PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pilhas

2 participantes

Ir para baixo

Pilhas Empty Pilhas

Mensagem por A.Bruno1093 Sáb 22 Jun 2019, 10:59

Como a concentraçao de íons de uma solução aquosa irá interferir no valor da ddp de uma pilha?

A.Bruno1093
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 23/01/2019
Idade : 22
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Pilhas Empty Re: Pilhas

Mensagem por Dr.Astro Sáb 22 Jun 2019, 14:15

A concentração de íons em certa pilha irá funcionar do seguinte modo:

Segundo a primeira lei de Ohm: U=RxI (ddp=resistência x corrente), logo sabemos que dentro de uma pilha não importa o material que esteja lá dentro, a resistência é sempre a mesma. Assim, o único modo de alterar a ddp de uma pilha é mudando o valor de sua corrente, pois como eu falei: a resistência é constante.
E é isso que a concentração de íons influencia, ela pode diminuir a corrente ou aumentar.
Cada tipo de molécula possui um índice diferente de dissolução iônica na água, isto é, cada composto dissocia-se com valores diferentes em uma solução aquosa. E isto influencia no transporte de cargas, visto que quanto mais ânions/cátions houver na solução, mais alterará a DDP.
Ou seja, por exemplo, se em um polo da pilha houver muuuuitos ânios livres e no outro polo houver muuuuitos cátions livres, pela tendência da natureza de estabilizar, o transporte de cargas será altíssimo, ou seja, transportará muita corrente, e isso significa DDP alta.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilhas Empty Re: Pilhas

Mensagem por A.Bruno1093 Sáb 22 Jun 2019, 18:24

Amigo, consultei em um livro de Química do Feltre, mas sua resposta está parcialmente errada. Mas vc ainda poderia me explicar como a concentraçao de íons da ponte salina interfere na ddp? Por exemplo, qual a diferença de se usar 1 mol/L de KCl ao inves de 0,2 mol/L?

Pilhas Img_2011

A.Bruno1093
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 23/01/2019
Idade : 22
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Pilhas Empty Re: Pilhas

Mensagem por Dr.Astro Seg 24 Jun 2019, 06:58

Assim... vendo seus textos ainda mantenho meu posicionamento, pois, realmente, o aumento da concentração aumenta a força eletromotriz. Isso significa que o corpo terá uma maior disposição em transmitir corrente.
E, ainda mais, como está escrito no tópico 5.1: "quanto maior for a tendência do anodo 'soltar' elétrons e quanto maior for a tendência do catodo em 'capturar' elétrons, tanto maior será a diferença de potencial exibida pela pilha", o que está de acordo com o que afirmei "quanto mais ânions/cátions houver na solução, mais alterará a DDP./Ou seja, por exemplo, se em um polo da pilha houver muuuuitos ânios livres e no outro polo houver muuuuitos cátions livres, pela tendência da natureza de estabilizar, o transporte de cargas será altíssimo."


Então, tratando-se dos meios químicos da pilha, segundo princípio de Le Chatelier, quanto mais concentração do reagente, mais se desloca para o sentido dos produtos. E isso irá aumentar a DDP quando aumentado a concentração tanto no cátodo quanto no anodo como eu disse lá encima: "se em um polo da pilha houver muuuuitos ânios livres e no outro polo houver muuuuitos cátions livres, pela tendência da natureza de estabilizar, o transporte de cargas será altíssimo, ou seja, transportará muita corrente, e isso significa DDP alta."


A força eletromotriz de uma pilha depende de 2 fatores:

Temperatura: A elevação da temperatura aumenta a velocidade das reações, provocando variações na ddp da pilha.

Concentração: No início do funcionamento da pilha, a concentração de íons na solução é maior e, por isso, a capacidade da outra espécie química de doar elétrons é a máxima. Com o tempo, a concentração desses íons vai diminuindo e a ddp diminui ;
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pilhas Empty Re: Pilhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos