PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças Intermoleculares

2 participantes

Ir para baixo

Forças Intermoleculares Empty Forças Intermoleculares

Mensagem por gabriel.ricci.oliveira.95 Sex 25 Out 2019, 18:28

Boa noite. Dentro de forças intermoleculares Dipolo-Dipolo (dipolo permanente) onde há interação de moléculas polares, elas podem ser tanto feitas por ligação ionicas quanto covalentes. Dentro dessa interação há diferença quanto a força , PE PF se forem covalentes ou ionicas. 

Obs: A diferença clara é se for polar (dipolo permanente) ou Apolar (dipolo-induzido). Minha pergunta se refere apenas às polares pois podem ser ionicas ou covalentes, se tem diferença entre essas duas.

gabriel.ricci.oliveira.95
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 30/09/2019
Idade : 28
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Intermoleculares Empty Re: Forças Intermoleculares

Mensagem por JoseMayer Sex 25 Out 2019, 20:54

Ligação iônica gera um momento dipolo maior do que a ligação covalente polar. Quanto maior esse momento, maior é a "carga relativa" dos "lados" da molécula e, consequentemente, maior a atração. Mas, a nível de ponto de fusão e ebulição, isso é EXTREMAMENTE irrelevante, valendo muito mais a característica das interações (se é por dipolo permanente ou induzido, se é por ligação de hidrogênio etc.) do que o momento dipolo das moléculas. Pensando nos P.E. e P.F., vale mais observar a massa molecular dos compostos.

Vou deixar aqui uma questão muito legal da FUVEST que o aluno errará se interpretá-la no sentido da eletronegatividade e a influência dela nos pontos de fusão e ebulição. Foi o meu caso hehehe. https://pir2.forumeiros.com/t162709-fuvest-2019.

JoseMayer
Iniciante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 21
Localização : Campo Grande-MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Intermoleculares Empty Re: Forças Intermoleculares

Mensagem por gabriel.ricci.oliveira.95 Sex 25 Out 2019, 21:14

Legal JoseMayer, por incrivel que pareça foi por causa dessa questao da fuvest do ano passado que eu tive essa duvida e postei aqui, pois hoje fiz a prova da fuvest. Nao tinha entendido o porque da resposta pois tambem estava com o ponto de vista da eletronegatividade hehehe. Muito obrigado.

gabriel.ricci.oliveira.95
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 30/09/2019
Idade : 28
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Intermoleculares Empty Re: Forças Intermoleculares

Mensagem por JoseMayer Sex 25 Out 2019, 21:26

Kkkkk imaginei. Fiquei martelado e tive que perguntar para a minha professora, porque não via sentido algum na abordagem daquela família da tabela e a relação dos elementos com a massa. Mas o importante é que aprendemos!

JoseMayer
Iniciante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 21
Localização : Campo Grande-MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Intermoleculares Empty Re: Forças Intermoleculares

Mensagem por gabriel.ricci.oliveira.95 Sáb 26 Out 2019, 07:50

Não sei se voce viu, mas a pessoa que postou essa pergunta aqui no fórum teve um raciocinio bacana, falando que o Fluor faria ligação de hidrogenio, logo teria maior PE e PF. Dai eu fui pesquisar a formula estrutural e vi que os halogenios não ligam-se aos hidrogenios em cadeias carbonicas, e sim aos carbonos, então o Fluor nao faz ligação de hidrogenio. Mas caso fizesse a ligação com o hidrogenio, dai acho que devido À ligação de hidrogenio, a PF do Fluor seria a maior. TMJ

gabriel.ricci.oliveira.95
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 30/09/2019
Idade : 28
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Forças Intermoleculares Empty Re: Forças Intermoleculares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos