PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reação

2 participantes

Ir para baixo

Reação Empty Reação

Mensagem por Sunriseee Qui 01 Fev 2018, 19:41

Pessoal, como é feita essa reação BaCo3 + Hcl? A resposta é BaCl2 + H2o + Co2.
Obrigada.
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Giovana Martins Qui 01 Fev 2018, 20:27

Reação Codec235

O ácido carbônico é um ácido instável que logo se decompõe em água e gás carbônico. Esta informação é bastante divulgada, logo, é bom que você a tenha em mente, pois os vestibulares não informam isso.

Nota: fiz uma edição, pois deu um bug no Látex que sumiu com um dos coeficientes estequiométricos.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7615
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Sunriseee Ter 06 Fev 2018, 19:45

Giovanna, valeu! Tenho uma pergunta bemmm básica: como foi feita essa decomposição do BaCo3? Tipo, o que te leva a dizer que é Ba^2+ e Co3^2-? Fico muito insegura em decompor algo. Obrigada.
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Giovana Martins Qua 07 Fev 2018, 12:32

Sunriseee, sinceramente, foi por experiência em fazer exercícios. Há alguns íons cuja memorização é importante, tais como os íons: carbonato, sulfato, fosfato, bicarbonato, nitrato e um da química orgânica, o acetato. O íon carbonato tem a forma CO32-, o íon sulfato SO42- e assim vai. Quanto ao bário é o seguinte, faça a distribuição eletrônica do bário e coloque-a em ordem geométrica, após isso você observará que o subnível mais externo da distribuição é o 6s2, com 2 elétrons, que é onde ocorrerá a a perda desses elétrons e o elemento bário irá transformar-se no íon Ba2+

Nota: você não precisa decorar de forma sistemática cada íon. Fazendo exercícios você memoriza de uma forma que você nem percebe. Uma truque que eu conheço para achar o íon é o seguinte. Vamos pegar o ácido sulfúrico, H2SO4, para achar o íon sulfato, basta "descruzar"  as cargas, logo, obteremos o íon H+ e o íon SO42-.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7615
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Sunriseee Ter 13 Fev 2018, 08:41

Giovana Martins escreveu:Sunriseee, sinceramente, foi por experiência em fazer exercícios. Há alguns íons cuja memorização é importante, tais como os íons: carbonato, sulfato, fosfato, bicarbonato, nitrato e um da química orgânica, o acetato. O íon carbonato tem a forma CO32-, o íon sulfato SO42- e assim vai. Quanto ao bário é o seguinte, faça a distribuição eletrônica do bário e coloque-a em ordem geométrica, após isso você observará que o subnível mais externo da distribuição é o 6s2, com 2 elétrons, que é onde ocorrerá a a perda desses elétrons e o elemento bário irá transformar-se no íon Ba2+

Nota: você não precisa decorar de forma sistemática cada íon. Fazendo exercícios você memoriza de uma forma que você nem percebe. Uma truque que eu conheço para achar o íon é o seguinte. Vamos pegar o ácido sulfúrico, H2SO4, para achar o íon sulfato, basta "descruzar"  as cargas, logo, obteremos o íon H+ e o íon SO42-.

Giovana, obrigada pela atenção!
Venho treinando mais química, pois sempre me vejo em insegurança na hora de resolver exercícios. Realmente, decorar é um saco, bom saber que a prática dos exercícios ajuda. Valeu por compartilhar (;

Ah, Giovana. A classificação de (aq) e (l) das substâncias, você sempre pensa em como elas ficam em temperatura ambiente?
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Giovana Martins Ter 13 Fev 2018, 13:54

Disponha. Quanto a sua outra dúvida é o seguinte: geralmente, nos exercícios de vestibulares, as reações ocorrem em meio aquoso e em temperatura ambiente, daí eu optei por esse tipo de meio e a essa temperatura, então sim, eu pensei nas substâncias como se elas estivessem em temperatura ambiente. Mas não há muito com o que se preocupar em relação a isso, pois os vestibulares quase sempre apresentam os estados físicos dos compostos que compõem a reação.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7615
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Sunriseee Sex 16 Fev 2018, 20:30

Giovana Martins escreveu:Disponha. Quanto a sua outra dúvida é o seguinte: geralmente, nos exercícios de vestibulares, as reações ocorrem em meio aquoso e em temperatura ambiente, daí eu optei por esse tipo de meio e a essa temperatura, então sim, eu pensei nas substâncias como se elas estivessem em temperatura ambiente. Mas não há muito com o que se preocupar em relação a isso, pois os vestibulares quase sempre apresentam os estados físicos dos compostos que compõem a reação.

Ah, legal! Obrigada! (:
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Giovana Martins Sex 16 Fev 2018, 20:38

De nada : )!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7615
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reação Empty Re: Reação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos