PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PIF - Pista circular

2 participantes

Ir para baixo

PIF - Pista circular Empty PIF - Pista circular

Mensagem por HonorWar Sex 17 Abr 2020, 14:30

Numa estrada circular, há diversos postos de combustível. Sabe-se que o total de combustível que há nos postos (somando-se as quantidades existentes em cada um deles) é exatamente o volume de combustível necessário para o carro de Joaozinho dar uma volta na estrada.
Mostre que Joaozinho consegue escolher um dos postos da estrada para iniciar uma viagem de tal maneira que, memso se o tanque de seu carro estiver vazio inicialmente, ele consegue percorrer a volta completa.

Essa é a questão, infelizmente não tenho gabarito. Tentei usar PIF pois me pareceu uma boa saída mas não consegui desenvolver bem, se alguém tiver uma explicação, resolução ou até mesmo um ponto de partida ja ajudaria. Obrigado a todos!

HonorWar
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

PIF - Pista circular Empty Re: PIF - Pista circular

Mensagem por A13235378 Ter 21 Abr 2020, 12:37

Eu tentei fazer mas não sei se esta certo. 

Imagine que tenhamos n postos e que cada posto tenha a1, a2, ..., an-1, an litros de gasolina e que a distância entre os postos sejam b1,b2,...,bk km. Mas também que nos postos iniciais tenha exatamente a quantidade exata para percorrer cada percuso.

Suponha que se ele começasse em um posto qualquer,  e depois de algum tempo ele pare em um posto ak, mas que a partir daí ele não consiga percorrer todo o bk. Mas entao conclui que haverá um posto que terá um excesso de gasolina e esse excesso é o necessário para percorrer os y km que faltavam para completar bk. Assim é só começar nesse posto.



Eu sei que a resolução está incompleta , quando eu tiver mais idéias eu mando aqui

A13235378
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos