PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

4 participantes

Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por Biahh10 Qui 09 Nov 2017, 19:57

Os metais alcalinos são moles e extremamente reativos, reagindo explosivamente com a água. Dentre as equações, a que representa sua reação com água é :

a) X(s) + H2O(l) \rightarrow  XH(Aq) + H2(g)
b) X(s)+ H2O (l)  \rightarrow XOH(aq) +H2O(l)
c) X(s) + H2O (l)  \rightarrow XOH(aq)
d) X(s) + H2O(l)  \rightarrow XOH(aq) + O2(g)
e) X(s) + H2O(l)  \rightarrow XOH(aq) + H2

Gabarito: E

Boa tarde pessoal, encontrei essa questão no livro do Feltre e  não consegui associar os conhecimentos.
Alguem pode me explicar o porque das alternativas? (Certa/Errada)


Última edição por Biahh10 em Sex 10 Nov 2017, 00:20, editado 2 vez(es)

Biahh10
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 19/07/2017
Idade : 24
Localização : campo grande, mato grosso do sul, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por Convidado Qui 09 Nov 2017, 20:05

Os metais alcalinos possuem os menos potenciais EPH. O lítio, que eu conheça, é o que possui menor.  Conhece a bateria de lítio?
Assim, eles possuem a tendência a reduzir outros compostos.

Na letra a) faltou você especificar o estado da água.

O que você acha que o metal redutor fará com a água?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Resposta

Mensagem por Biahh10 Qui 09 Nov 2017, 20:57

Qualquer alcalino tende a atrair mais elétrons que o  H de acordo com o que Feltre ensinou da fila da reatividade. Então poderia ocorrer uma reação de deslocamento, mas o que me intriga é porque permaneceu o hidrogênio no (OH), as reações que ele deu de exemplo o termo que foi deslocado "vaza", mas um H permaneceu. Se tivesse que formar uma base não era só uma base e porque librerou H2?
 Enfim, publiquei por que não estou conseguindo associar os conhecimentos como disse anteriormente. Ṕode ajudar?

Biahh10
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 19/07/2017
Idade : 24
Localização : campo grande, mato grosso do sul, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por Convidado Sex 10 Nov 2017, 00:54

Só você pensar no que ocorreria caso o H saisse do O. O que se formaria?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 14 Nov 2020, 17:56

pessoal, quero sanar a mesma dúvida:


por quê, na reação de K+H2O, um "H" fica com o oxigênio e o outro vira H2 ?

exemplo

2K+2H2O-->2KOH+H2

* parte dos hidrogênios ficam com o oxigênio, mas parte, não.


Apesar disso, o ferro se comporta de outra forma, mesmo sendo metal e reagindo com o mesmo elemento:

Fe+H2SO4--->  FeSO4 + H2



isso se deve ao fato de que, o metal, como quer dar elétrons, ele desloca só o cátion da molécula de água?

no caso:k + [(h(cátion)+ oH(ânion)]
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 14 Nov 2020, 18:00

outra dúvida que tenho é: como devo representar metais alcalinos em uma reação, o "k"(potássio) se apresenta dessa forma (monoatômica)?

exemplo, no h2, o h tem que se juntar com outro h para completar 2 elétrons em sua última camada.

no caso de um metal alcalino, como ele deve se apresentar, se ele não pode compartilhar com outro metal alcalino, ele fica na forma de íon?
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por KOSHAI Sex 12 Mar 2021, 00:09

caro amigo Felipe. Os metais alcalinos possuem alta reatividade, isso se deve pela sua estrutura que, em geral, constitui-se Metal + Ametal= substância iônica. Devido a isso, não ocorrem em sua forma metálica na natureza, e, geralmente, não se apresentam "sozinhos" na crosta terrestre. No outro caso, formou-se a substância KOH pois totalizou aí a regra do octeto (1 elétron do K, por ser alcalino, 1 elétron do H e, por fim, 6 elétrons do O).

Espero que tenha entendido. Desde já, agradeço.
KOSHAI
KOSHAI
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 146
Data de inscrição : 12/02/2021
Idade : 21
Localização : Brasília-DF

felipeomestre123 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por felipeomestre123 Sáb 09 Out 2021, 00:27

Biahh10 escreveu:Qualquer alcalino tende a atrair mais elétrons que o  H de acordo com o que Feltre ensinou da fila da reatividade. Então poderia ocorrer uma reação de deslocamento, mas o que me intriga é porque permaneceu o hidrogênio no (OH), as reações que ele deu de exemplo o termo que foi deslocado "vaza", mas um H permaneceu. Se tivesse que formar uma base não era só uma base e porque librerou H2?
 Enfim, publiquei por que não estou conseguindo associar os conhecimentos como disse anteriormente. Ṕode ajudar?
Folheie 2 páginas a seguir. Na página 254, estão descritas as propriedades das reações com água.


Esquisito, não é? O livro pede exatamente um conceito que apresenta duas páginas depois da questão...
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por kaua04reis Sex 17 Fev 2023, 13:15

Desculpe por reabrir este tópico, porém fiquei com dúvida nas mesmas questões e não consegui compreender através do livro o porque de os metais alcalinos e alcalinos terrosos reagirem com a água formando hidróxidos e não óxidos. Pela regra do octeto no exemplo do sódio reagindo com a água: Na+H2O->Na(OH) + H2 eu entendo a liberação do H2 pela maior reatividade do sódio, mas porque não é formado NaO- ou Na2O já que Na2O atende a regra do octeto? Caso alguém possa ajudar, agradeço.

kaua04reis
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

(UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água Empty Re: (UFR-RJ) Reação do metais alcalino com a água

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos