PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre termos

4 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Dúvida sobre termos

Mensagem por Kaminii Qui 09 Nov 2017, 21:09

Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite!
Estou com uma dúvida sobre determinado termo utilizado por mim nesta redação do ENEM 2017.

Tendo em vista a não repetição da palavra 'formação' elencada no tema dentro da introdução, optei pela expressão: Atuação escolar.

Durante a argumentação explorei recursos como o preconceito gerador da ineficiência educacional para manutenção de surdos nos colégios e, por fim, levantei a temática legislativa no contexto, uma vez que existe leis, mas não estão em vigor.

Assim, caracterizei 'atuação escolar' como a real participação de surdos na escola, o que, para mim, seria o significado de 'formação'; não apenas a carga horária com os recursos efetivos, mas o aprendizado concreto do que é passado ao aluno.

Estou muito apreensiva quanto a isso, necessito de, no mínimo, 800 pontos para meu curso e perder por algum tipo de inadequação ao tema não está me deixando dormir  Neutral .

Agradeço qualquer comentário!

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Kaminii Qui 09 Nov 2017, 21:41

Hayzel Sh escreveu:Continua certo. Demora é uma palavra formada por derivação imprópria, no caso; é substantivo, e não verbo. Se não tivese colocado crase, estaria errado. Não há nenhum erro de crase no seu texto.
Obrigada! Mas, em relação ao termo que utilizei, o que você acha?
Sua opinião é extremamente relevante  Neutral

Não será possível transcrever a redação completa, pois nem mesmo eu estou conseguindo decifrar meu rascunho  Rolling Eyes .

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Hayzel Sh Qui 09 Nov 2017, 21:45

Kaminii,

você não citou a palavra formação escolar ou educacional em outra parte da sua introdução, né? Você escreveu a palavra desafios ou equivalente na introdução?
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por _Arthur_ Qui 09 Nov 2017, 21:48

Hayzel Sh escreveu:Continua certo. Demora é uma palavra formada por derivação imprópria, no caso; é substantivo, e não verbo. Se não tivesse colocado crase, estaria errado. Não há nenhum erro de crase no seu texto.
Não sabia dessa. Obrigado, Hayzel!Dúvida sobre termos - Página 3 Icon_smile
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Hayzel Sh Qui 09 Nov 2017, 21:52

De nada, Arthur! Outro jeito de perceber que não é verbo é substituir a palavra demora por lentidão, que é claramente um substantivo! Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Thanos Qui 09 Nov 2017, 21:52

Em relação à introdução, não é necessário repetir o tema... No trecho que vi, ficou bastante claro do que se tratava.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Kaminii Qui 09 Nov 2017, 21:53

Hayzel Sh escreveu:Kaminii,

você não citou a palavra formação escolar ou educacional em outra parte da sua introdução, né? Você escreveu a palavra desafios ou equivalente na introdução?
No início, interpretei da seguinte forma:

Desafios- o que são desafios? Problemas; são obstáculos ou disfunções que pretendemos superar. Exemplo: Sou horrível em física. Meu desafio/problema/obstáculo é a física, e o que devo fazer é TENTAR superá-lo. Assim, citei desafios e formação educacional - com essas palavras - nos argumentos, mas procurei me atentar à coesão - não repetir termos próximos - então utilizei disfunção. Porém, cabe ressaltar que entendo meus argumentos explícitos na introdução como 'recorte temático', direcionando meu texto para os desafios de formação educacional de surdos: preconceito e 'déficit' na manutenção da legislação - meu pensamento, óbvio.

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Hayzel Sh Qui 09 Nov 2017, 21:54

Também não acho necessário repetir o tema; só acho mais seguro mesmo. Se o corretor conseguir identificar o tema bem, assim como você conseguiu, a Kaminii não terá problemas com essa introdução, de fato.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Kaminii Qui 09 Nov 2017, 21:57

Hayzel Sh escreveu:Também não acho necessário repetir o tema; só acho mais seguro mesmo. Se o corretor conseguir identificar o tema bem, assim como você conseguiu, a Kaminii não terá problemas com essa introdução, de fato.
Obrigada! Estou bem apreensiva em vista dos acertos que tive, os quais não me deixaram segura, mas, em vez disso, decepcionada, preciso de uma nota razoável na redação!

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Hayzel Sh Qui 09 Nov 2017, 22:00

Eu acho que você vai conseguir, Kaminii! Não sei do conteúdo da sua redação, mas pelo menos da sua linguagem eu gostei muito! Espero que os seus dois corretores sejam legais Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Kaminii Qui 09 Nov 2017, 22:08

Hayzel Sh escreveu:Eu acho que você vai conseguir, Kaminii! Não sei do conteúdo da sua redação, mas pelo menos da sua linguagem eu gostei muito! Espero que os seus dois corretores sejam legais Razz
Obrigada novamente! Creio que mantive um nível eficiente na argumentação, apenas esqueci de conciliar corretamente os parágrafos, minha conclusão foi feita em 6 linhas  Neutral . Mas, nesse sentido, conseguindo uma boa nota na adequação e argumentação "posso" perder pontos na competência 5.

Meu curso desprende um corte de 700 pontos - média dos últimos anos.

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre termos - Página 3 Empty Re: Dúvida sobre termos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos