PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dilataçao linear

3 participantes

Ir para baixo

dilataçao linear Empty dilataçao linear

Mensagem por Bruna Barreto Seg 11 Abr 2011, 22:55

(EEAR) Uma garrafa de alumínio (coeficiente de dilatação linear a = 22.10-6 ºC-1 ), com volume de
808,1 cm3, contém 800 cm3 de glicerina (coeficiente de dilatação volumétrica g = 147.10-6 ºC-1) à
temperatura de 0 ºC. A temperatura, em ºC, a que deve ser aquecido o conjunto para que o frasco fique
completamente cheio, sem haver transbordamento de glicerina, é de aproximadamente:
a) 100 c) 225
b) 125 d) 375
EXPLICA POR FAVOR COM DETALHES NOS CALCULOS.

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dilataçao linear Empty Re: dilataçao linear

Mensagem por Victor M Ter 12 Abr 2011, 10:07

Para que a garrafa fique completamente cheia, a variação aparente do volume do liquido deve ser igual a que falta para a garrafa ficar cheia.

Como:

dilataçao linear Gif

(onde ga é o coeficiente de dilatação volumetrica aparente do liquido, gr é o coeficiente de dilatação volumetrica real do liquido e gf é o coeficiente de dilatação volumetrica da garrafa)

Sabendo que: g = 3a

gf= 66*10^-6/ºC

logo:

dilataçao linear Gif

então:

dilataçao linear Gif

Alternativa B

Victor M
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 408
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 28
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

dilataçao linear Empty Re: dilataçao linear

Mensagem por Bruna Barreto Ter 12 Abr 2011, 22:04

mas olha só me deu uma dúvida...pra vc ter um gama aparente...vc tem q ter uma variaçao aparente q é o transbordamento..e ele quer q os volumes sejem iguais colocando essa formula vc afirma q teve transbordamento da glicerina e o enunciado nao diz isso.fiquei meio confusa

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dilataçao linear Empty Re: dilataçao linear

Mensagem por Euclides Ter 12 Abr 2011, 22:16

Bruna Barreto escreveu:mas olha só me deu uma dúvida...pra vc ter um gama aparente...vc tem q ter uma variaçao aparente q é o transbordamento..e ele quer q os volumes sejem iguais colocando essa formula vc afirma q teve transbordamento da glicerina e o enunciado nao diz isso.fiquei meio confusa

Não ponha palavras na boca do VictorM. O que ele disse foi

Victor M escreveu:Para que a garrafa fique completamente cheia, a variação aparente do volume do liquido deve ser igual a que falta para a garrafa ficar cheia.

Como recipiente e líquido vão se dilatar, a dilatação que se observa é a aparente, mesmo sem transbordamento. A dilatação do líquido preenchendo o espaço que resta é a dilatação aparente.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

dilataçao linear Empty Re: dilataçao linear

Mensagem por Bruna Barreto Ter 12 Abr 2011, 22:22

eu nao coloquei palavras na boca de ninguem é pq no meu livro esta escrito isso que é a quantidade de liquido que extravasa é chamada de dilataçao aparente q é o (deltaVaparente)

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dilataçao linear Empty Re: dilataçao linear

Mensagem por Euclides Ter 12 Abr 2011, 22:56

Você disse que o Victor M afirmou que houve transbordamento e ele não disse isso. A sua compreensão foi distorcida (sei que não houve nenhuma maldade) e induz você ao êrro de interpretação.

Os livros costumam usar o exemplo do transbordamento para explicar o assunto. Dilatação aparente é a diferença de dilatação entre o líquido e o recipiente. Os líquidos dilatam-se mais do que os sólidos. Para que o recipiente fique cheio é preciso que o volume final do recipiente seja igual ao volume final do líquido, ou ainda, que a dilatação do líquido seja igual à dilatação do recipiente e mais o espaço que estava vazio:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

dilataçao linear Empty Re: dilataçao linear

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos