PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isomeria Óptica

2 participantes

Ir para baixo

Isomeria Óptica Empty Isomeria Óptica

Mensagem por Ferrazini Sáb 06 Jul 2019, 12:15

Existem diversos tipos de penicilinas, já que uma mesma penicilina não é ativa contra todas as espécies de bactérias. Elas são denominadas pela indústria farmacêutica penicilinas N, G, V, O, etc. As penicilinas apresentam estruturas quirais e a atividade biológica das penicilinas está associada a esta quiralidade.

No caso da penicilina V, a forma dextrógira tem uma atividade biológica de 1696 unidades/mg, e a mistura racêmica de 848 unidades/mg (metade da atividade da forma dextrógira). A partir deste dado, explique qual deve ser a atividade biológica da forma levógira.

Resposta: Isomeria Óptica Sem_tz16 

Dúvida: na mistura racêmica, a concentração da dextrógira é metade da concentração de dextrógira em solução? 

O que eu quero dizer é: ainda que eu mantenha a mesma concentração de dextrógira, tanto na solução pura quanto na mistura, ainda assim a atividade biológica da dextrógira será reduzida a metade na mistura? Se sim, por quê?

____________________________________________
"Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar." Immanuel Kant


Acessem: VESTIBULAR EM CASA (https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa)
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 272
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Isomeria Óptica Empty Re: Isomeria Óptica

Mensagem por rtachinardi Dom 07 Jul 2019, 00:06

Se eu entendi direito, você quer saber se uma mistura racêmica nesse contexto (D atua e L não atua) sempre vai ter a "eficiência" na atividade biológica de metade da Dextrógira? Acho que a palavra chave tá em "concentração DE DEXTRÓGIRA":
Mesmas concentrações DE DEXTRÓGIRA >> Mesma "eficiência"
Mas na mistura racêmica só 50% é Dextrógira. Então, se uma quantidade X de Dextrógira tem uma atividade Y, para termos a mesma atividade Y numa mistura racêmica precisaríamos de uma quantidade 2X. Mesmo assim, ainda teríamos uma quantidade X DE DEXTRÓGIRA em cada caso.

Se eu falei abobrinha só me dá um toque que eu deleto a resposta, valeu!

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos