PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

4 participantes

Ir para baixo

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim? Empty Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

Mensagem por DanteDMC Ter 25 Fev 2020, 04:26

Sei que alguns exercícios são muito difíceis, mas falo da teoria mesmo. Entrei em fóruns peruanos e quando alguém pede indicações de livros para matemática eles indicam os da Lumbreras normalmente, mais ou menos como acontece com Aref e Iezzi por aqui.

Peguei um pouco o livro de Aritmética e achei a linguagem bem didática(mais que o FME), embora não tenha chegado nos exercícios.

DanteDMC
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim? Empty Re: Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

Mensagem por Giovana Martins Ter 25 Fev 2020, 09:24

A teoria não difere tanto dos livros daqui, porém, há alguns tópicos que eles abordam que os livros brasileiros não abordam. Isso é mais fácil de ser visto em assuntos menos explorados tais como física moderna. Mas isso também é visto em assuntos mais batidos como as leis de Newton no que diz respeito ao tema "vínculos geométricos", que eu suponho que o único livro brasileiro que você encontrará a teoria sobre este tema é o livro do Renato Brito. De qualquer forma, a teoria desses livros peruanos são bem acessíveis. Agora, com relação aos exercícios, acho que quando alguém diz que eles são muito difíceis, penso que a pessoa queira dizer que eles são muito difíceis para quem está iniciando os estudos pois as questões propostas requerem algumas ideias um pouco mais criativas. Pense por exemplo na prova de física do ITA. É difícil você iniciar os seus estudos de física a partir daquelas questões. Seria desmotivante. É mais interessante começar do mais simples e ir progredindo. Mas se você tiver uma base razoável, não precisa ser excelente, você consegue acompanhar o livro (não digo resolver todas as questões, mas pelo menos acompanhar as resoluções Smile)
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7611
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim? Empty Re: Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

Mensagem por DanteDMC Ter 25 Fev 2020, 15:43

Giovana Martins escreveu:A teoria não difere tanto dos livros daqui, porém, há alguns tópicos que eles abordam que os livros brasileiros não abordam. Isso é mais fácil de ser visto em assuntos menos explorados tais como física moderna. Mas isso também é visto em assuntos mais batidos como as leis de Newton no que diz respeito ao tema "vínculos geométricos", que eu suponho que o único livro brasileiro que você encontrará a teoria sobre este tema é o livro do Renato Brito. De qualquer forma, a teoria desses livros peruanos são bem acessíveis. Agora, com relação aos exercícios, acho que quando alguém diz que eles são muito difíceis, penso que a pessoa queira dizer que eles são muito difíceis para quem está iniciando os estudos pois as questões propostas requerem algumas ideias um pouco mais criativas. Pense por exemplo na prova de física do ITA. É difícil você iniciar os seus estudos de física a partir daquelas questões. Seria desmotivante. É mais interessante começar do mais simples e ir progredindo. Mas se você tiver uma base razoável, não precisa ser excelente, você consegue acompanhar o livro (não digo resolver todas as questões, mas pelo menos acompanhar as resoluções Smile)
Achei estranho, porque aqui recomendam esses livros em último caso, depois de usar Rufino, etc. Pensei que tivesse uma linguagem muito complicada ou algo assim. Acho mais fácil alguém sem muita experiência acompanhar os livros da Lumbreras(pelo menos com base nas partes que li) do que o FME, que usa uma linguagem bem mais formal. 

A Lumbreras também tem uma coleção chamada Esencial(capa verde e laranja) que é mais básica que os da Ciencias(vermelho).

DanteDMC
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim? Empty Re: Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

Mensagem por Giovana Martins Ter 25 Fev 2020, 15:55

"Achei estranho, porque aqui recomendam esses livros em último caso, depois de usar Rufino, etc"

Suponho que isso ocorra por ser a trajetória mais comum. Os livros peruanos não são tão divulgados assim e eles também não são de fácil acesso, daí surge os Rufinos, FMEs e AREFs da vida hahahaha. Minha suposição.

"Acho mais fácil alguém sem muita experiência acompanhar os livros da Lumbreras(pelo menos com base nas partes que li) do que o FME, que usa uma linguagem bem mais formal."

Concordo. Eu só tive contato com os FMEs de geometria plana e trigonometria. Confesso que me assustei de início por achar que eu não conseguiria entender nada do livro justamente pelas várias demonstrações presentes no texto base. Para quem estuda para o IME essas demonstrações até tem o seu valor eu suponho, pois vira e mexe o IME cobra demonstrações matemáticas. Mas atualmente não sei bem. Nos últimos dois anos eu não acompanhei o vestibular do IME.

"A Lumbreras também tem uma coleção chamada Esencial(capa verde e laranja) que é mais básica que os da Ciencias(vermelho)."

Que legal. Essa daí eu não conhecia. Queria ter a coleção inteira deles pena que o dinheiro é curto kkkkk.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7611
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim? Empty Re: Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

Mensagem por marcosprb Ter 25 Fev 2020, 17:22

Giovana Martins escreveu:

"A Lumbreras também tem uma coleção chamada Esencial(capa verde e laranja) que é mais básica que os da Ciencias(vermelho)."

Que legal. Essa daí eu não conhecia. Queria ter a coleção inteira deles pena que o dinheiro é curto kkkkk.[/b]
Me intrometendo no post kkk
De fato esses livros são caros e difíceis de se encontrar.
Eu conheço um canal do telegram que tem praticamente todos os peruanos em PDF.
Caso vc (ou outra pessoa do fórum) tiver interesse, me mande uma MP que eu envio o link.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Camocavalca e iThuutz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim? Empty Re: Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

Mensagem por Camocavalca Sáb 17 Out 2020, 13:40

Boa tarde
Vc poderia me enviar o link para estes livros por favor.

Camocavalca
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim? Empty Re: Os livros da Lumbreras são tão difíceis assim?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos