PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio heterogêneo

2 participantes

Ir para baixo

Equilíbrio heterogêneo Empty Equilíbrio heterogêneo

Mensagem por JohnnyC Sex 05 maio 2017, 15:59

(UFMS) A reação de fotossíntese é:


6 CO2 (g) + 6 H2O (l) ---> C6H12O6 (s) + 6 O2 (g) DeltaH = + 2802 kj


Assumindo que a reação está no equilíbrio e que a célula vegetal é um sistema isolado, o que é correto afirmar ?

a) Quando a pressão parcial de O2 é aumentada, o equilíbrio se desloca na direção de formação dos produtos.
b) Quando se aumenta a temperatura, o equilíbrio se desloca no sentido da formação de produtos
c) Quando se remove um pouco de C6H12O6, o equilíbrio se desloca no sentido da formação dos reagentes.
d) Quando a pressão atmosférica aumenta, o equilíbrio se desloca no sentido de formação dos produtos.
e) A adição de água desloca o equilíbrio no sentido dos reagentes.


R: b)


Pessoal, estou entrando nesse assunto agora, então, estou com um pouco de dúvida.


Na letra a) eu posso considerar errado pelo fato de o sólido e o líquido não participarem do equilíbrio, restando apenas 6 CO2(g) e 6 O2(g). Logo, como os volumes são iguais, diminuindo ou aumentando a quantidade de O2(g) não haverá deslocamento do equilíbrio em ambos os lados.


Na b) está correta, pois irá deslocar o equilíbrio na direção do lado endotérmico.


Na letra c) removendo ou adicionando glicose não afetará o equilíbrio, pois trata-se de um sólido e sólidos e líquidos não afetam o equilíbrio.


Na letra d) o aumento ou diminuição da pressão atmosférica não afeta o equilíbrio, pois não há ligação direta entre Patm com o equilíbrio heterogêneo.


Na letra e) a dição ou retirada de H2O não afeta o equilíbrio pois trata-se de um líquido.
A forma como estou justificando as erradas está correta ?

Obrigado a todos.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio heterogêneo Empty Re: Equilíbrio heterogêneo

Mensagem por Diego A Sáb 06 maio 2017, 09:24

JhonnyC escreveu:a) eu posso considerar errado pelo fato de o sólido e o líquido não participarem do equilíbrio, restando apenas 6 CO2(g) e 6 O2(g). Logo, como os volumes são iguais, diminuindo ou aumentando a quantidade de O2(g) não haverá deslocamento do equilíbrio em ambos os lados. [correto]

b) está correta, pois irá deslocar o equilíbrio na direção do lado endotérmico. [correto]


c) removendo ou adicionando glicose não afetará o equilíbrio, pois trata-se de um sólido e sólidos e líquidos não afetam o equilíbrio. [correto para eq heterogêneo]


d) o aumento ou diminuição da pressão atmosférica não afeta o equilíbrio, pois não há ligação direta entre Patm com o equilíbrio heterogêneo. [É um sistema isolado, Patm não contribui]


e) a adição ou retirada de H2O não afeta o equilíbrio pois trata-se de um líquido. [correto, conforme letra c]
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio heterogêneo Empty Re: Equilíbrio heterogêneo

Mensagem por Convidado Sáb 06 maio 2017, 10:23

Você está errado ao afirmar que a retirada de de glicose não afeta o equilíbrio sem especificar a quantidade. Estabelecido o equilíbrio, caso você retire toda a glicose o equilíbrio será afetado. É necessário que haja o composto mesmo que não contribua para o cálculo do equilíbrio quando está presente.
É justamento o que a alternativa diz: retirar um pouco.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio heterogêneo Empty Re: Equilíbrio heterogêneo

Mensagem por Convidado Sáb 06 maio 2017, 10:27

A letra e está errada, porém caso houvesse entre os reagentes ou produtos algum composto que esteja em solução (aq) seria afetada a sua concentração.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio heterogêneo Empty Re: Equilíbrio heterogêneo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos