PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil Empty As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil

Mensagem por Fósforos Malone Qua 26 Fev 2020, 00:06

O filme “À procura da Felicidade” conta a história de Chris Gardner, um homem que busca melhores oportunidades de emprego e consegue, depois de um grande esforço pessoal, garantir um futuro melhor para seu filho. Entretanto, no Brasil hodierno, a mensagem de vitória pelo mérito passada pelo filme não é refletida, uma vez que boa parte da população está desempregada. Esse resultado é consequência de problemas como a ineficiência da qualificação educacional proporcionada pelo governo, bem como do alto nível de experiência prévia exigido pelo mercado de trabalho. Destarte, é imprescindível discutir novas metodologias para que o quadro seja revertido.              

                Em primeira análise, é notória a deficiência do preparo para o mercado laboral oferecido pelo Estado, uma vez que os jovens terminam o Ensino Médio com muito pouca ou nenhuma experiência técnica acerca da área na qual pretendem trabalhar, tendo dificuldades para conseguir emprego. Sob essa perspectiva, segundo o Portal Terra, os jovens de 14 a 21 anos sofrem para encontrar uma ocupação, pois o mercado é muito competitivo e os jovens, muitas vezes, não possuem especialização. Logo, esse contexto demonstra que é cabível o debate acerca do problema.

Ademais, destaca-se o nível de preparo perfeccionista exigido pelo campo trabalhista, que anseia por funcionários cada vez mais graduados, o que se caracteriza como um empecilho à entrada de pessoas que não possuam contato anterior na área em que almejam ingressar. Nesse viés, o conceito Baumaniano de “Modernidade Líquida” atesta que a esfera laboral atual exige cada vez mais qualidades, sem que exista tempo hábil para que estas possam ser adquiridas. Sendo assim, é indubitável que esse pragmatismo empresarial precisa ser alterado.

Portanto, cabe ao Estado, por meio de leis elaboradas pelo Poder Legislativo e de investimentos aplicados no Ministérios da Educação, aumentar os investimentos nas instituições de escolares, para que possam incluir na grade curricular do ensino básico atividades de cunho tecnicista como informática, empreendedorismo e administração, bem como estágios em parceria com empresas locais, com o objetivo de possibilitar a aquisição de experiência por parte dos estudantes, a fim de tornar a busca da prosperidade acessível a todos.
Fósforos Malone
Fósforos Malone
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 27
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil Empty Re: As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil

Mensagem por Fósforos Malone Qua 26 Fev 2020, 00:07

Obrigado a todos que puderem ajudar corrigindo a redação. Smile
Fósforos Malone
Fósforos Malone
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 27
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil Empty Re: As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil

Mensagem por Raquel Valadão Qua 26 Fev 2020, 10:38

Eu vou pontuar coisas que notei.   

C1: Ok.  
C2: Ok.   

C3:   "Em primeira análise, é notória a deficiência do preparo para o mercado laboral oferecido pelo Estado".   Ponto. Seria melhor um ponto aí e não uma vírgula. Esse período está grande. Esse período se encaixa como uma frase de abertura para sua explicação, então é melhor separar isso. Veja que não cabe mais "uma vez que".

Último período do D1 pode ser melhor desenvolvido.   "Logo, esse contexto demonstra que é cabível o debate acerca do problema."   Ele tem a função de reflexão (sua opinião no texto) e é ótimo que você tenha consciência da necessidade disso, mas o que voce disse foi basicamente, em outras palavras, um "minha reflexão é que eu acho que precisamos debater". Essa frase pode ser melhor trabalhada pra ser mais crítica/menos senso comum.      


Isso aconteceu no D2 também, veja aí. Você não colocou ponto após a abertura do D2 (depois de "trabalhista"), sendo q a ideia é compartimentalizar o texto.
A reflexao do D2 está melhor elaborada que a do D1.

C5: eu só trocaria o conectivo "para que". Eu suponho que você quis inserir o detalhamento, mas esse conectivo tem um valor parecido com "a fim de", daí podem ser considerados apenas 4 elementos. Mas só digo por questão de segurança. "Visto que", "porque"... é mais seguro, eu acho

Eu não sei se você fez de propósito, mas usou o Ministério da Educação como meio, quando seria melhor como agente (Minist. Educ em parceria com o Gov. Federal, por meio da introjecao de verbas).

Além disso, o "fazer por meio de" e o "fazer o que" estão iguais. Eu mudaria o "fazer o que", pois está bem generalizado. Aliás, uma parte do seu "para que" poderia ter ido pra o "fazer o que". 

Retoma o filme no final do texto.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil Empty Re: As dificuldades no mercado de trabalho no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos