PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Número Complexo e Polinômio

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Número Complexo e Polinômio

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 15 Ago 2018, 11:27

A área do polígono cujos vértices são as representações geométricas das raízes do polinômio p(x) = x6 - 1 é:

a) 3√3/2

b) 2√3/3

c) 3√2/2

d) 2√2/3

e)3√3/4

Eu encontrei essa resolução:

Número Complexo e Polinômio Comp110

Quando fala em raiz de uma equação, eu imagino que y= 0. Foi uma das maiores dificuldades que eu tive quando estava tentando resolver a questão. Mas essa resolução traz números x que não zeram P(x). Então como eles podem ser raízes?
E como eu saberia que "as raízes sextas da unidade são números complexos cujo módulo é igual a 1"?

Obrigada!


Última edição por Liliana Rodrigues em Qua 15 Ago 2018, 21:11, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Número Complexo e Polinômio

Mensagem por Giovana Martins Qua 15 Ago 2018, 20:19

Os vértices do hexágono são sim raízes de p(x). Se você jogá-las no polinômio você poderá comprovar isso. Se você fizer p(x)=0, você pode resolver a equação utilizando métodos (tipo Briot-Ruffini) que não utilizam a ideia de radiciação de números complexos. A utilização dos números complexos, nesse caso, foi feito para facilitar a resolução da questão dada a simetria do problema.

Nota: quando você estuda a parte de radiciação de números complexos é apresentada a ideia de que no plano de Argan-Gauss as raízes formam um polígono, daí que surge a intuição de utilizar números complexos.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7644
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos