PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão Reprodução/variabilidade Mack

3 participantes

Ir para baixo

Questão Reprodução/variabilidade Mack Empty Questão Reprodução/variabilidade Mack

Mensagem por bernardolima12 Ter 03 Jul 2018, 11:20

Alguém poderia me explicar o item II ? Eu não consegui entender. (Gabarito A )

(Mackenzie) Suponha a existência de dois
tipos de uma mesma espécie de verme: um,
que se reproduz assexuadamente, por brotamento,
e outro, que é sexuado. Ambos
vivem em um mesmo lago, também habitado
por uma bactéria que provoca uma
doença nesses vermes. A espécie assexuada
é mais frequentemente atacada por essa
bactéria. Após um período de seca, no qual
a população desse verme foi drasticamente
reduzida, observou-se que os indivíduos sexuados
passaram a ser mais atacados pelas
bactérias do que os assexuados. Considere
as afirmações a seguir.

I. A reprodução sexuada, devido à variabilidade
genética que ela proporciona, garantia
uma maior resistência à infecção
pela bactéria;
II. A diminuição da população de vermes no
lago, em consequência da seca, resultou
na diminuição dessa variabilidade genética,
tornando a população mais vulnerável
à infecção pelas bactérias;
III. Com a seca, os indivíduos assexuados se
tornaram resistentes à infecção.
Assinale:

a) se somente I e II forem corretas.
b) se somente I for correta.
c) se somente II e III forem corretas.
d) se somente II for correta.
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Reprodução/variabilidade Mack Empty Re: Questão Reprodução/variabilidade Mack

Mensagem por VesTeles Ter 03 Jul 2018, 11:34

II. A diminuição da população de vermes no lago, em consequência da seca, resultou na diminuição dessa variabilidade genética, tornando a população mais vulnerável infecção pelas  bactérias;


O que aconteceu foi que, com a seca, diminuíram os números de indivíduos das duas espécies, a espécie que se reproduz sexuadamente (formação de gametas) foi prejudicada, de certa forma, pois diminuiu a troca de genes entre os indivíduos, se ficou confuso/só piorou, pense assim: 


Menos indivíduos == menos diversidade gênica no acasalamento, o que pode causar uma maior vulnerabilidade à infecção.


É um conceito bem relativo (a vulnerabilidade e a resistência a certas doenças - existem muitas variáveis em jogo), mas do jeito citado no problema, resolve-se assim.


Edit: Qualquer erro meu ou dúvida, não hesite em falar.

Para garantir um aumento da bagagem nos estudos, leia essa matéria: O muro de Donald Trump e o impacto sobre a biodiversidade, é curta e também cita um pouco de genética.

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Reprodução/variabilidade Mack Empty Re: Questão Reprodução/variabilidade Mack

Mensagem por Felipe Pereira Sales Ter 03 Jul 2018, 12:02

VesTeles escreveu:II. A diminuição da população de vermes no lago, em consequência da seca, resultou na diminuição dessa variabilidade genética, tornando a população mais vulnerável infecção pelas  bactérias;


O que aconteceu foi que, com a seca, diminuíram os números de indivíduos das duas espécies, a espécie que se reproduz sexuadamente (formação de gametas) foi prejudicada, de certa forma, pois diminuiu a troca de genes entre os indivíduos, se ficou confuso/só piorou, pense assim: 


Menos indivíduos == menos diversidade gênica no acasalamento, o que pode causar uma maior vulnerabilidade à infecção.


É um conceito bem relativo (a vulnerabilidade e a resistência a certas doenças - existem muitas variáveis em jogo), mas do jeito citado no problema, resolve-se assim.


Edit: Qualquer erro meu ou dúvida, não hesite em falar.

Para garantir um aumento da bagagem nos estudos, leia essa matéria: O muro de Donald Trump e o impacto sobre a biodiversidade, é curta e também cita um pouco de genética.


Exemplo pra ver se eu entendi. Supondo que no começo:
A vulnerabilidade da espécie ASSEXUADA era 5 (mais vulneráveis)
A vulnerabilidade da espécie SEXUADA variava de 1 a 7 (menos vulneráveis se olhar todos juntos)
..
Após a seca:
Na espécie ASSEXUADA sobreviveram os de vulnerabilidade 5 (únicos que tinha)
Na espécie SEXUADA sobreviveram os que tinham vulnerabilidade alta, tipo 5 a 7  

Foi mais ou menos isso que ocorreu ?
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Reprodução/variabilidade Mack Empty Re: Questão Reprodução/variabilidade Mack

Mensagem por VesTeles Ter 03 Jul 2018, 12:30

Felipe Pereira Saless escreveu:
Exemplo pra ver se eu entendi. Supondo que no começo:
A vulnerabilidade da espécie ASSEXUADA era 5 (mais vulneráveis)
A vulnerabilidade da espécie SEXUADA variava de 1 a 7 (menos vulneráveis se olhar todos juntos)
..
Após a seca:
Na espécie ASSEXUADA sobreviveram os de vulnerabilidade 5 (únicos que tinha)
Na espécie SEXUADA sobreviveram os que tinham vulnerabilidade alta, tipo 5 a 7  

Foi mais ou menos isso que ocorreu ?

Como eu disse, o fator vulnerabilidade é muito variável, e o foco dessa questão não era totalmente voltado para a vulnerabilidade e sim para o que acontece com os genes.

Devem ter pessoas que sabem mais que eu, mas vou tentar explicar:

Se você pegar uma população muito grande (em números) que se reproduz SEXUADAMENTE, há uma diversidade gênica enorme, o que dificulta, pelo menos um pouco, pegar uma doença. Mas você deve estar se perguntando o por quê né? vamos supor que essa infecção seja letal e mate o vermes, e que por acaso aconteceu uma variação genética no gameta de um indivíduo e com isso surgiu um verme com resistência (que sobrevive à infecção) e aqueles que não tinham essa variação morriam(a infecção serve como uma seleção natural). Logo os poucos indivíduos que tinham uma resistência (poucos, pois é muito pequena a possibilidade, mas possível) têm a possibilidade de passar para seus descendentes as mesmas mutações (no caso citado, coloquei que a mutação foi no gameta, pois só assim será hereditário).
..
Pós seca:

Muitos indivíduos morreram, logo aqueles que podiam ter alguma resistência (que a probabilidade já era pouca) podem ter morrido também. Em um pensamento um pouco mais simplista, isso significa perda de diversidade gênica e deixa a população mais suscetível a doenças.

Logo logo, alguém virá dar alguma explicação mais detalhada, mas acredito ser isso.

Acho que uma coisa legal para você pesquisar, que tem a ver com sua dúvida, é a anemia falciforme, já li em alguns sites que ela pode ter sido uma "evolução" contra a malária. 

Links: Por que a anemia falciforme é mais comum em populações africanas? e A origem da anemia falciforme

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Reprodução/variabilidade Mack Empty Re: Questão Reprodução/variabilidade Mack

Mensagem por Felipe Pereira Sales Ter 03 Jul 2018, 12:54

Valeu   Very Happy
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Reprodução/variabilidade Mack Empty Re: Questão Reprodução/variabilidade Mack

Mensagem por bernardolima12 Ter 03 Jul 2018, 21:03

Ahhh, eu entendi agora. Obrigado pela ajuda, foi um vacilo meu também. Abraços !
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Reprodução/variabilidade Mack Empty Re: Questão Reprodução/variabilidade Mack

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos