PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Albert Einstein 2016 – Fórmula molecular

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Albert Einstein 2016 – Fórmula molecular

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ Dom 26 Abr 2020, 20:16

Olá, anjinhos. Tude bem? Gente, eu até que acertei essa questão, mas uma dúvida me veio à mente. Na hora de escrever a fórmula molecular da TCDD eu fiz assim: C₁₂H₄O₂Cl₄. Entretanto, o gabarito do meu livro foi C₁₂H₄Cl₄O₂. Diante disso, me pergunto: a minha resposta está errada? Só por essa inversãozinha. Qual seria a ordem certa, existe uma ordem certa? Beijinhos amores!

Faculdade Albert Einstein 2016 – Entre as dioxinas, a que tem mostrado a maior toxicidade e, por isso mesmo, é a mais famosa, é a 2, 3, 7, 8 tetraclorodibenzo-para-dioxina (TCDD). Essa substância, cuja estrutura está representada a seguir, apresenta uma dose letal de 1,0 μg/kg de massa corpórea, quando ministrada por via oral, em cobaias.
Albert Einstein 2016 – Fórmula molecular Tcdd10

A respeito do TCDD, responta aos seguintes itens:
b) Determine a fórmula molecular e a massa molar do TCDD. Calcule a quantidade de matéria de TCDD, em mol, considerada letal para uma cobaia que apresenta 966 g de massa.
Dados: Massa molar (g . mol⁻¹): H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0; Cl = 35,5; 1μg = 10⁻⁶ g


Última edição por ♥.anastacia.lina.♥ em Seg 27 Abr 2020, 17:45, editado 1 vez(es)
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Albert Einstein 2016 – Fórmula molecular

Mensagem por Emanuel Dias Dom 26 Abr 2020, 20:55

Olá Anastacia.


Existe a  notação chamada de notação de Hill.

A regra é a seguinte:

1-Dado o composto, se ele possui carbono, obrigatoriamente ele deve ser exibido primeiro.
2-Após a análise da existência de C, se ele possui H, deve ser explicitado em seguida.
3- Para os demais, segue por ordem alfabética.

Alguns exemplos:


CH₄ seguem as duas primeiras regras (correto)
H₄C viola as regras (incorreto)
H₂O (não há carbono mas há hidrogênio, ele deve aparecer primeiro, correto)

Enfim, você entendeu.

Nesse
sistema, o composto C₁₂H₄O₂Cl₄ está incorreto pois Cl deve vir primeiro pela terceira regra.
C₁₂H₄Cl₄O₂  (notação correta)

Mas esse sistema não é muito usado em provas. Sua resposta estaria incorreta se fosse pedida em notação de Hill, mas caso não seja explicitado nada é uma convenção usar ordem alfabética(após C e H), mas nada impede você de inverter, pois, novamente lembrando, a função da formula química é apenas mostrar o número de átomos presente, não onde eles estão.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Albert Einstein 2016 – Fórmula molecular

Mensagem por ♥.anastacia.lina.♥ Dom 26 Abr 2020, 21:13

Meu herói não usa capa... Ele é o Rick!!!  Very Happy
♥.anastacia.lina.♥
♥.anastacia.lina.♥
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Albert Einstein 2016 – Fórmula molecular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos