PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Anel que Quebra

2 participantes

Ir para baixo

Anel que Quebra  Empty Anel que Quebra

Mensagem por Condensador Dom 07 maio 2017, 15:50

Considere um anel condutor feito de um arame espessura fina, onde d é o diâmetro do arame e D é o diâmetro do anel (D>>d). Uma carga Q localizada no anel é a suficiente para causar a quebra do anel através de repulsões eletrostáticas. As dimensões do sistema são duplicadas. Sendo assim, qual deve ser a nova carga para provocar a quebra do anel?  
Anel que Quebra  88a4bbec7f244204b2fdc485fc332d51



Resposta: 4Q
Condensador
Condensador
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 18/03/2015
Idade : 24
Localização : Manaus - AM - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Anel que Quebra  Empty Re: Anel que Quebra

Mensagem por LPavaNNN Seg 08 maio 2017, 00:32

se vc dobra d, vc quadruplica a area da seção trasversal do aro, então necessita de 4 vezes mais força.

4Q.Q/D²=Q'.Q'/4D²

Q'=4Q

isso é uma visão bem superficial da situação , veja um raciocínio mais completo

 se eu tenho carga Q no aro, cada parte Deltax do aro teria uma carga de 

DeltaQ

sendo que pi.D/n=Deltax
Q/n=DeltaQ

ou seja, basicamente dividi o aro em n partes e considerei que cada parte de tamanho igual tem a mesma proporção da carga total. 


se cada ''pedaço de carga '' aumentou em 4, a carga total tbm. 


a idéia mais completa seria que uma parte Deltax do aro recebe repulsão de todas as outras partes .
As partes que são simétricas em relação a Delta x, cada parte simétrica repele essa parte Deltax para fora e para dentro , mas como estão em lados opostos, essa repulsão para dentro se anulariam, mas a repulsão para fora somaria, essa soma dependeria do ângulo entre as partes em questão, mas note que, quando eu modificasse a carga dessas partes, o ângulo n mudaria, pois estaria na mesma parte da circunferência, sendo assim, se eu modificasse DeltaQ, para 4DeltaQ por exemplo, eu aumentaria todas essas '' forças parciais '' em 16(caso n variasse a distância), pois o ângulo n sofreria nenhuma mudança, se eu aumento todas essas forças parciais em 16, eu aumento a força total, resultante da repulsão de todas partes Deltax em 16

lembrando que na questão há variação de distância, aumento D para 2D,  a força diminnui em 4, aumentando d para 2d, a força necessária deve aumentar 4, o balanço total então é 16.

LPavaNNN
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 930
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 30
Localização : Goiânia/GO Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos