PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mitose/ meiose

3 participantes

Ir para baixo

mitose/ meiose Empty mitose/ meiose

Mensagem por mari Qui 31 Ago 2017, 10:08

Como diferenciar Anáfase II da meiose com Anáfase da mitose?  :scratch:

mari
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1134
Data de inscrição : 01/09/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por AndQ Qui 31 Ago 2017, 11:17

A anáfase II da meiose separa as cromátides irmãs, a anáfase da mitose separa os cromossomos homólogos duplicados.

AndQ
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 07/02/2014
Idade : 24
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por Hayzel Sh Qui 31 Ago 2017, 16:42

Mari, só pelo desenho não tem como saber, você tem que comparar com as células mãe, e ver se, de fato, a divisão foi reducional. Imagino que o que o AndQ falou não serve como método de identificação, uma vez que, com ele, não é possível diferenciar a anáfase II da meiose da anáfase da mitose em células mãe haploides, já que elas não possuem cromossomos homólogos. 


No entanto, se a célula mãe for diploide, é possível diferenciar, sim, porque a anáfase II da meiose terá apenas cromossomos diferentes, porque eles foram reduzidos na anáfase I da meiose, ao passo que na anáfase da mitose de uma célula mãe diploide, os cromossomos cujas cromátides serão puxados estão em par, ou seja, elas são iguais dois a dois.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por Hayzel Sh Qui 31 Ago 2017, 16:51

Veja: http://sketchtoy.com/68294993

Compare os dois primeiros desenhos, sem as informações que estão escritas: não dá pra saber se se trata de uma anáfase II da meiose ou de uma anáfase da mitose. Isso se deve ao fato de a célula ser haploide.

Agora compare os dois desenhos de baixo, sem as informações que estão escritas: é possível inferir apenas que a anáfase da segunda célula é uma anáfase mitótica, pois os cromossomos estão sendo puxados de parzinho, ou seja, dois laranjas, e dois marrons.

Recomendo você desenhar as duas células originais, de cada caso, com as cores certas dos cromossomos, pra melhor visualização. 

Qualquer dúvida, pergunte.


@Edit:

No meu desenho, a primeira célula não é uma célula haploide, pois está sofrendo anáfase II, e células haploides não sofrem meiose, ela tem que ser uma célula 2n = 4, a legenda "n = 4" só serve para a segunda célula, erro meu. As duas de baixo, aí sim, são 2n = 4 (diploides com 4 cromossomos).


Última edição por Hayzel Sh em Qui 31 Ago 2017, 20:17, editado 1 vez(es)
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por AndQ Qui 31 Ago 2017, 19:40

mas indivíduos haploides não sofrem meiose, eles se reproduzem por mitose, ou não? Se sim o meu método é válido.

AndQ
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 07/02/2014
Idade : 24
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por Hayzel Sh Qui 31 Ago 2017, 19:51

Células haploides não sofrem meiose, de fato. O seu método não é válido inteiramente porque uma anáfase da mitose de uma célula haploide pode ser confundida com a anáfase II de uma meiose, olhando só para o desenho.

No desenho que eu fiz, por exemplo, a célula n = 4 está em anáfase II da meiose, mas se te dessem só esse desenho, sem a minha informação de que a célula é n = 4 (isto é, haploide e com 4 cromossomos), não seria possível saber se a célula está em uma anáfase II de meiose ou em uma anáfase de mitose, já que não se sabe a ploidia.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por Hayzel Sh Qui 31 Ago 2017, 19:54

Na verdade, seu método está errado, porque a anáfase da mitose não separa os cromossomos homólogos duplicados mas, sim, as cromátides irmãs, assim como na anáfase II da meiose. Como as duas fazem a mesma coisa, é possível diferenciar ou pelas informações do texto, ou vendo pelo desenho se há dois cromossomos iguais sendo puxados para um mesmo lado. Os cromossomos homólogos duplicados são separados na anáfase I da meiose.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por AndQ Qui 31 Ago 2017, 20:15

Realmente, me confundi com a anáfase da mitose. Erro meu.

Como você disse, só tendo o desenho do processo completo da meiose mesmo.

AndQ
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 07/02/2014
Idade : 24
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

mitose/ meiose Empty Re: mitose/ meiose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos