PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Propriedades coligativas - Crioscopia

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Propriedades coligativas - Crioscopia

Mensagem por diogoferreira 6/5/2021, 11:25 am

Por que os efeitos coligativos se restringem a solutos não voláteis?

Digo isso, pois "água normal" é bem mais fácil de congelar que água com gás.
Sei que, nesta última, tem sais dissolvidos, mas me pergunto se o CO2 dissolvido (soluto volátil)
também não poderia "atrapalhar" a solidificação da água, diminuindo a Temp. de Fusão.


Última edição por diogoferreira em 7/5/2021, 8:51 am, editado 1 vez(es)

diogoferreira
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/08/2019
Idade : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Propriedades coligativas - Crioscopia

Mensagem por BatataLaranja345 7/5/2021, 7:41 am

Opa Diogo! Bom dia!
Eu diria a vc(iniciei os estudos de propriedades coligativas semana passada...) que usamos solutos não voláteis, pois é muito ruim vc trabalhar com aqueles solutos que são, ou voláteis, ou extremamente voláteis. A ideia seria a seguinte, quando temos algo volátil.... signifca que esse determinado material consegue evaporar muito fácil, e quando digo fácil, a temperatura ambiente(25ºC) ou ainda em menores temperaturas!

Mas, a ideia principal é justamente essa. Pois se temos uma substância que pode evaporar muito fácil... é muito ruim fazer certas medições nela... pois teríamos que assumir algumas temperaturas em específico e isso pode atrapalhar.
Um exemplo, a "água normal"(como vc citou) consegue mudar de estado físico mais fácil do que a água com gás! Mas pq?! Basicamente, a água pura "só tem água", logo, tudo que também está nela, no caso, minerais por exemplo, seriam desprezíveis, pois não interferem de maneira significativa nas temperaturas de transição dos seus estados físico!
Agora, quando falamos da água com gás, ai sim temos um problema. Pois, agr, não trabalhamos apenas com a água normal, temos tbm um gás junto... logo, isso vai aumentar, com certeza, as temperaturas dessa água, seja a de fusão, ebulição, condensação e etc

E, importante citar, temos mais problemas, pois, ao trabalharmos com gases, podemos considerar: qual vai ser a pressão máxima exercida por ele; qual é a pressão máxima que eu posso exercer nele; qual vai ser a temperatura de fusão/ebulição dessa solução

Percebe? Apenas em uma situação, já encontramos 3 obstáculos para q a gente chegue em alguma informação... Logo, a ideia é bem parecida quando estudamos gases, pq considera-los ideais? Simples, pois gases ideais não apresentam nenhum problema! Eu não teria que pensar, por exemplo, dele ser instável e fazer um desequilíbrio no meu sistema; ou então, ele apresentar uma anomalia, em relação a outros gases.

Com relação ao CO2 dissolvido.
Para ser honesto, eu não sei exatamente oq ele faz na água... mas, se ele é volátil, ele evapora fácil(com certeza mais rápido do que a água); porém, se estamos solidificando um líquido com um gás junto, creio que haverá alteração na temperatura de fusão... porém, não tenho certeza se ela aumentaria ou não Sad

Mas, espero ter te ajudado ai!
Grande abraço, e um bom dia! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

diogoferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Propriedades coligativas - Crioscopia

Mensagem por diogoferreira 7/5/2021, 8:46 am

Opa, bom dia!!!
Eu acho que você tem razão, deve ser muito difícil medir os efeitos coligativos de solutos que podem simplesmente sair da solução no meio do processo. Mas recentemente eu estive considerando que os efeitos coligativos não dependem da natureza química do soluto, só de sua concentração, então me parece lógico assumir que o CO2 produza efeitos coligativos, só que é mais complicado medi-los exatamente.
: )

diogoferreira
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/08/2019
Idade : 21

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Propriedades coligativas - Crioscopia

Mensagem por BatataLaranja345 7/5/2021, 9:46 am

Que bom q vc entendeu Diogo!
Com relação a sua consideração, creio que vc esteja correto sim!
Pois, se pararmos para analisar a respeito das concentrações dos solutos nos solventes, a gente chega a conclusão de que isso interfere bastante para nós!

Como no caso da Água + NaCl dissovildo.
Quanto mais sal eu tenho para dissolver, maior será a temperatura de ebulição dessa água, como falamos anteriormente. Então, creio que vc esteja certo ss!

Sim, vdd.
O CO2 deve sim produzir algum efeito, porém, é meio difícil de medi-los de forma exata. Pois, aqui na nossa conversa, estamos considerando algo mais teórico né.
Mas que bom q vc entendeu! É um assunto que pode trazer certa dificuldade por causa da incerteza mesmo! Grande abraço e um bom dia para vc! Wink
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Propriedades coligativas - Crioscopia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos