PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crioscopia

Ir para baixo

Crioscopia Empty Crioscopia

Mensagem por Karinabraasil Sex 24 Abr 2020, 12:24

"Para que um líquido puro passe da fase líquida para a fase sólida, isto é, para que atinja o ponto de solidificação, é necessário que as pressões de vapor da fase líquida e da fase sólida se tornem iguais. No ponto de solidificação: 

pressão máxima de = pressão máxima de vapor na fase líquida vapor na fase sólida. 

Considere um sistema contendo um líquido puro durante o ponto de solidifi cação (x °C). A adição de um soluto ao sistema, formando uma solução ideal, baixa a pressão de vapor da fase líquida e interrompe a solidificação. Para que a solução volte a se solidificar, é necessário resfriá-la para baixar a pressão de vapor da fase sólida, tornando-a novamente igual à da fase líquida, o que ocorrerá a uma temperatura inferior a x °C." (Retirado do livro Martha Reis)


Estou com uma dúvida na teoria do assunto! Queria entender melhor de que forma o soluto faz com que a temperatura de congelamento diminua. Essa é a parte do livro de Martha que explica o fenômeno, mas não consigo entender! Qual a relação da Pressão de VAPOR do líquido e do sólido para a solidificação?? Se a solidificação nada tem a ver com vapor.

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos