PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Literatura

2 participantes

Ir para baixo

Literatura Empty Literatura

Mensagem por Hannah Lucas Sex 31 maio 2013, 16:10

(USF) A respeito dos aspectos teóricos da literatura e dos movimentos literários do Brasil, assinale a opção que apresenta todas as corretas.

I. O Barroco, movimento literário do século XVII, teve Gregório de Matos como expoente na poesia brasileira. A questão principal do movimento barroco está no conflito entre os prazeres do corpo e as exigências da alma. Em grande parte dos poemas religiosos, o poeta baiano confessa sua culpa, arrepende-se, perde perdão e confia que será atendido.

II. Busca de simplicidade, bucolismo, imitação dos clássicos, ausência de subjetividade são as principais características do movimento árcade, que se iniciou no Brasil em 1768, com Obras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa.

III. Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo são os movimentos literários presente no século XIX, no Brasil. Em todos eles, a subjetividade está muito presente, sendo mais acentuada no Arcadismo e no Romantismo. Outra temática bastante importante é a religiosidade cristã, destacadamente no Simbolismo.

IV. O indianismo, tema bastante presente nos textos do século XIX, teve seu aparecimento nos poemas O Uraguai e Caramuru, do Arcadismo. Posteriormente, aprofundou-se no Romantismo e foi bastante explorado pelos modernistas, especialmente os de 1.ª geração.

Escolher uma resposta.
a. II e IV.
b. I, III e IV.
c. III e IV.
d. I.
e. I e II.

Hannah Lucas
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 28
Localização : Curitiba- Paraná- Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Literatura Empty Re: Literatura

Mensagem por GBMED Sáb 01 Jun 2013, 14:05

As afirmativas I e II estão corretas.
GBMED
GBMED
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos