PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Literatura - Trovadorismo

Ir para baixo

Literatura - Trovadorismo Empty Literatura - Trovadorismo

Mensagem por nahgsx Qui 09 Abr 2020, 17:10

(FMTM-2002) Endechas à escrava Bárbara Aquela cativa, que me tem cativo porque nela vivo, já não quer que viva. Eu nunca vi rosa em suaves molhos, que para meus olhos fosse mais formosa. Uma graça viva, que neles lhe mora, para ser senhora de quem é cativa. Pretos os cabelos, onde o povo vão perde opinião que os louros são belos. Pretidão de Amor, tão doce a figura, que a neve lhe jura que trocara a cor. Leda mansidão que o siso acompanha; bem parece estranha, mas bárbara não. 

Vocabulário: Endechas: Versos em redondilha menor (cinco sílabas). Molhos: feixes. Leda: risonha. Vão: fútil. 3

Em sua obra, Camões continua a tradição da conduta amorosa das cantigas medievais. Nela, a mulher amada era considerada 
a) responsável pelas contradições e insatisfações do homem.
b) símbolo do amor erótico. 
c) incapaz de levar o homem a atingir o Bem. 
d) um ser impuro e prejudicial ao homem. 
e) uma pessoa superior, fonte de virtudes.

No gabarito a resposta é a questão A. Não entendi por que, pois pra mim a alternativa que mais se encaixaria é a E, visto que no trovadorismo, principalmente nas cantigas de amor, a mulher é elevada a um plano superior e é extremamente idealizada.

Não faz sentido essa parte de "contradições" do homem. Não vi isso no trovadorismo.

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos