PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como calcular a constante elástica?

2 participantes

Ir para baixo

Como calcular a constante elástica? Empty Como calcular a constante elástica?

Mensagem por CalouroEntediado Sáb 01 Abr 2017, 09:05

(ii) Pendure o conjunto lastro + discos (3 discos de 100 g) no puxador do canhão e meça a elongação da mola do lançador
(X1 = ___________________). Calcule a constante elástica da mola (K), utilizando a segunda lei de Newton e a lei de Hooke.


Como calcular se eu tenho apenas a massa e a elongação? Acho que estou deixando algum dado passar... Alguém poderia me ajudar?

F = m . a
F = K . X

Imagem, caso ajude:
Como calcular a constante elástica? 2nhkyn4


Última edição por CalouroEntediado em Sáb 01 Abr 2017, 10:16, editado 1 vez(es)

CalouroEntediado
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/08/2016
Idade : 26
Localização : Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como calcular a constante elástica? Empty Re: Como calcular a constante elástica?

Mensagem por Elcioschin Sáb 01 Abr 2017, 09:42

Sua figura não tem nada a ver com a questão: não existe nenhuma mola.

Estou supondo que é uma mola pendurada no teto, tendo uma massa (lastro + 3 discos de 100 g) pendurada nela.

Não foi informada a massa do lastro.

De qualquer modo existe uma massa total m pendurada na mola. A única força que age sobre ela é o peso P = m.g (e não F = m.a)


k.x = m.g
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como calcular a constante elástica? Empty Re: Como calcular a constante elástica?

Mensagem por CalouroEntediado Sáb 01 Abr 2017, 09:53

Essa é a imagem que está no relatório de um experimento que ainda vou fazer, então não posso dizer com certeza, mas imagino que a mola estara dentro do canhão o qual a esfera será lançada.
Não tenho a massa do lastro, porque ainda vou calcular essa medida, minha dúvida era o raciocínio mesmo.
De qualquer forma, o que você me informou me fez pensar e talvez durante o movimento a única aceleração sobre o corpo seria a gravidade? Aí no caso utilizaria kx=mg?
Muito obrigado pela atenção, Elcioschin. Smile

CalouroEntediado
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/08/2016
Idade : 26
Localização : Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como calcular a constante elástica? Empty Re: Como calcular a constante elástica?

Mensagem por Elcioschin Sáb 01 Abr 2017, 10:00

Infelizmente você não postou o enunciado completo da questão (começou em ii), logo não dá para saber se única força é a da gravidade.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71769
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como calcular a constante elástica? Empty Re: Como calcular a constante elástica?

Mensagem por CalouroEntediado Sáb 01 Abr 2017, 10:06

Ah, sinto muito, aqui está:

A execução do experimento deve seguir as seguintes etapas:

(i) Desaperte o parafuso do lançador (debaixo da bancada) e gire o aparato experimental (lançador), de modo que seja possível coloca-lo em 90°.

(ii) Pendure o conjunto lastro + discos (3 discos de 100g) no puxador do canhão e meça a elongação da mola do lançador (X1=___________________). Calcule a constante elástica da mola (K), utilizando a segunda lei de Newton e a lei de Hooke (K=___________________).


Última edição por CalouroEntediado em Sáb 01 Abr 2017, 10:54, editado 1 vez(es)

CalouroEntediado
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/08/2016
Idade : 26
Localização : Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como calcular a constante elástica? Empty Re: Como calcular a constante elástica?

Mensagem por CalouroEntediado Sáb 01 Abr 2017, 10:18

Ahhh, eu não havia entendido esse enunciado i), mas a mola seria colocada acho que exatamente do modo que o senhor falou inicialmente, certo? agradeço a ajuda e desculpe pelo incômodo.

CalouroEntediado
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/08/2016
Idade : 26
Localização : Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como calcular a constante elástica? Empty Re: Como calcular a constante elástica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos