem vindo ao fórum.


Eduardo Rabelo


04.09.2020 18:55:31
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos