PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondulatória

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido Ondulatória

Mensagem por Vestestuda Sáb 30 Jun 2018, 15:47

I – Quanto maior a frequência de uma onda luminosa, maior a sua velocidade de propagação. 

II – Quando um feixe de luz passa de um meio a outro, seu comprimento de onda muda mas sua velocidade se mantém constante. 

III – O fenômeno de reflexão total pode ocorrer quando um feixe luminoso passa de um meio mais refringente para outro menos refringente. 

São corretas as seguintes afirmações:


 a)

I, II e III



 b)

I e III, apenas.



 c)

III, apenas.



 d)

II e III, apenas.



 e)

I, apenas.


LETRA C


Última edição por Vestestuda em Sáb 30 Jun 2018, 18:29, editado 2 vez(es)
Vestestuda
Vestestuda
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/05/2018
Idade : 24
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ondulatória

Mensagem por Aluna59 Sáb 30 Jun 2018, 17:24

I – Quanto maior a frequência de uma onda luminosa, maior a sua velocidade de propagação.
-a velocidade depende apenas do meio
II – Quando um feixe de luz passa de um meio a outro, seu comprimento de onda muda mas sua velocidade se mantém constante.
-na refração a frequência permanece constante, v e λ são proporcionais.
III – O fenômeno de reflexão total pode ocorrer quando um feixe luminoso passa de um meio mais refringente para outro menos refringente.
-ao passar para um meio menos refringente, a luz tende a se afastar tanto da normal até atingir um angulo limite e, posteriormente, sofre reflexão total.
Aluna59
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 308
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ondulatória

Mensagem por ccem2022 Qua 03 Ago 2022, 20:27

Alguém poderia me explicar o porque da afirmativa I estar incorreta ? Ela não estaria correta ? uma vez que a velocidade de propagação de uma onda é diretamente proporcional ao comprimento de onda e a sua frequência :

[latex]v = \lambda.f[/latex]

ccem2022
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/03/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ondulatória

Mensagem por marcosprb Qua 03 Ago 2022, 21:09

ccem2022 escreveu:Alguém poderia me explicar o porque da afirmativa I estar incorreta ? Ela não estaria correta ? uma vez que a velocidade de propagação de uma onda é diretamente proporcional ao comprimento de onda e a sua frequência :

[latex]v = \lambda.f[/latex]
ccem2022, a frequência da onda não é diretamente proporcional à velocidade ou ao comprimento de onda.
A frequência da onda é determinada pela frequência do emissor e permanece constante durante a propagação da onda, ainda que a onda mude de meio.
Suponha, por exemplo, que uma pessoa toque a nota de frequência 440Hz em um violão e logo depois toque a nota de frequência 264Hz.
A partir do momento em que a nota foi emitida, sua frequência permanece constante. Mesmo que posteriormente seja tocada uma outra nota, a nota original já "partiu" do instrumento, e sua frequência não será alterada.

Eu entendo o raciocínio que você fez a partir da fórmula, entretanto, a maneira correta é análisar da seguinte maneira.
[latex]\lambda = \frac{v}{f}[/latex].
Olhando dessa modo, é possível concluir que o comprimento de onda é diretamente propocional à velocidade e inversamente proporcional à frequência. A velocidade e a frequência são independentes uma da outra.
A velocidade de propagação só depende do meio de propagação e a frequência só depende da fonte emissora.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ondulatória

Mensagem por ccem2022 Qui 04 Ago 2022, 13:00

marcosprb escreveu:
ccem2022 escreveu:Alguém poderia me explicar o porque da afirmativa I estar incorreta ? Ela não estaria correta ? uma vez que a velocidade de propagação de uma onda é diretamente proporcional ao comprimento de onda e a sua frequência :

[latex]v = \lambda.f[/latex]
ccem2022, a frequência da onda não é diretamente proporcional à velocidade ou ao comprimento de onda.
A frequência da onda é determinada pela frequência do emissor e permanece constante durante a propagação da onda, ainda que a onda mude de meio.
Suponha, por exemplo, que uma pessoa toque a nota de frequência 440Hz em um violão e logo depois toque a nota de frequência 264Hz.
A partir do momento em que a nota foi emitida, sua frequência permanece constante. Mesmo que posteriormente seja tocada uma outra nota, a nota original já "partiu" do instrumento, e sua frequência não será alterada.

Eu entendo o raciocínio que você fez a partir da fórmula, entretanto, a maneira correta é análisar da seguinte maneira.
[latex]\lambda = \frac{v}{f}[/latex].
Olhando dessa modo, é possível concluir que o comprimento de onda é diretamente propocional à velocidade e inversamente proporcional à frequência. A velocidade e a frequência são independentes uma da outra.
A velocidade de propagação só depende do meio de propagação e a frequência só depende da fonte emissora.

Obrigado amigo, acho que eu entendi. Eu fico um pouco confuso quando nós falamos de semelhanças e diferenças de ondas eletromagnéticas e da propagação de ondas em cordas. As noções de frequência, velocidade de propagação e afins, no geral, são diferentes pras duas coisas ?

ccem2022
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/03/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ondulatória

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos