PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas

2 participantes

Ir para baixo

UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas Empty UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas

Mensagem por GBRezende Dom 28 Abr 2019, 00:09

Considere duas esferas concêntricas e de raios diferentes. A razão entre o volume da região entre elas e o volume do cilindro circunscrito na menor e inscrito na maior é:

Gab: \frac{2}{3}(2\sqrt{2}-1)
Um aluno me deu essa questão... parece ser simples(provavelmente é), mas a resposta final, como podem ver, não pode ser em função de nenhum dos raios, e não to conseguindo corta-los. Aviso que não é o caminho mais óbvio. Obrigado!
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas Empty Re: UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas

Mensagem por Medeiros Dom 28 Abr 2019, 01:10

Rezende
a questão é simples, basta lembrar que o cilindro circunscrito à esfera deve forçosamente ser equilátero, ou seja, o raio das suas bases é o mesmo raio da esfera e sua altura é o diâmetro da esfera.

Na minha resolução usei como referência o raio da esfera maior mas isso é indiferente, poderia ter usado o da menor.

UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas Scree357
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas Empty Re: UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas

Mensagem por GBRezende Dom 28 Abr 2019, 01:21

Obrigado amigo Medeiros. Eu estava batendo cabeça porque iniciei chamando raios R e r, e fui trabalhando com isso até o fim pq sou brasileiro raiz  Laughing Laughing
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas Empty Re: UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas

Mensagem por Medeiros Dom 28 Abr 2019, 01:33

hauassshauash ... começou complicando.
Mas também dá certo; só que no fim você vai ter que, por exemplo, chamar
R = r.√2
e daí simplificar.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas Empty Re: UFMG Cilindro inscrito e circunscrito às Esferas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos