PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEFS 2016.1 - METÁFORA

2 participantes

Ir para baixo

UEFS 2016.1 - METÁFORA Empty UEFS 2016.1 - METÁFORA

Mensagem por Anna Clara O. Seg 06 Fev 2017, 20:06

O fragmento do texto que apresenta uma metáfora está transcrito em 
A) “E contudo era eu, nesse tempo, um fiel compêndio de trivialidade e presunção.” (l. 1-2). 
B) “faltava-me o essencial, que é o estímulo, a vertigem...” (l. 5). 
C) “Para lhes dizer a verdade toda, eu refletia as opiniões de um cabeleireiro, que achei em Modena” (l. 6-7). 
D) “ele intercalava as penteadelas com muitos motes e pulhas” (l. 10-11). 
E) “Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade” (l. 21-22).

RESPOSTA CORRETA: A

Poderiam explicar todas as alternativas? Obrigada

Anna Clara O.
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 26
Localização : Itabuna, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS 2016.1 - METÁFORA Empty Re: UEFS 2016.1 - METÁFORA

Mensagem por brunnial Dom 05 Mar 2017, 16:57

A) Compêndio é nome dado à condensação de conhecimentos em um livro. O eu lírico era um livro repleto de trivialidade e presunção. Uma metáfora, até porque nenhum ser humano é um livro, fisicamente falando. 

B) Faltava ao eu lírico o necessário para fazê-lo mover-se, algo capaz de o motivar a fazer determinada coisa. Não há metáfora alguma, é uma afirmação direta. 

C) Ele estava utilizando das opiniões de um cabeleireiro conhecido em Modena para contar certo fato. Nenhuma metáfora também.

D) Narração de uma ação qualquer. Nenhuma metáfora. 

E) Declaração de um autor quanto à forma como ele escreve e como transpassa sua mediocridade para seus escritos. Nenhuma metáfora.
brunnial
brunnial
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 28/07/2016
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos