PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinidade eletrônica

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido Afinidade eletrônica

Mensagem por magnusmanrik Qui 30 Jan 2020, 17:30

Saudações guerreiros! Pessoal, acho que a assertiva número 16 é falsa. Mas o gabarito me obriga a aceitá-la como verdadeira para que a soma dê 28. O que acham?

UEPG-PR 2015 Abaixo são apresentadas as configurações eletrônicas de quatro átomos: 
X – 1s² 2s² 2p⁵
Y – 1s² 2s² 2p⁶ 3s²
W – 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p³
Z – 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵

Soma = ___

01. O elemento Y pode adquirir configuração de gás nobre se ganhar dois elétrons.
02. Não existe diferença de energia entre os subníveis 3s e 3p no átomo W, pois a diferença entre esses subníveis é de 1 elétron.
04. O raio atômico do elemento W é maior do que o raio atômico do elemento Z.
08. A energia de ionização do elemento X é maior que a energia de ionização do elemento Y.
16. O elemento Z tem maior afinidade eletrônica entre os átomos apresentados.
Afinidade eletrônica Sem_tz26


Última edição por magnusmanrik em Dom 02 Fev 2020, 18:14, editado 1 vez(es)
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por Emanuel Dias Qui 30 Jan 2020, 17:55

a eletroafinidade diminui com o aumento do raio atômico EXCETO nesse caso. A grosso modo isso ocorre porque os elétrons da camada de valência do flúor estão mais próximos em relação ao cloro. Dado essa configuração o elétron adicionado sente uma força de repulsão maior dos elétrons já existentes.

De um modo mais claro:

Quando adicionamos um elétron ao flúor a repulsão entre ele e os elétrons já existentes é maior que no cloro, logo é necessário mais energia para mante-lo no sistema, essa mesma energia não é necessário para o cloro, que sai do sistema.

Portanto está sim correto o item 16

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por marcosprb Qui 30 Jan 2020, 18:00

Essas questões que abordam comparações de afinidade eletrônica entre átomos são bem infelizes, já que afinidade eletrônica é praticamente uma propriedade aperiódica.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por Emanuel Dias Qui 30 Jan 2020, 18:02

marcosprb escreveu:Essas questões que abordam comparações de afinidade eletrônica entre átomos são bem infelizes, já que afinidade eletrônica é praticamente uma propriedade aperiódica.


Alguns livros dizem que aumenta com a diminuição do raio atômico mas o universo não é tão simples, felizmente.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por marcosprb Qui 30 Jan 2020, 18:35

Emanuel Dias escreveu:
marcosprb escreveu:Essas questões que abordam comparações de afinidade eletrônica entre átomos são bem infelizes, já que afinidade eletrônica é praticamente uma propriedade aperiódica.


Alguns livros dizem que aumenta com a diminuição do raio atômico mas o universo não é tão simples, felizmente.
Pois é.
A questão é que o raio não é o único fator a influênciar na afinidade eletrônica. Veja(assista primeiramente as aulas de carga nuclear efetiva):

marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por Emanuel Dias Qui 30 Jan 2020, 18:46

marcosprb escreveu:
Emanuel Dias escreveu:
marcosprb escreveu:Essas questões que abordam comparações de afinidade eletrônica entre átomos são bem infelizes, já que afinidade eletrônica é praticamente uma propriedade aperiódica.


Alguns livros dizem que aumenta com a diminuição do raio atômico mas o universo não é tão simples, felizmente.
Pois é.
A questão é que o raio não é o único fator a influênciar na afinidade eletrônica. Veja(assista primeiramente as aulas de carga nuclear efetiva):




Sim, mas sempre tem alguns autores que forçam a barra e muita gente tem como regra e sai tentando aplicar em todos os exercício. Esse professor é o mesmo do Universidade da Química né? Não sabia desse canal.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por magnusmanrik Qui 30 Jan 2020, 19:22

Gostei do canal. Esses exercícios são muito maldosos: pois pensem comigo, isso tá mais para um decoreba fútil (coisa que poderia ser achado facilmente em um handbook qualquer de química). Questão onde não existe uma real análise do saber do concorrente.
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por Emanuel Dias Qui 30 Jan 2020, 19:24

magnusmanrik escreveu:Gostei do canal. Esses exercícios são muito maldosos: pois pensem comigo, isso tá mais para um decoreba fútil (coisa que poderia ser achado facilmente em um handbook qualquer de química). Questão onde não existe uma real análise do saber do concorrente.


O ITA é cheio disso, te da 5 opções de sais e pergunta qual é o incolor. Questões que realmente não da pra identificar se não tiver decorado.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por magnusmanrik Qui 30 Jan 2020, 19:28

Ah... não. Não fale isso: estou estudando para ele. Tô bem na base ainda. Tive que perder muito tempo da minha vida para passar em um concurso (ufa... hoje pelo menos não posso ser mandado embora). Como tenho uma base fraca em exatas (escola pública), vou me embasar primeiro. Creio que não adianta me adrentar insanamente naqueles livros que o pessoal fala; não por agora.
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por magnusmanrik Qui 30 Jan 2020, 19:30

Você está estudando para ele? já entrou lá? Ou em qualquer outro curso superior?
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Afinidade eletrônica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos