PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Associação de Geradores

2 participantes

Ir para baixo

Associação de Geradores Empty Associação de Geradores

Mensagem por guipenteado Sex 17 maio 2019, 11:41

Pessoal, eu gostaria de saber se a seguinte assertiva está correta ou falsa:

"Pilhas ligadas em paralelo fornecem uma corrente superior à corrente de uma pilha individual, mas de mesmo potencial, enquanto que ligadas em série, fornecem um potencial maior que uma pilha individual, mas de mesma corrente."

Segundo a minha interpretação é falsa. 


Quando diz: "Pilhas ligadas em paralelo fornecem uma corrente superior à corrente de uma pilha individual, mas de mesmo potencial", até aqui está correto. Porém, quando diz: "...enquanto que ligadas em série, fornecem um potencial maior que uma pilha individual, mas de mesma corrente.", aqui, ao meu ver, está equivocado. Pilhas associadas em série produzem uma corrente maior se comparadas a mesma pilha, individualmente.

O meu raciocínio está certo ?



OBS: não sei se foi retirado de algum vestibular ou não, apenas me mandaram.
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Geradores Empty Re: Associação de Geradores

Mensagem por Elcioschin Sex 17 maio 2019, 12:07

Você não está certo:

Pilhas iguais em paralelo tem como fem equivalente a fem de uma única pilha
Alimentando um resistor R que consuma uma corrente i, cada pilha fornecerá uma corrente i/5

Pilhas em série tem como fem equivalente a soma das fem de toda a pilhas. 
Isto significa que o resistor R ficará sujeito a uma tensão maior do que a tensão de cada pilha. E a corrente em todas as pilhas é a mesma.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71688
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Geradores Empty Re: Associação de Geradores

Mensagem por guipenteado Sex 17 maio 2019, 12:19

Elcioschin escreveu:Você não está certo:

Pilhas iguais em paralelo tem como fem equivalente a fem de uma única pilha
Alimentando um resistor R que consuma uma corrente i, cada pilha fornecerá uma corrente i/5

Pilhas em série tem como fem equivalente a soma das fem de toda a pilhas. 
Isto significa que o resistor R ficará sujeito a uma tensão maior do que a tensão de cada pilha. E a corrente em todas as pilhas é a mesma.
Mestre, não consegui compreender.
1- Da onde surgiu o "i/5" ?

2- Exemplificando:
Seja um gerador com E=12v e r (interna) = 1ohm
 - Ligado unicamente à um resistor de 10ohms, aplicando a Lei de Pouillet, i=1,09A

- Associados em Paralelo e ligado ao resistor de 10ohms, aplicando a Lei de Pouillet, i'=1,14A. Daqui tirei que a primeira parte está correta, pois, de fato fornecem uma corrente superior à uma pilha individual.

- Associados em Série e ligado ao resistor de 10ohms, aplicando a Lei de Pouillet, i''=2A. Daqui tirei que a segunda parte está falsa, pois não gera-se uma corrente de mesma amperagem que o gerador sozinho ligado ao resistor.

Poderia me explicar melhor onde estou errando ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Geradores Empty Re: Associação de Geradores

Mensagem por Elcioschin Sex 17 maio 2019, 13:16

Eu esqueci de dizer, no meu exemplo do paralelo, que eram 5 pilhas.

1) Para facilitar, vamos considerar a resistência interna de cada pilha, desprezível, E = 2 V a fem de cada uma das 5 pilhas em paralelo e R = 0,5 Ω

Corrente no resistor ---> i = E/R ---> i = 2/5 ---> i = 0,4 A

Corrente fornecida por cada pilha ---> i' = i/5 ---> i' = 0,4/5 ---> i' = 0,08 A

Assim, a diferença entre usar apenas uma pilha ou 5 pilhas em paralelo é que as 5 pilhas vão durar 5 vezes mais.

2) Usando as 5 pilhas em série ---> Ee = 5.E ---> Ee = 5.2 --> Ee = 10 V

Corrente no resistor: I = Ee/R ---> I = 10/0,5 ---> I = 20 A
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71688
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Geradores Empty Re: Associação de Geradores

Mensagem por guipenteado Sex 17 maio 2019, 14:15

Acho que encontrei exatamente onde eu estou equivocado.

Quando analisamos geradores associados em paralelos, cada gerador envia uma parcela da corrente elétrica total, por isso dizer que "Pilhas ligadas em paralelo fornecem uma corrente superior à corrente de uma pilha individual" está correto. O problema é que eu estava comparando a corrente elétrica do gerador equivalente de um associação de geradores em paralelo, com um gerador sozinho, o que resultaria na mesma amperagem, quando, na verdade, eu deveria comparar o gerador equivalente com cada gerador que compõe essa associação em paralelo. Visto que cada um envia uma parcela da corrente resultante, então, a corrente total>corrente individual.

Já na associação em série, cometi o mesmo erro, estava comparando o gerador equivalente de uma associação de geradores em série com um gerador sozinho, o que resultaria em uma corrente maior, por parte da associação. Entretanto, o correto é comparar a associação inteira, com cada gerador que a constitui e, como é em série, em cada gerador passa a mesma corrente elétrica que chega no resistor, diferente do que acontece em paralelo. 

No seu último exemplo, em 2), a corrente no resistor é 20A, logo, posso concluir que, em cada gerador, também passa a mesma corrente de 20A, certo ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Geradores Empty Re: Associação de Geradores

Mensagem por Elcioschin Sex 17 maio 2019, 15:07

Sim, pois existe uma única malha elétrica com 5 geradores e um resistor, todos em série.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71688
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação de Geradores Empty Re: Associação de Geradores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos