PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFBA - MCU

2 participantes

Ir para baixo

UFBA - MCU Empty UFBA - MCU

Mensagem por Augusto H. Sex 07 Jul 2017, 17:08

(UFBA) Um indivíduo, preocupado com as constantes multas que tem recebido por dirigir seu automóvel em excesso de velocidade, relata o fato a dois companheiros. Os três amigos não conseguem compreender a razão das multas, sendo que todos eles observam os limites de velocidade nas vias públicas por meio do velocímetro de seus carros. Os seus veículos, de mesmo modelo, têm nos pneus a única característica distinta. O carro usa os pneus indicados pelo fabricante do veículo; o carro usa pneus com diâmetro maior que o indicado, pois o seu proprietário visita, periodicamente, seus familiares no interior, viajando por estradas e caminhos irregulares; o carro usa pneus com diâmetro menor que o indicado, uma vez que seu proprietário gosta de veículos rebaixados, com aspecto esportivo. Os três amigos decidem fazer um experimento: alugam um aparelho de radar e vão para uma estrada deserta. Após realizarem várias medições, construíram o gráfico a seguir.


UFBA - MCU 3410

Com base na análise do gráfico, identifique a correspondência existente entre os carros A, B e C e as linhas 1, 2 e 3, que representam as velocidades desses carros, verificando qual dos três amigos deve ser mais precavido ao circular em estradas e avenidas vigiadas pelo radar.


GAB: A=2 ; B=3 (deve ser mais precavido) ; C=1




Para mim não faz sentido algum B ser 3, sua velocidade é a maior (V=2.pi.F.R), logo teria que ser a reta 1 no meu ponto de vista.
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 25
Localização : Porto Alegre

Lucas_DN684 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

UFBA - MCU Empty Re: UFBA - MCU

Mensagem por Euclides Sex 07 Jul 2017, 17:33

O velocímetro opera a partir da rotação do eixo motor (igual nos 3 veículos) e do diâmetro padrão das rodas, convertendo a velocidade angular do eixo em velocidade linear através do cálculo

UFBA - MCU Gif

o sistema supõe que as rodas utilizadas sejam o padrão. Se o diâmetro dos pneus for menor que o padrão a velocidade registrada será maior que a velocidade real.

Se o diâmetro dos pneus for maior que o padrão a velocidade registrada será menor que a velocidade real. Este é quem deve se acautelar.

UFBA - MCU Figura

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

rafaacestmoi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

UFBA - MCU Empty Re: UFBA - MCU

Mensagem por Augusto H. Dom 09 Jul 2017, 20:58



UFBA - MCU Gif

o sistema supõe que as rodas utilizadas sejam o padrão. Se o diâmetro dos pneus for menor que o padrão a velocidade registrada será maior que a velocidade real.

Se o diâmetro dos pneus for maior que o padrão a velocidade registrada será menor que a velocidade real. Este é quem deve se acautelar.

Ta muito confuso para mim, como a velocidade vai ser maior com o diâmetro menor? Por essa equação não faz sentido isso: UFBA - MCU Gif

Pois maior o diâmetro, maior será a velocidade registrada no velocímetro.
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 25
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

UFBA - MCU Empty Re: UFBA - MCU

Mensagem por Euclides Dom 09 Jul 2017, 21:34

A única coisa que o sistema de velocímetro registra corretamente é a velocidade angular do eixo motor. O sistema supõe que o automóvel esteja equipado com as rodas padrão.

A velocidade é indicada fazendo o produto v=\omega\times R_{\text{padr\~ao}}. A velocidade real, entretanto, é calculada corretamente usando-se o raio verdadeiro da roda em uso.

1. se o raio verdadeiro for maior que o padrão, a velocidade registrada pelo velocímetro será menor que a real, pois o cálculo do aparelho usou um valor menor de raio.

2. se o raio verdadeiro for menor que o padrão, a velocidade registrada pelo velocímetro será maior que a real, pois o cálculo do aparelho usou um valor maior de raio.

UFBA - MCU Figura

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Lucas_DN684 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

UFBA - MCU Empty Re: UFBA - MCU

Mensagem por Augusto H. Dom 09 Jul 2017, 21:40

Amém, consegui compreender a situação!

Obrigado pelo detalhamento Euclides.
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 25
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

UFBA - MCU Empty Re: UFBA - MCU

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos